Recrutamento e Seleção com Tecnologia

Quer você tenha um negócio com duas pessoas ou empregue centenas de trabalhadores, otimizar seu processo de recrutamento e seleção é fundamental.

Você precisa usar formas eficazes para encontrar candidatos, restringir pesquisas e integrar novos funcionários.

O recrutamento estratégico se resume a uma pergunta: quanto vale o seu tempo?

Quanto mais tempo você gasta recrutando, mais dinheiro você investe. Esses fundos estão sendo gastos para simplificar suas práticas de recrutamento e atrair candidatos de qualidade?

Se a resposta for não, pode ser hora de rever suas estratégias de recrutamento e seleção.

Você pode economizar tempo e dinheiro introduzindo a tecnologia em seus esforços de contratação. A tecnologia pode acelerar o processo de recrutamento enquanto abre as portas para candidatos mais qualificados.

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Usando a tecnologia para encontrar talentos

Ao ouvir “tecnologia de recrutamento”, você pode pensar em aplicativos complicados e caros projetados para recrutadores profissionais.

Mas, a verdade é que algumas tecnologias são acessíveis e fáceis de usar. Essas ferramentas ajudam as empresas a recrutar membros valiosos para a equipe.

Faça a tecnologia trabalhar para você durante o processo de recrutamento e seleção. Aqui estão apenas algumas soluções básicas de tecnologia para experimentar em sua empresa:

Sistemas ATS

Os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) ajudam a classificar e gerenciar os candidatos.

Você pode usar um ATS para anunciar vagas de emprego, visualizar currículos e rastrear onde os candidatos estão no processo de contratação.

Você também pode importar currículos direto para o software e organizar os candidatos por nível de habilidade.

Modelos digitais

Os modelos digitais fornecem aos recrutadores de sua empresa uma aparência uniforme e permitem que você navegue rapidamente pela criação de documentos.

Se você digitar e enviar manualmente todas as ofertas de emprego ou respostas de rejeições, quanto tempo está perdendo?

Os modelos digitais reduzem o tempo e o custo investidos na comunicação com os candidatos.

Mídia social

A mídia social é uma ferramenta eficaz que você pode usar para se conectar com potenciais contratados.

Use contas de mídia social para anunciar vagas, apresentar novas contratações e envolver candidatos.

As plataformas otimizadas para dispositivos móveis facilitam o acompanhamento das tarefas de recrutamento.

Como a tecnologia melhora o processo de recrutamento e seleção

A tecnologia mudou drasticamente o processo e mais mudanças são esperadas no futuro próximo.

Algumas delas, são:

Produtividade aumentada

É do conhecimento geral que maior produtividade leva a maior crescimento econômico. Quanto mais você produz, mais você vende. E quanto mais você vende, mais dinheiro você ganha.

A tecnologia envolve automação, o que reduz o tempo necessário para concluir tarefas. O recurso de automação simplifica o compartilhamento social, gerenciamento de e-mails e delegação de atividades, sem mencionar a capacidade de compilar e organizar dados rapidamente.

Eliminar tarefas que exigem repetição e organização economiza muito tempo.

Por exemplo, um sistema de rastreamento de aplicativos importa automaticamente os currículos para o software.

Você pode fazer a triagem dos candidatos sem consultar currículos em meio físico ou e-mails.

Menos risco de uma combinação ruim

Você não quer passar por todo o processo de seleção apenas para ter novos contratados demitidos. Os custos de rotatividade são muito altos.

Você pode reduzir a rotatividade de funcionários evitando combinações ruins no processo de seleção.

A tecnologia de recrutamento permite que você desconsidere currículos não qualificados sem vasculhar cada um deles.

Por exemplo, os sistemas de rastreamento de candidatos geralmente incluem análise de currículo. Este recurso extrai informações e as insere no mesmo formato.

Você pode comparar facilmente as qualificações de cada candidato e evitar aquelas que não se enquadram no perfil.

A tecnologia também facilita o contato com os candidatos. Esteja você usando mídias sociais, um quadro de empregos ou um sistema de e-mail, comunicar-se utilizando a tecnologia é mais rápido do que fazer chamadas telefônicas ou várias entrevistas pessoais.

Análise estratégica

Como qualquer outra parte do negócio, seu processo de recrutamento requer um plano para gerenciar tarefas.

Você pode medir o quão bem suas estratégias de contratação funcionam. Ao usar análises incorporadas à tecnologia de recrutamento, você pode se tornar mais eficaz no seu processo de seleção.

Desde encontrar candidatos até oferecer uma posição, existem muitas métricas que você pode utilizar aplicando a tecnologia no processo seletivo.

Aqui estão apenas algumas perguntas que você pode responder com a análise de recrutamento:

  • De onde vêm seus melhores candidatos?
  • Quanto tempo demora todo o processo?
  • Em que fase estão seus candidatos no processo de contratação?
  • Quantos candidatos aceitam as ofertas de emprego que você estende?

 

Use a tecnologia para rastrear, medir e aplicar análises ao recrutamento. Dessa forma, você não perde tempo e dinheiro com práticas que não estão funcionando.

Você é capaz de ver, com números, quão bem seus processos são avaliados em relação aos seus sucessos.

Em seguida, você pode criar estratégias baseadas em dados para melhorar seu processo de recrutamento e seleção.

Sistemas ATS na prática

Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS) é um aplicativo de software que permite o tratamento digital das necessidades de recrutamento.

Um ATS pode ser implementado ou acessado online, ou seja, baseado em nuvem, dependendo das necessidades do negócio.

O principal papel de um ATS é oferecer uma localização central e banco de dados para os processos de recrutamento de uma organização.

O fato é que o recrutamento está online, daí a importância de um ATS para apoiar o processo de recrutamento.

Se olharmos algumas das estatísticas para comprovar isso, você pode ver, por exemplo, que “o uso de mídia social para recrutamento aumentou 54% nos últimos 5 anos”, de acordo com Glassdoor.

Ter um ATS tem muitos benefícios. Em primeiro lugar, ele oferece a capacidade de automatizar o processo de recrutamento, ao mesmo tempo em que fornece responsabilidades nas ações de suas equipes, o que significa ter a clareza sobre quem é responsável pelo quê no processo.

Em segundo lugar, um ATS permite que você saiba de onde vêm seus candidatos, como referências, portais e agências.

E em terceiro lugar, um ATS permite que você rastreie o tempo dentro de cada etapa, fornecendo dados suficientes para calcular seu tempo total do processo.

Quer você esteja procurando um ATS ou já tenha um, toda tecnologia deve ser capaz de fornecer o essencial para apoiar seu processo de recrutamento.

Abaixo está uma lista de recursos que um bom Sistema de Rastreamento de Candidatos deve ter:

Fluxo de trabalho automatizado

O ATS deve ser capaz de ser automatizado de acordo com o processo que foi projetado. O que significa um fluxo entre etapas e status e atualizações automáticas, tais como comunicações automáticas de candidatos.

  • Etapas e status: o ATS deve ser flexível o suficiente para o projeto como etapas e status desejados do fluxo de trabalho, com dados referentes à etapa em que se encontra o processo.
  • Rejeição de Candidatos: o ATS deve ter a possibilidade de automatizar as rejeições de candidatos, informando também as razões da rejeição.
  • Comunicações do candidato: o ATS deve manter uma biblioteca de comunicação do candidato para uso do recrutador.

 

Idiomas

Ao lidar com um ATS global, ele deve estar disponível em vários idiomas para o recrutador e o candidato.

Portal de candidatura do candidato

O portal do candidato deve ser fácil de usar e compatível com dispositivos móveis para diferentes tipos, como Portal do Candidato Externo, Portal do Candidato Interno e Portal da Agência.

Isso é essencial, pois as estatísticas apontam para o aumento da candidatura a empregos online, estando na faixa dos 78%.

Origem do candidato

O ATS deve ser capaz de rastrear a origem do candidato, seja ele um candidato interno, de agência, portal de empregos ou referência.

Opções de postagem

Deve ser capaz de postar em vários sites de carreira.

Perguntas de pré-triagem

Ter a capacidade de incluir perguntas eliminatórias de pré-triagem otimiza o trabalho ao lidar com alto volume de candidaturas.

Isso filtrará os candidatos que não atendem aos requisitos aplicáveis para a função.

Entrevistas auto-agendadas

Alguns ATS têm a capacidade de permitir que o candidato agende suas entrevistas.

Para isso, o recrutador deve manter o calendário constantemente atualizado com as datas e os horários disponíveis.

Relatórios

É tudo sobre os dados! Portanto, certificar-se de que as etapas e os status selecionados estão em vigor e que podem ser relatados a qualquer momento são cruciais para o sucesso do programa.

Treinamento

Mesmo que você tenha um ATS de última geração, se não souber como utilizá-lo, ele será inútil.

É essencial que seu provedor de ATS ofereça um treinamento personalizado para a equipe de recrutamento.

Sem treinamento adequado, etapas no processo poderão ser ignoradas e os dados relatáveis serão imprecisos.

Lembre-se de que o objetivo principal do uso de um ATS é ajudar as organizações a se tornarem mais eficazes e, ao mesmo tempo, aumentar a colaboração na equipe de recrutamento.

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Agora é com você!

Tecnologia e recrutamento andam de mãos dadas atualmente. Ter seu processo alinhado com sua tecnologia fornecerá a você dados de recrutamento precisos para apoiar suas decisões de contratação.

O recrutamento móvel é muito mais do que um site de carreiras otimizado para smartphones

Os smartphones não são apenas onipresentes, mas as pessoas os usam para tudo. Isso inclui procura de emprego, mas também inclui mídia social, navegação na web, e-mail, pesquisa de empregador e muito mais.

Se sua estratégia de recrutamento móvel está limitada ao seu local de trabalho, você está perdendo a oportunidade de alcançar candidatos passivos porque eles não estão usando seus smartphones para procurar emprego.

Eles o estão usando para todas as outras tarefas imagináveis, que é onde você precisa entrar.

Considere o uso de técnicas de inbound marketing como você faria para sua estratégia geral de recrutamento ou para os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Postagens de blogs, vídeos do YouTube, otimização de mecanismo de pesquisa, conteúdo para download e atualizações de mídia social podem atrair candidatos em potencial simplesmente porque você está oferecendo valor a eles, não necessariamente porque tem uma vaga de emprego.

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