Relação Interpessoal de Valor no Trabalho: Descubra Como Desenvolver

A relação interpessoal ocupa um lugar especial na sociedade, pois convivemos diariamente com pessoas diferentes, que possuem diferentes pontos de vista, ideias, objetivos, percepções ou conhecimentos. Por isso, uma relação interpessoal saudável está diretamente ligada à qualidade de vida.

Em todo espaço sociocultural, um indivíduo vive com outros, o que lhe permite conhecer os outros e conhecer a si mesmo. A socialização é adquirida através de experiências obtidas no papel social, bem como de várias lições aprendidas com base na crença da própria ação, contra a reação do outro.

No trabalho, é necessário estabelecer comunicação constante com as pessoas, o que pode gerar uma relação interpessoal saudável ou não, uma vez que hoje a comunicação virtual é utilizada em maior medida, onde a linguagem não-verbal não é percebida, como gestos ou emoções e, portanto, a interpretação da mensagem pode variar.

A relação interpessoal constitui um papel crítico em uma empresa. Embora a qualidade dos relacionamentos interpessoais em si não seja suficiente para aumentar a produtividade, ela pode contribuir significativamente, para melhor ou para pior.

Por meio dessa relação, o indivíduo obtém importantes reforços sociais do ambiente que favorecem sua adaptação a ele. Por outro lado, a falta dessas habilidades pode causar rejeição, isolamento e, finalmente, limitar a qualidade de vida.

Nos tempos atuais, muitas se fala sobre a qualidade de produtos, serviços e processos, mas pouco é falado sobre a qualidade da relação interpessoal.

Falar de qualidade humana é falar do relacionamento direto que mantém a qualidade dos relacionamentos, do resultado desses elos gerados pelo processo de interação e comunicação com os outros.

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A Complexidade De Uma Relação Interpessoal

No âmbito do que é esperado, é desejável manter relacionamentos pessoais satisfatórios, no entanto, sabe-se que é complexo manter a comunicação nas relações humanas.

Os relacionamentos envolvem o gerenciamento de emoções positivas e negativas. Gerenciar um relacionamento significa enfrentar eventos desagradáveis ​​e também eventos com uma carga forte de emoções.

Um relacionamento também significa negociar formas de vida e interação como um todo para acomodar as próprias necessidades e necessidades da outra pessoa.

A comunicação bem-sucedida não apenas requer senso comum, mas também o controle de sentimentos, interpretações e comportamentos. No entanto, às vezes ocorrem comportamentos negativos que acabam criando relacionamentos insatisfatórios.

Um componente chave para a geração de bons relacionamentos é manter uma atmosfera de confiança e comunicação, onde elementos e diferenças comuns são destacados para alcançar acordos que permitem assegurar a harmonia nesse relacionamento.

É essencial reconhecer as mensagens que estão sendo emitidas e a percepção de quem as recebe para saber se o objetivo declarado está sendo alcançado, uma vez que, em várias ocasiões, a má interpretação das mensagens comunicadas gera desgaste na relação interpessoal.

O bom comunicador toma decisões sobre:

  • O que comunicar;
  • Quanto comunicar;
  • Onde comunicar;
  • Quando comunicar;
  • Com quem comunicar ou compartilhar informações.

 

A comunicação é adequada quando as expectativas dos comunicadores e as normas da situação ou cultura são atendidas. Portanto, ao comunicar qualquer situação ou mensagem no local de trabalho, os itens acima devem ser levados em conta, pois disso dependerá a criação ou não de bons relacionamentos.

Portanto, é importante considerar as características dos colaboradores, a situação em que se encontram e sua cultura, para que as decisões que dependem disso sejam as mais apropriadas.

A comunicação eficaz significa externalizar o que é desejado para obtê-lo. A maneira como a mensagem é enviada configura o aspecto sensível da relação interpessoal ou do processo de comunicação. O processo é o modo como a mensagem é enviada.

Além da linguagem verbal, é importante ter em mente a linguagem não-verbal, como tom de voz, expressão facial, postura, gestos, nível de tensão ou relaxamento corporal, pois tudo isso contribui para a maneira como a mensagem será recebida, evitando interpretações erradas.

No sentido objetivo, a relação interpessoal pode ser um meio de cumprir os objetivos da empresa, desde que se identifiquem com o bem comum. No sentido subjetivo, ela tem o propósito de desenvolvimento e aprimoramento humano, que também deve constituir uma das principais metas de qualquer organização.

O esquecimento dessa meta, considerando exclusivamente como um meio para atingir fins econômicos, pode impedir a obtenção dos resultados da organização, a médio ou longo prazo.

A manipulação ou falta de respeito à dignidade pessoal, mais cedo ou mais tarde, dará resultados negativos, tanto na ordem da produtividade quanto na questão humana.

A manutenção da relação interpessoal saudável ​​no trabalho alcançará os objetivos estabelecidos na organização e ajudará a melhorar o ambiente como um todo.

Benefícios da Relação Interpessoal Saudável

Os relacionamentos interpessoais, também chamados de habilidades sociais, estão presentes em todas as áreas da vida. São comportamentos concretos, de complexidade variada.

Fazer novos amigos e manter amizades duradouras, expressar necessidades para os outros, compartilhar experiências e ter empatia, defender interesses, são apenas exemplos da importância dos relacionamentos interpessoais.

Todas as pessoas precisam trabalhar em um ambiente socialmente estimulante, porque o crescimento pessoal e profissional, em todas as áreas, precisa da possibilidade de compartilhar e estar com outras pessoas.

Os esforços que são feitos para favorecer um clima de relacionamento ideal que permita que cada pessoa se beneficie do contato com outras pessoas, favorecendo um melhor desempenho.

As lideranças precisam entender o que representa uma relação interpessoal ideal com os colaboradores. Um líder deve ser acessível e amigável, mantendo-se justo e firme. Um líder eficaz precisa mostrar interesse nos colaboradores, sem ser imprudente. Um bom senso de humor também ajuda.

As relações humanas no local de trabalho são uma parte importante do que faz um negócio dar certo. Os colaboradores geralmente precisam trabalhar juntos em projetos, comunicar ideias e ter a motivação para fazer as coisas.

Os benefícios da relação interpessoal saudável com os outros ou o apoio recebido vêm direta e indiretamente. Diretamente porque esse suporte fornece confiança, subsídios para o sustento financeiro e apoio emocional.

Ajuda a melhorar o autoconceito e a autoestima, aumentando a sensação de controle que a pessoa tem sobre sua vida. Mas também indiretamente, uma vez que protege o trabalhador dos efeitos negativos do estresse, ajudando-o a superar situações difíceis.

Para criar um ambiente de trabalho, onde a relação interpessoal seja cada vez mais saudável, é necessário:

  • Fazer uma autoanálise e saber por que você age de determinada forma;
  • Compreender melhor o comportamento dos outros;
  • Controlar seus próprios impulsos;
  • Mudar alguns aspectos do seu comportamento que são inadequados;
  • Ser mais tolerante consigo mesmo e com os outros;
  • Experimentar maior respeito e empatia;
  • Tornar a comunicação interpessoal mais fácil e eficaz;
  • Criar a capacidade de socializar mais facilmente;
  • Trabalhar em equipe;
  • Eliminar razões de conflito;
  • Buscar harmonia individual e social;
  • Encontre caminhos para a expressão de alguém.
  • Alcançar espontaneidade e autenticidade;
  • Encontrar satisfação no relacionamento com os outros.

 

Em essência, ao melhorar a relação interpessoal, as pessoas se sentirão melhor consigo mesmas, interagindo efetivamente com o sistema ao qual pertencem, o que lhes permitirá:

  • Encontrar satisfação pelo próprio trabalho;
  • Aumentar a produtividade, reduzindo o desgaste físico e mental;
  • Aumentar o desenvolvimento pessoal, com base em uma boa equipe;
  • Alcançar integração com a posição e a empresa;
  • Com base em uma autoavaliação real, obter o reconhecimento de outras pessoas.

 

Os benefícios de manter relacionamentos interpessoais saudáveis ​​são diversos. As possibilidades de comunicação e apoio social são fatores importantes para amortecer os efeitos negativos do estresse ocupacional na saúde e no bem-estar psicológico no trabalho.

Desenvolvendo Uma Relação Interpessoal De Valor No Trabalho

As relações humanas no trabalho são estabelecidas através da criação de conexões entre si, da cooperação para o bom funcionamento, da parceria, da criação de equipes de trabalho e do estabelecimento de um bom clima de grupo.

No dia a dia de qualquer pessoa, os relacionamentos interpessoais podem ser muitos e de natureza diferente: entre casais, com amigos … Até o garçom que serve um café ou o vizinho que você cumprimenta pela manhã.

Em geral, você pode escolher com quem estabelecer relacionamentos interpessoais no trabalho e com quem não. Geralmente optamos por abordar pessoas mais parecidas conosco e não promovemos o relacionamento com aqueles com quem menos nos identificamos.

Dessa forma, surgem grupos sociais, grupos de amigos, casais … Você pode optar por ir à lanchonete onde o garçom lhe atende com um sorriso e você pode optar por subir as escadas para não se encontrar no elevador com um vizinho com quem você não quer conversar.

Mas e o trabalho? As pessoas passam em média 8 horas por dia trabalhando com outras pessoas com quem não escolheram estar. Então:

  • É possível promover boas relações interpessoais no trabalho?
  • Como você pode colaborar em equipe com pessoas que você não conhecia antes?
  • Como você mantém um bom relacionamento com quem não escolheu conviver?

 

Dicas para ter uma boa relação interpessoal no trabalho

Veja como é possível criar e manter bons relacionamentos com tantas pessoas de características diferentes, convivendo em um mesmo ambiente e por longos períodos.

Conheça a si mesmo

O passo básico que você deve tomar em primeiro lugar deve ser o de começar a se conhecer, antes de analisar seus relacionamentos com os outros.

Os relacionamentos que você estabelece com as pessoas a sua volta dependem em grande parte de como você é. Portanto, para detectar seus pontos fortes e fracos no que diz respeito ao relacionamento, você deve começar observando a si mesmo.

Esse autoconhecimento através da auto-observação pode ser realizado analisando seu relacionamento com seus colegas de trabalho. Mas, certamente você encontrará diretrizes muito semelhantes em seus relacionamentos com a família, amigos ou parceiro.

Observe em cada uma de suas intervenções com outra pessoa, como se estivesse se vendo de fora.

Esse processo pode levar mais tempo do que o esperado. É normal ter que realizar o exercício de auto-observação várias vezes até que você possa distinguir quais são os comportamentos que você repete ou os mais comuns em seus relacionamentos com os outros.

Para isso, é importante prestar atenção a:

  • Fatores que fazem você se sentir bem;
  • Momentos que lhe deixam com raiva;
  • Situações que despertam sua motivação;
  • Cenários que bloqueiam você;
  • Contextos nos quais você deseja colaborar.

 

Além da observação, é muito importante que você dedique algum tempo para uma reflexão mais aprofundada sobre o que foi examinado em cada uma de suas intervenções. Você pode anotar suas conclusões, pois isso o ajudará a internalizá-las melhor.

Dessa maneira, quando você estiver ciente dos contextos ou fatores da situação em que se encontra melhor ou pior, poderá identificá-los rapidamente e redirecioná-los para um bom fim.

Comunicação efetiva

A comunicação é um dos processos básicos das pessoas, principal na vida social. Para alcançar uma comunicação eficaz, você deve considerar quais são as barreiras e dificuldades, a fim de identificá-las quando surgirem na sua comunicação com outras pessoas e evitá-las, ou pelo menos minimizá-las.

Nas empresas, organizações ou qualquer outro trabalho em equipe que envolva uma relação de trabalho interpessoal, a comunicação é o que torna possível o trabalho conjunto. É essencial que os membros de uma organização se comuniquem efetivamente, pois os resultados positivos dependem disso.

Como a comunicação entre eles flui sem dificuldade e com o menor número possível de barreiras, melhores decisões conjuntas serão tomadas e seu trabalho terá maior qualidade, fatores que se tornarão tangíveis para aumentar o sucesso da organização.

Elementos positivos para uma comunicação eficaz:

  • A comunicação deve ser bilateral: deve fluir em duas direções. Se, em vez disso, fluísse em apenas uma direção, não estaríamos falando sobre comunicação, mas simplesmente transmitindo informações.
  • Uma implicação pessoal deve estar implícita: isso significa que a comunicação que envolve neutralidade para as partes envolvidas deve ser evitada. Se você não está envolvido na comunicação, é menos provável que obtenha resultados positivos.
  • Ouça as ideias transmitidas, não apenas os dados objetivos: às vezes, a fonte de ideias através da qual a comunicação está sendo estabelecida é mais importante que os dados em si.

 

Escuta ativa

Juntamente com a comunicação, a escuta também é um fator fundamental na manutenção da relação interpessoal. A escuta ativa é uma ferramenta de escuta que ajuda a tornar a comunicação entre as pessoas mais produtiva.

Esse tipo de escuta envolve mostrar à pessoa que está comunicando uma mensagem que você, como ouvinte, está escutando, compreendendo e interpretando corretamente o que está tentando transmitir.

Dessa forma, vocês dois saberão que a comunicação está sendo correta e que as informações estão sendo transferidas sem erros ou mal-entendidos.

Ações que você deve executar para exercer a escuta ativa:

  • Parafraseie e reformule

Reforce a mensagem que está sendo transmitida a você e, além disso, mostre que você está entendendo. Caso você não a entenda corretamente, será útil explicá-la novamente ou para que as ideias sejam expostas a você de outra maneira, levando a um bom entendimento.

  • Acene

Mostrará sua atenção para a conversa e as informações que você está recebendo.

  • Expanda as informações com perguntas

Ajude a pessoa que está expondo suas ideias a mostrar o máximo de detalhes possível. Você o apoiará em seu discurso e também capturará melhor a mensagem e os elementos importantes dela.

  • Resuma as ideias principais

No final da apresentação completa, ou em uma seção relevante, é positivo que você faça um esforço para resumir e apresentar à outra pessoa as principais ideias que você obteve do seu discurso.

Dessa maneira, vocês dois obterão as conclusões fundamentais da mensagem e saberão que, além disso, ela foi transmitida correta e completamente.

Ações que interrompem a escuta ativa:

  • Juiz

Emitir julgamentos enquanto outra pessoa expõe suas ideias, planos ou propósitos, interrompe a comunicação e cria dúvidas e inseguranças em quem está expondo a mensagem, fazendo com que a pessoa provavelmente pare de falar.

  • Interrupção

Ao interromper um discurso antes de seu término, o segmento comum do discurso é interrompido, causando erros ou omissões de informações que poderiam ter resultados relevantes.

  • Aconselhamento quando não for apropriado ou na sua própria opinião

Se a pessoa que você está ouvindo não lhe pediu conselho ou opinião, provavelmente não é hora de dar. Você pode causar um choque de opiniões e interromper a comunicação.

Ouvir o outro é tão importante quanto se comunicar, e às vezes essa é uma atividade ainda mais complicada para ser realizada corretamente do que a anterior. Através da prática usual, você verá aumentar sua capacidade de ouvir ativamente.

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