Trabalho Remoto e Híbrido – O novo normal nas organizações

Em 2022, as formas de trabalho remoto e híbrido continuam a evoluir à medida que as organizações se adaptam às mudanças em curso, provocadas por uma ampla gama de fatores influenciados pela pandemia do COVID-19.

Os funcionários querem o melhor dos dois mundos: mais de 70% dos trabalhadores desejam que as opções flexíveis de trabalho remoto continuem, enquanto mais de 65% desejam mais tempo pessoal com suas equipes.

Além disso, a grande demissão fez com que os funcionários reivindicassem políticas e práticas mais humanistas e os empregadores reconhecessem que, para reter seu pessoal, eles precisavam se tornar verdadeiramente centrados nas pessoas.

Os funcionários querem ver mudanças reais em torno da diversidade e inclusão, trabalho flexível, comportamentos éticos e locais de trabalho sustentáveis.

Para se preparar, os tomadores de decisão de negócios estão considerando redesenhar seus espaços para acomodar melhor os novos ambientes de trabalho.

Mas o que são exatamente esses novos modelos de trabalho e qual é a diferença entre eles?

Neste artigo sobre o futuro do trabalho, abordaremos as diferenças entre trabalho remoto e híbrido entre outras informações relevantes.

 

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Como é o trabalho remoto

Esta modalidade de trabalho baseia-se no conceito de que certas atividades não precisam ser executadas de um local específico para atingirem bom resultados.

Pense desta forma: em vez de se deslocar para um escritório todos os dias e trabalhar em uma mesa designada, os funcionários remotos podem executar seus projetos e superar suas metas de onde quiserem.

As pessoas têm a flexibilidade de projetar seus dias para que sua vida profissional e pessoal possam ser vividas em todo o seu potencial e coexistir pacificamente.

Mesmo antes da COVID-19 expulsar as pessoas de seus escritórios e forçar o trabalho em casa, a tendência ao trabalho remoto estava em andamento e acelerando.

A resposta inicial à mudança foi caótica, mas nos últimos dois anos a maioria das organizações descobriu como habilitar um trabalho remoto eficaz.

Esse modelo de trabalho tem muitos nomes, como trabalhar em casa, trabalhar remotamente ou participar de um trabalho de escritório virtual.

Independentemente da palavra que você usa, o conceito é o mesmo.

O trabalho remoto é o ato de trabalhar em um local fora do espaço físico da empresa.

Este não é um conceito novo, mas ganhou popularidade nos últimos anos. Os avanços tecnológicos, aliados às políticas de saúde pública implantadas em 2020, impulsionaram o trabalho remoto em todo o mundo.

Essa mudança nos arranjos de trabalho trouxe oportunidades e desafios.

Trabalhadores e empregadores estão vivendo experiências novas e desenvolvendo modelos de trabalho personalizados que funcionam para suas circunstâncias específicas. Por isso, não existe uma solução única para o trabalho remoto.

Muitos se adaptarão facilmente a ter equipes totalmente remotas. Por outro lado, as empresas onde os serviços exigem interação direta entre funcionários e clientes provavelmente enfrentarão barreiras adicionais ao montar um plano de trabalho remoto.

Neste caso, muitas dessas empresas estão renunciando ao trabalho remoto e procurando um modelo de trabalho híbrido para enfrentar os desafios.

Elementos-chave do trabalho remoto

Para ter sucesso em um ambiente de trabalho remoto, alguns elementos-chave precisam ser pensados e implementados com antecedência.

Por exemplo, é importante ter uma conexão de internet eficaz. O trabalho remoto significa que os membros da equipe estarão se comunicando virtualmente e isso é quase impossível com uma internet não confiável.

Outros elementos-chave do trabalho remoto devem incluir:

  • Um espaço de trabalho adequado e livre de distrações
  • Expectativas e diretrizes claras para o horário de trabalho
  • Câmera de vídeo e microfone

 

Como as pessoas trabalham remotamente?

Há uma variedade de maneiras pelas quais as pessoas podem trabalhar remotamente. Essa é uma das grandes vantagens do trabalho remoto – as pessoas podem optar por trabalhar da maneira que faz mais sentido para suas vidas.

Por exemplo, algumas pessoas têm a oportunidade de trabalhar remotamente durante a maior parte da semana de trabalho, mas precisam se deslocar para reuniões presenciais no escritório um dia por semana.

Os colaboradores remotos geralmente realizam suas atividades em casa, em cafés ou bibliotecas, por exemplo.

Outros contam com espaços de coworking. Esses espaços atuam como centros de produtividade, comunidade e tecnologia, oferecendo ótima conectividade de rede e oportunidades para conhecer outras pessoas que trabalham em vários setores.

Os coworkings podem ser utilizados por pessoas com empregos em tempo integral, carreiras freelance e até mesmo empresários que desejam alugar um espaço de escritório para si ou para sua pequena equipe.

É possível dizer que os espaços de coworking são um ponto intermediário entre um escritório tradicional e um espaço de trabalho não tradicional, oferecendo o conforto de trabalhar em casa e combinando-o com as comodidades profissionais e oportunidades de networking que você encontraria em um ambiente corporativo.

Alguns trabalhadores remotos aproveitam ao máximo as oportunidades que esta modalidade de trabalho lhes oferece e elevam o nível deste conceito.

Além de poder definir seus horários para que possam trabalhar sempre que forem mais produtivos ou criativos, eles deixam suas rotinas tradicionais para trás e pegam a estrada.

Em um esforço para abrir suas mentes, alcançar uma maior compreensão global e expandir sua rede profissional para uma comunidade maior, eles levam seu trabalho remoto para diferentes lugares.

Houve uma mudança de paradigma cultural no que a sociedade considera um local de trabalho apropriado – e o trabalho remoto capitalizou essa liberdade recém-descoberta.

Os benefícios de trabalhar remotamente

Mas por que alguém escolheria trabalhar fora de um ambiente de escritório e, melhor ainda, por que seu chefe permitiria?

Os funcionários que trabalham de modo remoto desfrutam de muitos benefícios, como maior flexibilidade e ausência de deslocamento.

Eles se sentem mais felizes com esse acordo e seus empregadores também podem se beneficiar.

Fatores como custos indiretos mais baixos, melhor moral dos funcionários e maior produtividade são apenas algumas das razões pelas quais os empregadores escolhem essa configuração de trabalho.

As vantagens ocorrem para os dois lados, como por exemplo:

Estilo de vida flexível

A principal vantagem apontada pelos colaboradores é que isto lhes permite maior flexibilidade de tempo.

Quando não precisam estar em um escritório durante um período definido, os funcionários remotos têm a oportunidade de atenderem melhor suas demandas pessoais.

Se um trabalhador remoto também for pai, por exemplo, ele poderá começar a trabalhar mais cedo para estar disponível quando seus filhos chegarem da escola ou tirar uma folga durante o dia para levá-los a uma consulta médica, compensando seu horário em outro momento.

Outro cenário pode ser um funcionário remoto que deseja se especializar em seu campo. Como ele não está sujeito a um cronograma rígido em um local de trabalho permanente, o trabalho remoto permite que ele faça o curso desejado durante o dia e compense seu trabalho à noite ou vice-versa.

Comunicação simplificada

Ao trabalhar em um ambiente de escritório, a comunicação pode ocorrer por e-mail, reuniões presenciais, telefonemas, bate-papos por vídeo ou conversas informais.

Isso pode dificultar o acompanhamento de todas as conversas e decisões sobre projetos ou tarefas importantes.

No trabalho remoto, é possível escolher entre uma variedade de plataformas de comunicação para manter tudo em um só lugar.

Maior produtividade

Os funcionários que trabalham remotamente encontram menos distrações, o que pode levar a um aumento de produtividade.

Eles também têm a oportunidade de fazer breves pausas quando precisam, o que pode ajudá-los a voltar ao trabalho sentindo-se mais energizados e motivados.

Taxas de rotatividade mais baixas

Os empregadores podem experimentar taxas de rotatividade mais baixas ao oferecer trabalho remoto.

Uma razão pela qual isso pode acontecer é que os colaboradores têm menos motivos para procurar uma nova empresa.

Por exemplo, no caso de transferência do cônjuge para uma outra cidade ou estado e até mesmo país, o colaborador não precisa desistir de sua carreira.

Com o trabalho remoto, esse mesmo funcionário poderá manter o emprego trabalhando de qualquer lugar.

As empresas também podem experimentar taxas de rotatividade mais baixas devido a horários flexíveis e alta satisfação no trabalho.

Custos indiretos reduzidos

Embora os empregadores possam reembolsar os funcionários por sua configuração de trabalho remoto, há custos significativamente menores associados a essa modalidade.

Menos gastos com energia elétrica, água, alimentação e material de escritório entre outros, pode gerar uma economia significativa para as empresas.

Por outro lado, os funcionários também economizam com transporte, alimentação, combustível, estacionamento, tempo de deslocamento, vestuário, etc.

Melhor saúde e bem-estar

Funcionários remotos são notavelmente menos estressados e têm moral mais alta. Pesquisas mostraram que 55% dos trabalhadores chegam em seu local de trabalho já estressados em função do deslocamento.

Ao eliminar esse fator e permitir que trabalhem em um ambiente em que se sintam confortáveis, os empregadores estão nutrindo boa parte do bem-estar de seus colaboradores.

Basta dar uma olhada nesta estatística: 69% dos trabalhadores remotos relataram menos absenteísmo do que os funcionários não remotos.

Colaboradores felizes e saudáveis são mais produtivos e leais aos seus empregadores. Nessa perspectiva, o trabalho remoto é, no mínimo, um bom negócio.

Paixão renovada pelo seu trabalho

Funcionários remotos tendem a fazer um melhor trabalho fora do escritório. Eles são mais inspirados pelo ambiente e podem filtrar as distrações como acharem melhor.

Na verdade, a oportunidade de trabalhar remotamente traz uma nova perspectiva para os colaboradores.

Eles também veem isso como uma motivação ou uma recompensa pelo seu trabalho, percebem a confiança do empregador e dessa forma são estimulados a continuar superando seus objetivos para seguirem desfrutando desta nova modalidade de emprego.

Além do trabalho remoto, outra forma está se incorporando ao “novo normal” nas organizações: o trabalho híbrido, que basicamente é uma mistura dos dois mundos.

Como é o trabalho híbrido

O trabalho híbrido tem muitas variações. Certas empresas permitem que seus colaboradores possam alternar exercerem suas atividades de forma presencial ou remotamente durante a semana.

Nos ambientes corporativos, a palavra da moda é “o trabalho híbrido” – empregadores e funcionários estão tentando encontrar o equilíbrio certo entre trabalho presencial e remoto e como atender às necessidades de um amplo grupo de partes interessadas.

O trabalho híbrido requer adaptação e flexibilidade da organização e dos colaboradores, além de um reexame cuidadoso em relação a como é o sucesso para diferentes funções

O foco não deve estar na produção, mas sim nos resultados e na construção de um ambiente de alta confiança.

Definir o que significa “híbrido” e encontrar a combinação adequada de trabalho presencial e remoto é um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações e claramente não há uma solução única para todos.

Cada funcionário, equipe e organização é diferente e eles precisam encontrar o modelo que funciona melhor.

A liderança precisa identificar diretrizes e limites e os funcionários precisam se alinhar aos acordos da equipe sobre como trabalharão colaborativamente no ecossistema híbrido.

Benefícios do trabalho híbrido

Se bem implementado, o trabalho híbrido oferece toda uma gama de benefícios para funcionários e empregadores:

  • Aumenta a imagem da sua marca

Oferecer um trabalho híbrido demonstra que você tem uma cultura flexível com visão de futuro e confiança.

  • Torna os funcionários mais felizes

Com o trabalho híbrido, os funcionários têm mais controle sobre suas vidas e seu bem-estar físico e mental.

  • Menores custos

Você terá menos gastos com contas de serviços públicos e materiais de escritório por exemplo, e os funcionários economizam em custos de deslocamento e refeições.

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Os 4 tipos de modelo de trabalho híbrido

Todos os modelos de negócios híbridos combinam as experiências no local de trabalho e de trabalho remoto.

Mas é importante mencionar que todos eles surgiram ouvindo o que os funcionários tinham a dizer sobre como trabalhariam, a tecnologia de que precisavam e como fornecer os melhores resultados para a equipe e a organização.

1 – Com base física e trabalho remoto limitado

Espera-se que os funcionários se conectem com o escritório físico todos os dias e participem de reuniões, sessões de treinamento, briefings de equipe e colaborações de forma presencial.

Tecnologia e conectividade suficientes permitem que as pessoas trabalhem remotamente, ou se eventos pessoais os impedirem de até a empresa.

Os funcionários que não estão presentes todos os dias podem perder um pouco a cultura corporativa e a contribuição em tempo real para decisões e ações.

2 – Com base física e trabalho remoto mais flexível

O trabalho ainda gira em torno de um escritório físico, e as tarefas são informadas e iniciadas a partir daí, mas os funcionários podem trabalhar de um outro local, por um determinado número de dias da semana.

As pessoas podem de forma mais independente, mas o escritório ainda está disponível quando o trabalho colaborativo é necessário ou quando as equipes precisam se alinhar.

3 – Trabalho remoto em primeiro lugar

O negócio mantém um escritório físico, mas este não é o principal fator: a tecnologia é.

Liderança, colaboração, produtividade e cultura são entregues principalmente por meio de ferramentas digitais, que podem ser usadas em qualquer lugar do mundo.

A norma é trabalhar fora do escritório. A exceção é se reunir pessoalmente em um espaço físico de trabalho.

4 – Trabalho remoto sem local físico

Tudo neste modelo é feito digitalmente: emprega uma força de trabalho verdadeiramente distribuída, sem local de trabalho permanente, embora um espaço de escritório possa ser alugado conforme necessário.

A tecnologia deve estar no topo das prioridades para que este modelo funcione sem problemas e os colaboradores não se encontram pessoalmente com muita frequência.

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