Retenção de funcionários: conheça as melhores estratégias

Você tem problemas com a retenção de funcionários?

Quase 70% das organizações relatam que a rotatividade de pessoal tem um impacto financeiro negativo devido ao custo de recrutamento, contratação e treinamento de um funcionário substituto.

Outra questão é o trabalho extra dos funcionários atuais, necessário até que a organização possa preencher a posição vaga.

Considerando tudo isso, estima-se que um funcionário perdido pode custar de 6 a 9 meses de seu salário em média. Há uma necessidade clara de estratégias de retenção de funcionários.

Rotatividade e retenção de funcionários são um grande problema, e há muitos fatores envolvidos, incluindo fatores geracionais, economia, mudanças radicais nos locais de trabalho e muito mais.

Conhecer as melhores estratégias de retenção de funcionários irá ajudá-lo a reduzir a rotatividade e reter o talento de que você precisa para administrar sua empresa.

Mas, primeiro, você deve considerar o princípio mais importante de todos.

Para reter e engajar seus funcionários, você deve realmente se preocupar com eles. Nenhuma estratégia irá superar a falta de empatia ou apreço por seus funcionários.

Melhores estratégias de retenção de funcionários

 

Reunimos uma lista detalhada de estratégias projetadas para melhorar a retenção de funcionários no local de trabalho. Elas consistem no seguinte:

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Forneça um feedback mais positivo

Todos nós sabemos que os funcionários precisam de feedback para progredir e fazer seu melhor trabalho, tanto um conselho positivo quanto um construtivo.

Feedback positivo deve ser dado com frequência para motivar os funcionários e dar-lhes a determinação de que precisam para fazer seu melhor trabalho.

Mas o feedback construtivo e corretivo também é importante, especialmente quando há um problema urgente que precisa ser resolvido.

Fique atento a quantos comentários negativos você está dizendo aos seus funcionários em relação aos comentários positivos.

Incentive a criatividade do funcionário

Embora muitas empresas digam que valorizam a criatividade, elas não têm necessariamente iniciativas ou políticas para apoiá-la.

O Google, por exemplo, tem um programa de 20% em que seus funcionários têm a oportunidade de trabalhar em projetos paralelos de seu interesse.

Promova o respeito no local de trabalho

Mais do que nunca, as pessoas buscam respeito em seus empregos. Elas não querem se sentir desvalorizados ou sem importância dentro de uma organização.

Pesquisas mostraram que as cinco principais coisas que as pessoas procuram em um novo emprego, são:

  • Estabilidade
  • Remuneração justa
  • Respeito
  • Benefícios para a saúde
  • Equilíbrio trabalho-vida

 

O respeito é uma das três principais coisas que os candidatos a emprego procuram. O seu local de trabalho valoriza o respeito tanto quanto os trabalhadores?

Uma cultura de respeito pode ser incentivada pela implementação de estratégias, incluindo feedback, reconhecimento, incentivo à criatividade, colaboração e assim por diante.

Também é essencial capacitar os membros da sua equipe com as ferramentas e recursos de que precisam para realizarem seu trabalho.

Diga “obrigado” aos funcionários, cumprimente-os com um sorriso e um “bom dia” quando eles chegarem e, em vez de interrogá-los sobre o trabalho que precisam concluir, pergunte se eles precisam de alguma ajuda.

Dê a seus funcionários oportunidades de crescimento

Muitas empresas promovem pessoas de fora da organização e não oferecem treinamento e educação contínua para seus funcionários.

Como não há como avançar ou melhorar, os funcionários ficam desiludidos em suas funções e têm menos probabilidade de permanecer.

A educação contínua faz os funcionários se sentirem valorizados e dá a eles algo pelo qual ansiar. Quando há um caminho claramente traçado para o avanço, sua força de trabalho se sente como uma parte crítica do sucesso da empresa.

Promovendo internamente e implementando um programa de treinamento, ou aproveitando recursos e ferramentas externas, como workshops, livros, cursos online e vídeos, etc., você pode criar um poderoso incentivo para os membros de sua equipe permanecerem por muito tempo.

Ganhe a confiança de seus funcionários

Os funcionários têm melhor desempenho quando confiam na gestão e nas pessoas que lhes atribuem tarefas.

É mais provável que alcancem as metas estabelecidas para eles quando acreditam na pessoa que os leva a fazer o trabalho.

Conforme estudos realizados, 46% dos funcionários afirmaram que a falta de comunicação transparente da liderança os levou a buscar um novo emprego.

Enquanto isso, 79% dos funcionários que eram altamente engajados confiavam em seus líderes.

Para criar mais confiança, será necessário: construir conexões pessoais, enfatizar a honestidade e a transparência, motivar os membros de sua equipe, dar crédito e responsabilizar, evitar favoritismo e demonstrar competência em seu trabalho.

Incentive seus funcionários a lhe dar feedback

Uma coisa é dar feedback aos seus funcionários, mas você também deve aceitar o feedback deles.

Quando os trabalhadores não sentem que seus pensamentos estão sendo ouvidos, eles presumem que a empresa não tem interesse em melhorar ou buscar ideias valiosas.

Muitos funcionários têm a tendência de pensar que nada mudará, mesmo que proponham algo novo.

Lembre-se de dar oportunidades para feedback público e privado, e nunca é demais agradecer aqueles que oferecem suas sugestões.

Crie uma cultura em que os membros da equipe se sintam à vontade para expor seus pensamentos.

Ofereça um salário competitivo

Seus funcionários querem sentir que o esforço que colocam no trabalho vale à pena. Quando se trata de retenção de funcionários, dinheiro não é tudo, mas oferecer um salário competitivo pode ajudar seu pessoal a sentir que seu tempo e trabalho são valorizados.

Independentemente do campo de uma pessoa, ela quer saber que sua remuneração é competitiva com o que outras pessoas que realizam trabalhos semelhantes estão ganhando.

Os salários não precisam ser os mais altos em sua área, mas devem estar entre os primeiros. Pagar baixos salários significa que as pessoas de alto nível irão embora e os de baixo desempenho assumirão seus empregos.

Os membros da sua equipe precisam ser capazes de cobrir seu custo de vida e sentir que estão fazendo um trabalho bom e gratificante.

Se você não tem certeza, pesquise qual seria um salário competitivo para seus funcionários e comece a pagar a eles o que eles valem.

Evite mudanças repentinas no local de trabalho

A mudança pode ser inevitável, mas também pode ser muito estressante. Você pode precisar introduzir novas iniciativas e sistemas em sua empresa para acompanhar o crescimento ou para fortalecer a garantia de qualidade.

Mas forçar mudanças muito cedo pode afetar a retenção de funcionários.

A atitude dos funcionários pode ser afetada negativamente por organizações que estão passando por mudanças significativas.

Todos gostamos de pensar nos nossos colaboradores como pessoas fortes, capazes de se adaptarem conforme necessário.

Mas, sem comunicação contínua, especialmente no que diz respeito à situação de seu trabalho, seus funcionários podem começar a temer por seu futuro na empresa.

Muitos empresários descobriram que introduzir uma mudança de cada vez é mais administrável para os trabalhadores do que muitas mudanças de uma vez.

Tente implementar mudanças amplas e abrangentes de forma gradual.

Crie um ambiente limpo e seguro

Sujeira e desordem distraem. E se as pessoas sentirem que o perigo está próximo, elas terão dificuldade em se concentrar no trabalho que precisam fazer.

Como seus funcionários passarão pelo menos um terço de qualquer dia no local de trabalho, se não mais, é importante criar e manter um ambiente de trabalho confortável.

Para atingir esse objetivo, pode ser necessário realizar uma avaliação de risco para identificar potenciais perigos no local de trabalho.

Você também pode atualizar suas políticas de saúde e segurança e implementar processos e procedimentos adicionais para garantir um ambiente de trabalho seguro.

E embora estejamos falando sobre estratégias de retenção de funcionários aqui, também pode ser necessário dispensar funcionários que estejam causando distrações ou não cooperando.

Isso será para o melhor de todos os envolvidos, garantindo o bem-estar de muitos em vez de poucos.

Dê aos seus funcionários as ferramentas de que precisam para ter sucesso

Se você pretende definir metas para seus funcionários, precisa fornecer a eles as ferramentas, recursos e informações de que precisam para ter sucesso.

Frequentemente, os funcionários são deixados por sua própria conta, sem qualquer direção ou orientação.

Como irão atingir um alvo que nem conseguem ver?

Todos nós já ouvimos que “uma equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco”, mas o número de líderes de negócios que optam por ignorar esse sentimento é impressionante.

Muitos estão mais preocupados com seu próprio desenvolvimento e menos com seus funcionários. Isso não é uma jogada inteligente.

Se quiser ajudar seus funcionários a terem sucesso, você precisa estar em comunicação regular com eles, perguntando-lhes especificamente sobre o projeto em que estão trabalhando e se há algo em que possa ajudá-los a concluí-lo.

Você precisa estar disposto a compartilhar seu conhecimento e orientá-los.

Incentive o descanso adequado

Muitas horas de trabalho às vezes costumam ser usadas como um símbolo de honra, e empreendedores que trabalham duro são glorificados e celebrados.

Mas as pessoas não são máquinas e, quando pressionadas demais por muito tempo, sucumbirão à doença, à fadiga e a erros desnecessários, mas às vezes caros.

Muitos trabalhadores almoçam em sua mesa e 16% dificilmente, ou nunca, almoça.

Uma coisa é apoiar um funcionário motivado e que deseja dar uma contribuição significativa para a empresa.

Mas, para cada funcionário determinado e ambicioso, há muitos outros que entrariam em colapso sob a pressão do estresse e do excesso de trabalho.

Se a retenção de funcionários é sua meta, incentive seus colaboradores a desfrutarem de forma adequada de seus períodos de descanso. Isso ajudará a reduzir o estresse e as possíveis licenças por motivo de saúde.

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Esteja preparado para a rotatividade

Às vezes a rotatividade é inevitável, portanto, as organizações devem estar preparadas para perder os melhores talentos.

O planejamento de sucessão é o melhor caminho, principalmente no caso de posições que requerem profissionais de alto desempenho.

O ideal é manter-se ativo em organizações profissionais, universidades, simpósios e assim por diante.
Mantenha sua marca de empregador forte e visível para ter e manter os melhores talentos.

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