Reforço Positivo: O que é e Como Aplicar na Sua Empresa

Sabia que o reforço positivo pode trazer muitos benefícios para sua empresa?

Sim, pois é um método de treinamento que se baseia em um sistema de recompensas, incentivando comportamentos positivos.

Dessa forma os funcionários são reconhecidos por seu bom desempenho e tendem a continuar com esse tipo de comportamento.

Além disso, eles ficam mais satisfeitos, trazem mais resultados para a empresa e o ambiente de trabalho se torna mais saudável.

Você vai conhecer melhor o reforço positivo e conferir maneiras de aplicá-lo em sua empresa.

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O que é reforço positivo?

O reforço positivo é um método que usa um estímulo com o objetivo de aumentar determinado comportamento.

Ele surgiu por meio do filósofo norte-americano Burrhus Frederic Skinner que acreditava haver formas de controlar e mudar o comportamento humano.

Seus trabalhos envolvem o behaviorismo, que vem da palavra inglesa “behavior”, cujo significado é “comportamento.

Essa linha de pensamento envolve o conjunto de reações dos seres vivos aos estímulos externos.

Ele acredita que por meio de um processo de aprendizagem é possível haver mudança de comportamento.

Um dos principais conceitos do behavorismo é o condicionamento operante, que premia um determinado comportamento de um indivíduo até que ele fique condicionado a realizá-lo continuamente.

É o que acontece no treinamento de um cachorro, no começo ele recebe um petisco a cada comando realizado.

Assim ele é condicionado a repetir essa ação toda vez que quiser um petisco.

Qual a importância do reforço positivo?

O reforço positivo é importante, pois ajuda a aumentar a confiança do funcionário em suas habilidades e capacidade de realizar seu trabalho.

Além disso, incentiva-o a continuar se empenhando e a aprender cada vez mais para se tornar um profissional melhor.

Por isso que é essencial que o reforço positivo ocorra assim que o bom comportamento ocorrer.

Caso contrário o colaborador não entenderá qual comportamento está sendo estimulado.

O gestor também deve estar próximo de sua equipe para entender o que motiva seus colaboradores.

Assim poderá distribuir as funções e responsabilidades levando em consideração o perfil de cada um, o que implicará positivamente no desempenho da equipe e trará melhores resultados.

Quais as vantagens do reforço positivo?

O reforço positivo traz várias vantagens não só para o trabalhador como para a empresa.

Vamos conhecê-las.

Melhora o desempenho e a produtividade

Quando são incentivados os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos por suas ações e comportamentos positivos.

Isso ajuda a aumentar sua autoestima e desempenho em continuar a ter atitudes que trarão elogios.

Assim os colaboradores se sentirão mais confiantes em trazer novas ideias, além de se motivarem a aprender mais.

Além disso, eles apresentarão maior responsabilidade e comprometimento, desejando crescer profissionalmente.

Promove um ambiente de trabalho mais saudável

Os funcionários se sentindo mais reconhecidos percebem que existe uma cultura de valorização e incentivo dentro da equipe.

Assim tendem a apresentar o mesmo comportamento uns com os outros, se tornando mais colaborativos e positivos.

E reconhecem que todo esforço independente de sua função é essencial para a empresa.

Retenção de talentos

Os colaboradores se sentirão mais satisfeitos em um ambiente de trabalho mais saudável e assim diminuirá a taxa de turnover.

Pois tanto os funcionários apresentarão um desempenho melhor como não terão vontade de deixar a empresa.

Redução do absenteísmo

Com os colaboradores mais motivados a taxa de faltas e atrasos também tende a diminuir.

Pois eles se sentirão mais engajados a trabalhar e receber mais estímulos positivos.

Melhora na qualidade de vida

Um ambiente colaborativo e positivo também afetará a qualidade de vida do funcionário.

Pois ele se sentirá mais satisfeito, feliz e confiante, o que pode implicar diretamente na sua saúde e bem-estar.

Quais os tipos de reforços positivos?

Existem vários tipos de reforços positivos.

Todos eles têm o mesmo objetivo, ou seja, mudar ou condicionar um comportamento.

Conheça os principais e veja como são aplicados no dia a dia:

  • simbólicos: são trocados por algo de valor, como no caso de pais que criam um código de pontuação e trocam as boas ações dos filhos por algo que eles queiram;
  • naturais: se apresentam de forma direta e são consolidados, como no caso do sistema de avaliação nas escola;
  • tangíveis: são recompensas físicas como benefícios, aumento do salário, promoções, entre outros, mas devem ser usados com moderação;
  • sociais: expressões de satisfação e elogios feitos quando um funcionário tem um bom desempenho.

 

Como aplicar o reforço positivo na sua empresa?

Existem algumas formas de aplicar o reforço positivo na sua empresa para que ele tenha o resultado esperado.

São ações que você precisa tomar para que o método dê certo e você possa ver todos os benefícios que ele traz.

Vamos conhecê-las:

Conheça bem seus colaboradores

Primeiramente você deve conhecer bem cada um de seus funcionários.

Assim poderá identificar seus pontos fortes e fracos e reconhecer quando os colaboradores se esforçaram para realizar uma tarefa ou solucionar determinado problema.

A empresa também precisa ter muito claro quais são os valores, comportamentos e resultados que esperam de seus funcionários.

Assim deve comunicar a todos de forma aberta para que todos estejam envolvidos nessa visão.

Seja objetivo e claro

No momento em que for realizar o reforço positivo é importante que você seja claro, objetivo e sincero.

Por isso fazer elogios inconsistentes e exagerados não vai ter o efeito desejado, mas sim elogiar o funcionário pelo desempenho que ele apresentou.

Reconheça os esforços

Você não deve reconhecer apenas os resultados, mas também o esforço de cada colaborador.

Por exemplo, se sua equipe se esforçou bastante para alcançar determinado objetivo, mas não obteve o resultado desejado.

Cabe a você como gestor reconhecer esse esforço e incentivá-los a continuar se esforçando para que da próxima vez consigam melhorar.

Não elogie nem critique demais

Sempre que for dar um feedback você como gestor deve ser justo e ponderado nos elogios e críticas, para que nada se torne exagerado.

Pois o principal objetivo é manter o ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Quando os elogios são feitos em demasia isso pode soar falso ou irônico.

Por isso você deve reconhecer as habilidades e o bom desempenho da equipe na hora certa.

As críticas também devem ser feitas da mesma forma, a intenção é corrigir e não humilhar.

Justifique o reforço positivo

Os elogios também devem ser explicados para que a equipe entenda por que seu esforço está sendo reconhecido.

A razão também deve estar relacionada com os valores e missão da empresa.

Isso evita que sejam cobradas expectativas irreais e que podem acabar frustrando os colaboradores e não contribuir em nada com o desenvolvimento da equipe e da empresa.

Reforço positivo deve ser feito em público

O ideal é que o reforço positivo seja feito em público para que incentive os outros colaboradores a trabalharem melhor para recebê-lo também.

Por outro lado as críticas nunca devem ser feitas em público, mas em particular, pois podem acabar humilhando o funcionário perante seus colegas.

Além disso, a crítica deve ser construtiva e não para rebaixar o colaborador.

Crie uma rotina de feedbacks

Para que o reforço positivo seja aplicado de forma contínua você deve criar uma rotina de feedbacks e avaliações.

Pelo menos uma vez por mês em que poderá chamar cada funcionário em sua sala para que ele saiba como está seu desempenho.

Dessa forma ele poderá fazer uma auto reflexão e propor melhorias para si mesmo e para a empresa.

Torne o reforço positivo parte da cultura organizacional

O reforço positivo deve fazer parte da cultura da empresa.

Com isso, não apenas o gestor deve incentivar o funcionário, mas os próprios colaboradores devem motivar uns aos outros, dando feedbacks e ajudando a corrigir falhas.

Para que essa ação se torne efetiva deve partir do gestor.

Assim a atitude será imitada pelos funcionários.

Uma forma de fazer isso é criar laboratórios internos de feedbacks, ensinando os funcionários como reforçar positivamente o trabalho dos colegas e como fazer críticas construtivas.

Isso vai fazer com que os funcionários se identifiquem mais com a empresa, assim aumentando sua produtividade e melhorando o relacionamento entre colegas.

É importante que o gestor também seja incluído, pois os elogios e críticas positivas também devem ser direcionadas a ele.

Dessa forma o reforço positivo beneficiará a todos, permitindo que toda a empresa possa se desenvolver.

Formas de dar o reforço positivo

O reforço positivo não deve ser dado apenas por meio de elogios, há outras formas de aplicá-lo.

É importante que o gestor e a área de RH (Recursos Humanos) estabeleçam programas de incentivo e recompensas para os colaboradores que alcançarem determinados objetivos ou forem bem avaliados por seus superiores.

Algumas formas de reforço positivo podem ser: aumento salarial e promoção, que é a melhor forma de um ótimo desempenho ser reconhecido.

Também há recursos financeiros menores como vouchers de livrarias ou restaurantes, folgas e premiações internas.

É importante que para isso seja feito um plano de carreira para seus funcionários.

Assim, eles poderão saber o que os gestores esperam deles e de que forma podem melhorar para alcançar o crescimento profissional.

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Agora é com você!

Como você viu o reforço positivo é um método que se baseia em elogios e recompensas por boas condutas e desempenho na empresa.

Dessa forma os colaboradores são reconhecidos e é criada uma cultura saudável, em que todos motivam e colaboram uns com os outros.

Assim os funcionários apresentam não só uma boa performance na empresa como se tornam mais confiantes e capazes de atingir bons resultados.

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