Processo de recrutamento para trabalho em home office

O trabalho em home office está aumentando, principalmente por conta da pandemia. Porém, a prática de contratação ainda é um conceito relativamente novo para a maioria das empresas.

Esta modalidade de trabalho exige que as empresas ajustem elementos-chave do processo de recrutamento, atualizem as políticas de funcionários e invistam em tecnologias relevantes.

Essas modificações garantem que as empresas desfrutem de campanhas de contratação bem-sucedidas e designem pessoas capazes de causar impacto em um ambiente de trabalho em home office.

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Benefícios da contratação para trabalho em home office

A contratação de funcionários remotos pode ajudar sua empresa a se expandir e permitir que você dê um melhor suporte aos seus clientes. Além disso, também pode diminuir seus custos e melhorar o bem-estar dos funcionários.

Outros benefícios podem ser citados, como:

Amplia as opções de talentos para contratação

Como a localização não é um fator importante, você pode contratar pessoas que residem em qualquer lugar, inclusive em fusos horários diferentes.

Com uma força de trabalho diversificada, suas equipes podem cobrir mais horas de trabalho, oferecer melhor suporte aos clientes e monopolizar as oportunidades de vendas em diferentes regiões.

Reduz os custos do negócio

Com funcionários trabalhando em home office, os custos de escritório, incluindo aluguel, áreas de trabalho, alimentação, serviços públicos e outros itens de gerenciamento de escritório são bastante reduzidos.

Além disso, pesquisas relatam que 34% dos entrevistados aceitariam uma redução salarial para ter a oportunidade de trabalhar em casa. Ao evitar o deslocamento diário, muitos funcionários economizam com transporte e alimentação.

Aumenta o bem-estar e a retenção do colaborador

Com a capacidade de ter mais autonomia e trabalhar quando se sentem mais produtivos, os trabalhadores em home office são mais felizes e menos estressados do que aqueles que trabalham em uma empresa em tempo integral, gerando maior retenção.

Como contratar para trabalho em home office

Contratar, integrar, treinar e gerenciar funcionários remotos é diferente de oferecer suporte aos funcionários dentro da empresa.

Sua equipe de recursos humanos precisará se adaptar a algumas novas práticas, incluindo a atualização de suas descrições de cargos, garantindo que você atraia os candidatos certos para um trabalho em home office.

Aqui está um guia passo a passo para a contratação de funcionários remotos.

Determine o que você procura em um funcionário para trabalho home office

Primeiro, mapeie cuidadosamente quais qualidades ou habilidades o candidato ideal deve possuir.

Pense em estratégias para avaliar funcionários remotos em relação a:

  • Adequação à cultura da empresa
  • Habilidades de colaboração
  • Habilidades de comunicação
  • Automotivação
  • Gerenciamento de tempo
  • Adaptabilidade

 

Seja específico na descrição do cargo

Escreva a descrição do trabalho, certificando-se de incluir termos-chave para identificá-lo como um trabalho em home office e para atrair trabalhadores remotos automotivados, organizados e adaptáveis.

Cargo

Forneça um título de trabalho claro que represente com precisão os deveres da função. Para facilitar a localização rápida de empregos nos painéis de empregos, inclua no título palavras-chave como “home office”, “remoto” ou “virtual” ou “trabalho em casa”.

Descrições de emprego

Apresente o trabalho. Certifique-se de incluir:

  • O que eles farão
  • O que inclui suas atividades do dia a dia
  • Como a função contribui para os objetivos da empresa

 

Detalhes da posição

Especifique se a função é de período integral ou não. Se for aplicável ao seu negócio, especifique em quais áreas sua contratação remota pode trabalhar como por exemplo, continentes, países, estados, cidades.

A inscrição é para candidatos de modo geral? Ou está aberta apenas para aqueles que vivem e trabalham em áreas onde os principais clientes estão localizados?

Habilidades e qualificações

Descreva quais habilidades e qualificações você está procurando em um candidato remoto.
Certifique-se de incluir:

  • Habilidades específicas do trabalho
  • Habilidades básicas
  • Experiência anterior
  • Educação

 

Sobre a empresa

Inclua informações sobre a empresa, como:

  • Missão da empresa
  • Valores da empresa
  • Cultura da empresa
  • Compromissos com a diversidade e inclusão
  • Dedicação aos funcionários em home office
  • Benefícios e vantagens para funcionários remotos

 

Use uma linguagem inclusiva, palavras simples e descritivas e evite utilizar jargões.

Descreva as expectativas de programação e disponibilidade de viagens. O novo contratado poderá definir seu próprio horário flexível? Ele precisará comparecer na empresa? Qual a regularidade? Ele terá a opção de trabalhar em um espaço de coworking?

Utilize as mídias sociais

A mídia social é uma ferramenta valiosa quando se trata de recrutamento de candidatos para trabalho em home office.

Use a mídia social para postar empregos, tanto de suas próprias contas quanto em grupos da indústria no Facebook e LinkedIn.

Incentive seus recrutadores a ter uma presença ativa nas redes sociais, disponibilizando-se para as perguntas dos candidatos.

Use hashtags e campanhas em torno de certos empregos ou de suas opções de empregos remotos e faça parceria com iniciativas de marketing para divulgar suas publicações.

Experimente vídeos e outros formatos visuais para mostrar a cultura da empresa e os membros de sua equipe. Os funcionários em home office querem ter uma noção de com quem trabalharão.

Faça a triagem de candidatos remotos

Entrevistas remotas são mais convenientes, baratas e fáceis de agendar, portanto, geram muitos candidatos.

Use uma ferramenta de gerenciamento de projetos ou software de recrutamento para selecionar os candidatos iniciais.

Dê aos candidatos uma tarefa para testar suas habilidades de trabalho em home office. Ao fornecer a eles um projeto ou avaliação para trabalhar, você verá como eles resolvem problemas, trabalham com prazos e têm uma ideia de como é seu estilo de comunicação.

Prepare-se para a entrevista

Depois que seus principais candidatos passarem pela seleção inicial com a equipe de recrutamento, você deve se preparar para a parte da entrevista remota do processo de contratação.

Monte uma equipe de contratação e identifique os principais tomadores de decisão para contratar este cargo.

Pense em quem trabalhará mais com o candidato, quem irá gerenciá-lo e se alguém irá se reportar a ele.

Em seguida, determine quem entrevistará o candidato e para quais competências ele será entrevistado, para garantir que não sejam feitas perguntas em duplicidade e que você obtenha as informações de que precisa.

Compartilhe a avaliação de contratação para que todos os entrevistadores conheçam as principais habilidades e requisitos a serem procurados e defina se as entrevistas pessoais podem ser apropriadas, dependendo da função e da viabilidade.

Considere a duração de cada entrevista em cada fase de contratação. Determine se a entrevista será conduzida remotamente ou no local.

Pense na sua empresa, na política de trabalho em home office e na função para determinar se é necessário trazer o candidato até à empresa.

Considere a frequência com que a pessoa com essa função deverá comparecer na empresa. Se for necessário um comparecimento mais frequente, o ideal será conduzir pelo menos uma entrevista no local.

Algumas empresas realizarão as triagens iniciais e as entrevistas da primeira rodada virtualmente e trarão os candidatos ao local para as entrevistas da rodada final, para que possam conhecer a equipe pessoalmente.

Conduza a entrevista

É aqui que você conhecerá seu candidato e dará oportunidades para que sua equipe de contratação faça perguntas e construa um relacionamento com seu novo contratado em potencial.

Prepare-se com antecedência para que você possa usar o tempo com a entrevista especificamente, não para revisar currículos e fazer perguntas que poderiam ter sido realizadas anteriormente.

Antes da entrevista

Revise o currículo dos candidatos, a avaliação de contratação e as perguntas da entrevista que você planeja fazer.

Se você conduzir a entrevista remotamente, avise com antecedência todos os entrevistadores que participarão da vídeo-chamada, garantindo que você esteja preparado para o candidato e respeitando seu tempo.

Use sistemas de videoconferência para ver como o candidato se comporta em reuniões remotas. Se você estiver conduzindo a entrevista fora da empresa, certifique-se de que o ambiente esteja tranquilo e sem interrupções.

Use a escuta ativa para se conectar melhor com o candidato. Como você não vai se encontrar pessoalmente, não será capaz de avaliar as dicas de linguagem corporal também.

Embora o candidato possa ser exibido em uma tela ou monitor, certifique-se de olhar para a câmera garantindo o contato visual.

Aguarde um momento depois que um candidato terminar sua resposta considerando um possível atraso devido à velocidade da Internet. Dessa forma, você não irá interromper o candidato, caso ele ainda tenha algo mais para compartilhar.

Perguntas e avaliações específicas de contratação para vaga home office

Habilidades pessoais são essenciais também em trabalhadores remotos. A intuição, a automotivação e a administração do tempo são qualidades importantes nos candidatos.

A competência para comunicação especialmente escrita, consistência, proatividade, determinação e autodisciplina também devem ser levadas em consideração no processo de contratação remota.

Crie perguntas e avaliações para descobrir essas qualidades. As perguntas da entrevista podem incluir:

  • Qual é a sua experiência de trabalho em home office?
  • Por que você optou por esta modalidade de trabalho?
  • Como você organiza sua jornada?
  • Como você mantém o foco?
  • Descreva como é um ambiente de trabalho saudável para você.
  • Que métodos você usa para manter contato com os colegas?

 

Considere as habilidades físicas também. Você deve garantir que seu novo contratado possa começar a trabalhar de uma perspectiva técnica com pouco ou nenhum treinamento adicional.

Avalie os candidatos

Para que todos os envolvidos na contratação tenham oportunidade de opinar e ajudem a compensar qualquer preconceito individual, faça um balanço logo após a entrevista com as principais partes interessadas.

Revise os critérios de contratação para a função do trabalho em home office com diferentes membros da equipe de entrevista, avaliando cuidadosamente todas as principais habilidades e requisitos para o trabalho e decidindo se o candidato irá avançar no processo.

Informe a decisão ao candidato. Em caso de contratação, esclareça quais serão as próximas etapas.

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Lembre-se: recrutamento para trabalho em home office é fundamental

Ter um processo claro e organizado de recrutamento para trabalho em home office é fundamental, garantindo a contratação de candidatos adequados à função e que estejam de acordo com a cultura da empresa.

Estar preparado ajudará sua equipe de contratação a trabalhar mais rápido, selecionar mais candidatos e evitar a perda de tempo com entrevistas inadequadas.

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