Recrutar e reter a Geração Z pode ser complicado.
Ao ingressar no mercado de trabalho, eles tendem a não permanecer nos mesmos empregos tanto quanto as gerações anteriores, com 40% querendo sair em dois anos e 35% sairiam mesmo sem ter outro emprego alinhado.
No entanto, certas coisas são muito importantes para esse grupo demográfico, por exemplo, gerentes em quem eles possam confiar, um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional e a dedicação da empresa à diversidade e inclusão.
Ao definir corretamente os valores, as políticas e a missão da sua empresa, você pode atrair candidatos da Geração Z e motivá-los a dar o melhor de si no trabalho.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a Geração Z e descobrir estratégias eficazes para reter os nativos digitais.
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O que é retenção de funcionários?
Muitos empregadores apenas defendem a ideia de que seus funcionários são seu maior patrimônio.
Mas os empregadores com visão de longo alcance cultivam seus funcionários e fazem da retenção uma das métricas e valores da empresa.
Reter funcionários é fundamental para a capacidade de qualquer organização de executar com eficiência, inovar e manter uma vantagem competitiva.
Uma empresa com alta retenção gasta menos tempo e dinheiro buscando e treinando novos funcionários e se apega a um valioso conhecimento institucional — ambos os quais podem contribuir para o sucesso do negócio.
Reter funcionários e manter a rotatividade baixa exige um forte foco no engajamento e na realização dos colaboradores.
Uma pesquisa global realizada pela Gallup em 2022 constatou que mais da metade dos funcionários expressou algum nível de interesse em deixar seus empregos, 59% estavam “desistindo silenciosamente” e 18% estavam “desistindo abertamente”.
Quando questionados sobre o que poderiam mudar para melhorar seu ambiente de trabalho, 41% dos entrevistados citaram o engajamento ou a cultura, incluindo melhor reconhecimento e comunicação.
Além disso, 28% citaram remuneração e benefícios e 16% citaram o bem-estar, incluindo menos horas extras e a possibilidade de trabalhar em casa.
A Gallup estima que baixos níveis de engajamento custam à economia global cerca de US$ 8,8 trilhões.
Por que a retenção de funcionários é importante?
A retenção desempenha um papel fundamental no sucesso e na sustentabilidade de qualquer organização.
Empresas com alta rotatividade correm o risco de instabilidade financeira, pois o custo de recrutamento, integração e treinamento de novos funcionários pode ser considerável.
O mesmo ocorre com os custos de oportunidade de perder negócios devido à falta de pessoal.
O moral dos funcionários também pode sofrer quando veem seus colegas saindo, especialmente se forem forçados a assumir trabalho extra como resultado.
O baixo moral prejudica a produtividade. Enquanto isso, a perda de conhecimento institucional e de continuidade pode desacelerar um negócio nos momentos mais críticos.
É durante momentos de crise ou oportunidades emergentes que os membros experientes da equipe brilham mais, enxergando o que precisa ser feito e sabendo quando e como tomar as medidas certas.
Empresas com baixa retenção correm o risco de perder os insights valiosos e as habilidades comprovadas que esses funcionários veteranos trazem.
Altas taxas de rotatividade também podem prejudicar a reputação de uma empresa.
Os clientes podem perceber o fluxo constante de novos funcionários como um sinal de instabilidade, o que pode minar a fidelidade à marca e impactar negativamente os negócios.
Ao reter funcionários, as empresas têm mais chances de manter ou melhorar a produtividade, a eficiência e a inovação.
Geração Z – conhecendo melhor
A Geração Z, nascida entre meados e final dos anos 90 e início dos anos 2010,atualmente representa cerca de 30% da população mundial.
Conhecidos como “nativos digitais”, eles são a primeira geração a crescer com a internet, as mídias sociais e os smartphones como parte de sua vida cotidiana.
Por isso, eles são uma geração verdadeiramente global, socialmente consciente, que não tem medo de expressar suas opiniões.
Como funcionários, muitos deles se sentem desengajados e desconectados.
Na verdade, quase 55% da Geração Z não está engajada no trabalho e não sente laços fortes com seus colegas de trabalho, gerentes ou empregadores.
Eles também não permanecem muito tempo no mesmo emprego.
Isso acontece em parte porque os trabalhadores mais jovens têm menos probabilidades de permanecer em empregos que não estejam alinhados com os seus valores, que não lhes ofereçam flexibilidade ou que não lhes proporcionem oportunidades significativas de crescimento.
As três principais prioridades da Geração Z no trabalho, são:
- uma cultura positiva;
- benefícios para a saúde mental e bem-estar;
- um senso de propósito e significado.
O feedback positivo e o reconhecimento, assim como um gestor que os ajuda a progredir na carreira, ocupam o quarto e o quinto lugar.
Isso significa que, para atrair os trabalhadores da Geração Z e motivá-los, é importante criar uma estratégia que tenha como alvo seus ideais e aspirações como pessoas.
Quando se trata da Geração Z, cultura, bem-estar e propósito são o nome do jogo.
Os membros da Geração Z são diferentes de qualquer uma das gerações que os precederam. Eles são autossuficientes, mas abertamente colaborativos.
Eles buscam realização pessoal, enquanto fazem campanha ativamente contra a injustiça social.
E, como um grupo, eles têm expectativas muito diferentes do mundo do trabalho do que seus predecessores.
A Geração Z tem pouco interesse em subir na carreira. Eles não serão definidos por seus cargos.
E têm pouca lealdade aos seus empregadores.
Em vez disso, eles veem o trabalho como um meio de financiar uma vida mais gratificante fora do local de trabalho. É uma forma de ganhar dinheiro para financiar suas verdadeiras paixões.
Para os líderes seniores, isso significa repensar as abordagens de suas organizações no que se refere ao design de trabalho e recompensas.
A Geração Z não vai trabalhar duro por anos em empregos pouco recompensadores na esperança de financiar uma aposentadoria confortável.
Eles estão procurando por papéis que lhes ofereçam a flexibilidade e a autonomia de que precisam para aproveitar suas vidas no aqui e agora.
Eles querem pacotes de benefícios que os ajudem a navegar pelo estresse diário da vida moderna.
E eles querem trabalhar para empregadores que estão comprometidos em fazer a diferença no mundo.
Importância de reter a Geração Z
Engajar os funcionários da Geração Z não é apenas sobre satisfação e retenção, embora seja uma grande parte disso.
É sobre acolher novas ideias, perspectivas e valores que impulsionam a inovação e dão à sua organização uma vantagem competitiva.
Esta geração está ansiosa para contribuir com um trabalho significativo que ajude sua empresa a ter sucesso.
Trabalhe em estratégias de engajamento para aprender como reter os funcionários da Geração Z e garantir que eles sejam os mais produtivos e satisfeitos.
Ao entender de onde eles vêm, as organizações podem aproveitar a ética de trabalho da Geração Z para trazer novas habilidades e perspectivas para construir uma cultura mais vibrante e inovadora.
O que a Geração Z quer no local de trabalho
Para esta geração, o emprego é mais do que apenas um salário, apesar de que entender as expectativas salariais da Geração Z seja importante.
Eles querem um local de trabalho que esteja alinhado com seus princípios, que lhes dê oportunidades de crescimento e incentive a inclusão e a colaboração.
Ao criar um espaço que corresponda com seus ideais, as organizações podem desbloquear todo o potencial da ética de trabalho da Geração Z.
Ao mesmo tempo, irá beneficiar todas as outras gerações que compõem sua força de trabalho, garantindo que elas prosperem tanto pessoal quanto profissionalmente.
Os grandes motivadores da Geração Z, incluem:
Flexibilidade e equilíbrio
Burnout é um grande problema agora.
Na verdade, uma pesquisa descobriu que 48% dos trabalhadores de escritório com idade entre 18 e 29 anos se sentem esgotados.
Além disso, os entrevistados que disseram estar insatisfeitos com o nível de flexibilidade em seu trabalho tinham 43% mais probabilidade de relatar burnout.
Flexibilidade, equilíbrio e autonomia no local de trabalho são altamente valorizados pelos trabalhadores mais jovens.
Como muitos descobriram que são mais produtivos e podem administrar melhor suas vidas pessoais trabalhando em casa pelo menos parte do tempo, o trabalho remoto e híbrido tem sido uma pedra angular para o recrutamento e retenção da Geração Z.
Autenticidade e transparência
Hierarquias tradicionais no local de trabalho e a separação real ou percebida entre executivos, gerência e colaboradores individuais não impressionam a Geração Z.
Essas hierarquias tendem a contribuir para silos de informações e esconder o “porquê” por trás de decisões que impactam diretamente seu trabalho.
Essa é uma grande parte da razão pela qual a Geração Z valoriza a transparência e a comunicação real e aberta de cima para baixo no local de trabalho.
Oportunidades de crescimento e planos de carreira claros
Ambiciosa por natureza, a Geração Z está interessada em aprendizado contínuo e avanço na carreira.
Isso significa que eles precisam de feedback e orientação significativos para continuar crescendo.
Eles querem explorar o que o local de trabalho tem a oferecer em termos de novos desafios, novas responsabilidades e novas habilidades.
A motivação da Geração Z para trabalhar duro e a necessidade por novidades significa que eles deixarão de lado empresas que não sejam claras sobre progressão na carreira e crescimento.
Compensação e benefícios justos
A Geração Z quer ter certeza de que será compensada de forma justa por seu esforço. Por isso, eles não têm medo de negociar salários e benefícios mais altos.
As expectativas salariais da Geração Z são altas, mas eles as merecem.
Seus pedidos de compensação estão diretamente relacionados aos seus altos níveis de educação, sua motivação para ter sucesso e fatores externos, como o aumento do custo de vida.
Tecnologia e eficiência
O que a Geração Z quer no local de trabalho é tecnologia.
Como a primeira geração totalmente criada com a internet e amplo uso de tecnologia, a Geração Z tem grandes expectativas para suas ferramentas de trabalho.
Eles estão procurando a mesma facilidade de uso e poder que experimentam com a tecnologia do consumidor, incluindo IA.
Eles têm baixa tolerância para ferramentas ineficientes ou desatualizadas e 70% dizem que considerariam deixar seu emprego atual para uma tecnologia melhor.
A Geração Z aprecia muito a tecnologia no local de trabalho que lhes permite ser mais produtivos e colaborar com sua equipe, não importa onde estejam.
Propósito e impacto
Para a Geração Z, o desejo por propósito em suas carreiras é mais do que apenas uma tendência — é um elemento fundamental de sua identidade profissional.
Eles estão aqui para causar impacto e querem saber se suas contribuições para o local de trabalho estão levando a resultados significativos para a organização e seus clientes.
Entender como suas funções interferem no sucesso de sua organização não apenas promove um senso de pertencimento, mas também reforça seu comprometimento com a missão em questão.
Responsabilidade social e DEI
Todos os fatores acima listados são considerados fundamentais para a Geração Z, mas, acima de tudo, eles são orientados por valores.
Graças à internet e às mídias, muitas questões sociais e uma gama muito mais ampla de perspectivas foram trazidas à tona.
A Geração Z quer ver isso refletido em seu local de trabalho.
Escolher um local de trabalho que coloque uma forte ênfase na responsabilidade social e diversidade, equidade e inclusão está no topo da lista de tendências de recrutamento da Geração Z.
8 estratégias para reter a Geração Z
Exploramos o que a Geração Z mais valoriza em um local de trabalho.
Agora, vamos explorar como motivar os funcionários da Geração Z, colocando esses valores em prática na sua organização para melhorar a retenção e promover o engajamento.
Então, como os empregadores podem atender às necessidades da Geração Z?
1. Cultura orientada a propósito
Crie mensagens orientadas a propósito em sua cultura corporativa.
Seja claro sobre como cada função contribui para o sucesso da empresa e impacta positivamente os clientes.
2. Promova diversidade, equidade e inclusão
A Geração Z atribui grande valor à autenticidade.
Isso significa que eles conseguem perceber se sua empresa leve a sério a criação de um ambiente mais acolhedor e inclusivo, onde vozes sejam ouvidas e diferentes perspectivas sejam celebradas.
Forneça treinamento DEI, programas de patrocínio e encontre maneiras de nivelar o campo de jogo de forma significativa.
3. Crie comunidade e conexão
Crie um ambiente de trabalho de apoio, fornecendo oportunidades para os funcionários se conectarem com seus colegas de trabalho.
Seja uma reunião informal, um evento de formação de equipe ou uma conexão com colegas por meio de ferramentas.
Quando os trabalhadores da Geração Z se sentem apoiados, eles têm mais probabilidade de compartilhar ideias e se envolver.
4. Ofereça oportunidades contínuas de aprendizado e crescimento
Programas formais de mentoria são uma ótima maneira de fazer isso.
Programas tradicionais de mentoria ou mentoria de pares criam uma maneira estruturada de desenvolver habilidades, monitorar o progresso e fornecer feedback significativo para ajudar os funcionários a crescer.
5. Incentive a melhoria
A Geração Z quer saber se seu esforço valerá a pena.
Encontre maneiras de incentivar a melhoria e crie caminhos para o reconhecimento formal de suas contribuições.
6. Melhore o compartilhamento de informações
Explore maneiras de alcançar seus funcionários e seja claro sobre o “porquê” por trás das decisões da empresa.
Não faça rodeios sobre o assunto, seja honesto e aberto e seus funcionários retribuirão da mesma forma.
Aprender a gerenciar colaboradores da Geração Z se torna mais fácil por meio da transparência e da comunicação aberta.
7. Priorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o bem-estar
Promova hábitos saudáveis, como limitar o trabalho fora do horário comercial e oferecer opções de trabalho flexíveis, quando possível.
Promova o bem-estar por meio do fornecimento de recursos de saúde mental ou subsídios de bem-estar.
8. Use tecnologia que facilite o trabalho deles
Priorize a implementação de ferramentas amigáveis ao usuário ou explore diferentes maneiras de usar ferramentas existentes para criar mais eficiência.
Reúna feedback regular sobre o software para entender como usá-lo melhor ou se é hora de uma nova solução.
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