Síndrome do Impostor nas Organizações

Uma das principais barreiras que impedem os líderes de atingir todo o seu potencial é a falta do conjunto de habilidades certo. Nem é experiência ou treinamento.

O maior obstáculo? É a ausência de autoconfiança e sua “parceira”, a Síndrome do Impostor.

Imagine um novo gerente de alto desempenho em uma empresa de tecnologia. Ele se formou com destaque na sua classe.

Foi promovido recentemente e agora supervisiona uma equipe de cinco outros desenvolvedores. Apesar de suas conquistas e aptidão óbvia, se preocupa por não ter conhecimento suficiente para liderar com eficiência.

Em outro cenário, uma executiva talentosa tem dificuldade em iniciar projetos, especialmente quando são para a equipe de liderança sênior.

Na raiz de seu problema de procrastinação está a preocupação de que  qualquer pequeno erro a exponha como a fraude que ela acredita ser.

O que está acontecendo aqui? Por que os colaboradores de alto potencial têm medo de se destacar?

Esses medos são os sinais da  Síndrome do Impostor, um fenômeno em que pessoas bem-sucedidas duvidam de sua competência.

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O que é a Síndrome do Impostor?

Embora o termo tenha se popularizado recentemente nos círculos de liderança, a Síndrome do Impostor foi descrita pela primeira vez no final dos anos 70 pelas pesquisadoras Pauline Clance e Suzanne Imes.

O termo referia-se a um padrão de inadequação observado entre alunas de pós-graduação.

Apesar dos sinais objetivos de sucesso, essas mulheres relataram sentimentos de “falsidade intelectual”, como se tivessem apenas “sorte” ou enganado alguém para acreditar que eram inteligentes e qualificadas.

Mais tarde, estudos descobriram que mais de 70% das pessoas relatam experimentar a Síndrome do Impostor em algum momento de suas carreiras.

No ambiente de trabalho acelerado de hoje, é difícil  não  se sentir inadequado quando há sempre algo novo para aprender ou um novo conjunto de habilidades para dominar.

A tecnologia digital e as mídias sociais também tornam mais fácil do que nunca comparar nosso sucesso com o dos outros, perpetuando um ciclo de dúvidas.

É compreensível, então, por que a Síndrome do Impostor foi apelidada de “ansiedade do dia no local de trabalho”.

Embora a Síndrome do Impostor venha com sua porção de dificuldades, se isso estiver ocorrendo com profissionais da sua empresa, é também um sinal de que você tem uma equipe de indivíduos altamente inteligentes e motivados.

Sinais de alerta precoce da Síndrome do Impostor

Veja como identificar sinais da Síndrome do Impostor e o que você pode fazer para combatê-la.

Se você deseja uma equipe de alto desempenho, esse é um problema que sua organização poderá enfrentar.

A Síndrome do Impostor pode se manifestar no local de trabalho, como:

  • Incapacidade de internalizar conquistas e tendência a minimizar as próprias realizações;
  • Medo de ser “descoberto” ou exposto como inexperiente ou sem talento;
  • Evitando o feedback;
  • A relutância em pedir ajuda;
  • Recusando novas oportunidades;
  • Decisões de adivinhação;
  • Excesso de trabalho ao ponto de esgotamento para provar que é “suficiente”;
  • Falha ao iniciar ou terminar projetos.

Nos trinta anos desde a pesquisa inicial de Clance e Imes, estudos adicionais mostraram que a Síndrome do Impostor é incrivelmente comum.

De fato, em um estudo de 2014, a Síndrome do Impostor foi considerada o principal medo dos executivos em todo o mundo.

E 60% deles disseram que isso afetou negativamente sua capacidade de liderar com confiança.

Mesmo os pensadores mais brilhantes já se sentirem como fraudes.

A Síndrome do Impostor aparece consistentemente em todos os gêneros e idades, mas é exacerbada por locais de trabalho que:

  • Prosperam na competição e comparação;
  • Têm má comunicação e expectativas pouco claras;
  • Falta diversidade e orientação que podem reforçar uma sensação de isolamento ou “alteridade”.

A Síndrome do Impostor pode ter consequências de longo alcance para as organizações.

Quando indivíduos de alto potencial evitam certas ações por medo, isso pode limitar seu pipeline de liderança ou, pior ainda, produzir equipes com baixo desempenho.

Sentimentos de dúvida são uma consequência natural do sucesso. As inseguranças surgem em resposta a novas experiências ou desafios.

Por exemplo, quando alguém é promovido, atinge um marco importante ou acerta um grande projeto. E isso fica mais intenso à medida que as pessoas atingem novos níveis de sucesso.

O problema é que as pessoas que lutam com a Síndrome do Impostor têm autopercepções distorcidas e negativas. Isso pode afetar sua produtividade e desempenho.

O que os líderes podem fazer para combater a Síndrome do Impostor?

Como líder, você pode desempenhar um papel importante na normalização desses pensamentos distorcidos, eliminando o sentimento de vergonha, criando uma cultura mais positiva, inclusiva e colaborativa.

Promova a segurança psicológica

Acabar com o silêncio em torno da Síndrome do Impostor começa com você. Tenha discussões abertas sobre como a dúvida acompanha o sucesso.

Isso ajuda a normalizar o fato de que os medos vêm com correr riscos e inovar, criando segurança psicológica.

Líderes fortes usam a Síndrome do Impostor como vantagem competitiva. Admitir que você não tem todas as respostas não faz de você uma fraude.

Pelo contrário, ajuda você a definir e resolver problemas de forma mais eficiente, criativa e colaborativa.

Mostre seu lado humano

A Síndrome do Impostor está associada a comportamentos como perfeccionismo e excesso de trabalho.

É ótimo se você tem altos padrões e é detalhista, mas ninguém ganha quando os membros da equipe se esgotam.

Os líderes mais eficazes entendem que uma boa saúde mental e física é fundamental para o desempenho e capacitam suas equipes para cuidar também de seu bem-estar.

Os funcionários precisam sentir que são valorizados como pessoas inteiras, com talentos e objetivos únicos. É por isso que a empatia é um atributo primordial dos líderes de sucesso.

As equipes prosperam quando os indivíduos se sentem compreendidos, validados e conectados uns aos outros.

Essa perspectiva da pessoa como um todo demonstrou, ao longo do tempo, impulsionar a inovação, o engajamento dos funcionários e os resultados do negócio, mas também os recursos psicológicos que sustentam os líderes de alto desempenho.

Afaste-se do paradigma de trabalho sem diversão, modelando o gerenciamento eficaz do estresse e a autocompaixão.

Em vez de planejar reuniões consecutivas, por exemplo, faça-as em intervalos maiores. Assim, todos terão tempo para descomprimir. Tire férias!

Reconheça que você não pode fazer tudo, e  tudo bem. Delegue mais em vez de ser o individualista que faz tudo sozinho.

Reconheça as realizações das pessoas

Em vez de elogiar a inteligência ou o talento de um membro da equipe, reforce os processos que eles usaram.

Pesquisas indicam que elogiar o esforço, como por exemplo “Você se dedicou muito a isso”, em vez de se concentrar apenas na realização, é a melhor maneira de estimular um forte senso de autoestima que impede a Síndrome do Impostor de se infiltrar.

Celebrar o progresso incremental não apenas mantém o moral elevado, mas também ajuda as pessoas a internalizar o sucesso.

Você pode sugerir a sua equipe criar um arquivo onde eles irão manter um registro de suas vitórias no trabalho, não importa quão grandes ou pequenas elas sejam.

Isso os ajuda a olhar para trás em suas realizações com um sentimento saudável de orgulho, em vez de diminuí-los como resultado de sorte ou conexões.

Também será útil na hora da avaliação de desempenho, ajudando o colaborador a se sentir responsável por suas realizações.

Utilize o feedback para o desenvolvimento

Use ferramentas como avaliações 360 e retrospectivas para descobrir oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de forma orientada para o crescimento.

Capacitar as equipes por meio do uso de feedback garante que as expectativas sejam compreendidas, o que ajuda a reduzir dúvidas desnecessárias entre os colaboradores individuais.

É preciso honestidade emocional, introspecção e feedback de outras pessoas para alcançar a autoconsciência e a autoaceitação, necessárias para combater a Síndrome do Impostor.

Apoie sua equipe a fazer um inventário de seus pontos fortes, talvez com a ajuda de um treinador, que pode orientá-los a alavancar totalmente suas habilidades.

Um bom coach ajudará a extrair atributos únicos que fazem uma pessoa brilhar em seu trabalho e apoiá-la na tomada de ações consistentes, desenvolvendo hábitos para alcançar todo o seu potencial.

É importante perceber que enfrentar um desafio ou assumir uma nova responsabilidade pode ser uma experiência vulnerável, então incentive os outros a abordá-lo com uma dose saudável de autocompaixão.

Abordar o desenvolvimento como uma série de experimentos de baixo risco também pode ajudar.

A confiança é uma habilidade aprendida. Adicionar diversão ao processo ajuda a desenvolver a resiliência para que todos possam se recuperar um pouco mais facilmente, quando os contratempos ocorrerem inevitavelmente.

Crie uma cultura de inclusão

Você precisa criar um espaço para conversas francas, onde as pessoas se sintam à vontade para falar sem medo de serem consideradas incompetentes.

Para promover um clima de inclusão, comece definindo regras básicas de comunicação, como:

  • Sem interrupções, quando estiver atendendo um colaborador;
  • Dando a todos o mesmo tempo para falar;
  • Reconhecer não apenas erros, mas vitórias e oportunidades para desenvolver.

Todos podem se beneficiar do apoio de um coach em sua trajetória profissional, mas esse tipo de apoio é especialmente importante para grupos sub-representados.

Mentoria, patrocínios e treinamento em diversidade podem ajudar a reduzir os efeitos negativos do preconceito inconsciente e de se sentir um estranho.

Com algum esforço, é possível evitar que a Síndrome do Impostor prejudique a autoconfiança de pessoas com alto potencial, especialmente se você assumir a liderança a partir de um lugar de vulnerabilidade e resiliência modelo.

Como VOCÊ pode superar a Síndrome do Impostor no local de trabalho

Muitos profissionais sofrem da Síndrome do Impostor pelo menos uma vez durante suas carreiras.

Comparar-se com os colegas e sentir que “não é bom o bastante” pode dar origem a dúvidas incapacitantes, que podem resultar em consequências negativas para sua vida profissional.

Para superar a Síndrome do Impostor, é importante construir a confiança em si mesmo e em suas habilidades.

Quanto mais cedo você for capaz de se aceitar como você é, mais fácil será caminhar em direção aos seus objetivos e comemorar os marcos que você alcançou ao longo da jornada.

Estas sugestões poderão lhe ajudar a combater a Síndrome do Impostor e assumir o controle da sua carreira:

Seja seu próprio impulsionador

Você pode encontrar sua confiança novamente lembrando-se de todas as maneiras pelas quais causou um impacto positivo.

Liste suas maiores realizações. Onde você fez a diferença? Quando você contribuiu com algo significativo? Qual foi sua última grande vitória?

Fazer isso o ajudará a se ver como os outros o veem – como um colaborador poderoso que merece estar onde está.

Encontre um mentor

Todo mundo se encontra em uma nova situação em algum momento da carreira. Identificar um bom mentor que já esteve lá antes pode fazer toda a diferença.

Ele pode oferecer insights estratégicos, apoio, encorajamento e críticas construtivas de sua própria experiência, ao mesmo tempo em que atua como uma caixa de ressonância.

Repita o que funcionou

Na maioria das vezes, a Síndrome do Impostor está em nossas cabeças – o perfeccionista em nós tem medo de falhar.

Quando esse sentimento aparecer, em vez de seguir o caminho negativo, como muitos de nós tendemos a fazer, pense em um momento em que você ultrapassou sua zona de conforto e teve sucesso.

O que você fez e como se sentiu? Se funcionou, por que não repetir o processo?

Contrate um terapeuta

Quando você não é capaz de desafiar os pensamentos negativos básicos que a Síndrome do Impostor pode gerar, não deve haver vergonha na contratação de um terapeuta.

A superação dos sintomas pode ser atingida encontrando a terapia cognitivo-comportamental correta.

Você pode precisar de ajuda fora do trabalho. Isso não deve ser visto como uma fraqueza.

Faça amizade com a insegurança

Todo mundo tem partes que entram em conflito com outras partes. A parte que se sente incompetente vai lutar contra uma parte confiante.

Em vez de julgar essa tendência humana como uma falha, defina-a como uma oportunidade de crescimento.

Identifique as intenções positivas da parte que tenta convencê-lo de que você não é bom o suficiente.

Descubra como fazer amizade com a parte difícil para que ela possa aceitar uma nova descrição do trabalho.

Defina expectativas razoáveis

Para superar a Síndrome do Impostor, você precisa parar de estabelecer padrões e expectativas inatingíveis para si mesmo e pensar que fatores como sorte ou ajuda são responsáveis ​​pelo seu sucesso.

Você também precisa parar de culpar suas próprias limitações por erros ou falhas.

As falhas fazem parte da vida e todos nós lidamos com elas. Ao mesmo tempo, aprenda a aceitar um elogio e tirar força dele.

Deixe que os outros o ajudem

Muitas vezes, as pessoas que sofrem da Síndrome do Impostor o fazem porque realmente se importam com o que estão fazendo e com as pessoas afetadas por suas decisões.

Pedir aos colegas de trabalho ou à liderança informações sobre como você está se saindo é uma maneira de evitar essa crença autodestrutiva.

Outra forma é manter uma lista de coisas boas que você realizou e feedback de outras pessoas para ler quando estiver em dúvida.

Acompanhe seu próprio sucesso

Mantenha um diário e reflita sobre uma ou duas maneiras pelas quais você teve sucesso ontem – qualquer coisa que você fez bem ou realizou.

Em seguida, anote uma ou duas coisas que você fará questão de ter sucesso hoje. Isso ajuda você a manter o foco, o que resultará em realizar mais.

O diário também cria um registro de todas as coisas que você conseguiu. Isso começará a moldar como você se vê.

Retome o controle

Mudar sua mentalidade é a única maneira duradoura de acabar com a Síndrome do Impostor.

Está intimamente ligado à crença de que você não tem influência sobre o seu sucesso.

Liste seus cinco principais sucessos no trabalho, escolha quais partes foram devidas à sua influência e quais foram “sorte”.

Ao descobrir logicamente que você tem mais controle, você pode começar a gerenciá-lo.

Interrompa o padrão com atividades

Esta é uma ideia para os momentos em que você está se sentindo um impostor. Em vez de tentar resolver imediatamente um padrão de pensamento psicológico maior, interrompa o padrão.

Você não pode pensar em si mesmo quando está fazendo algo para outra pessoa.

Voluntarie sua ação de maneira tangível e física. Interrompa sua insegurança com novas energias e desfrute da sensação de realização resultante.

Busque confiança fora do local de trabalho

Cada pessoa pode construir sua confiança de várias maneiras. Nem tudo precisa estar no trabalho.

Todos podem se envolver em atividades externas por meio de grupos profissionais, esportes, organizações sem fins lucrativos, etc.

Ao organizar e liderar programas, projetos e eventos, você pode formar equipes, aprimorar suas habilidades de liderança e ganhar confiança.

Essas habilidades se traduzem bem no ambiente de trabalho.

Mude sua história

Se você se sente deslocado em seu papel e acha que pode ser chamado de “fraude”, saiba que está em ótima companhia.

Muitos empreendedores de sucesso já lidaram com a Síndrome do Impostor.

Como autor de sua dúvida, mude sua história de impostor escrevendo e revisando uma avaliação diária de seus sucessos e aprendizados para que você tome medidas deliberadas, aumentando sua confiança.

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