O Que É Psicologia Organizacional E Como Pode Ajudá-lo

Entender o que é psicologia organizacional faz parte do interesse de gestores que perceberam o valor humano de seus colaboradores e o quanto o bem-estar deles interfere nos resultados das organizações.

Psicologia organizacional é um ramo especializado da psicologia focado no estudo científico do comportamento humano nas organizações e no local de trabalho.

O campo é relativamente jovem – apenas desde a virada do século XX. No entanto, muitos dos conceitos fundamentais estavam sendo usados muito antes de seu reconhecimento como especialidade psicológica.

Este ramo da psicologia aplica teorias e princípios psicológicos voltados às organizações. Este campo se concentra em aumentar a produtividade no local de trabalho e questões relacionadas, como o bem-estar físico e mental dos funcionários.

Psicólogos da organização e do trabalho desempenham uma ampla variedade de tarefas, incluindo o estudo das atitudes e do comportamento dos funcionários, a avaliação de empresas e a realização de treinamento de liderança. O objetivo geral deste campo é estudar e compreender o comportamento humano no local de trabalho.

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O que é Psicologia Organizacional?

Os primeiros psicólogos concentraram-se principalmente na eficiência do trabalho, como a otimização do número de itens que um trabalhador de fábrica poderia inspecionar por dia.

Hoje, eles usam métodos científicos para aplicar os princípios da psicologia em uma ampla gama de áreas, incluindo administração, recursos humanos, marketing, gerenciamento e treinamento. Seu objetivo final é identificar e resolver problemas relacionados ao local de trabalho, atuando em pontos como:

  • Determinar barreiras ao crescimento da empresa e produtividade dos funcionários;
  • Projetar medidas para examinar o desempenho no local de trabalho e a satisfação no trabalho;
  • Formular programas de treinamento mais eficazes;
  • Otimizar o ambiente de trabalho para promover a qualidade de vida dos funcionários;
  • Identificar os principais traços de personalidade que funcionam melhor para funções específicas;
  • Ajudar as empresas a selecionar e promover os melhores candidatos;
  • Avaliar a eficácia de programas de treinamento recém-implementados ou protocolos de local de trabalho;
  • Pesquisar o comportamento do consumidor e as tendências de marketing.

 

Sabendo o que é psicologia organizacional entende-se que esses profissionais podem atuar em uma variedade de ambientes, como empresas de consultoria, empresas de pesquisa e desenvolvimento, faculdades e universidades, grandes corporações e organizações comunitárias.

Além de trabalhar internamente ou por meio de consultas, eles também trabalham com grupos de pesquisa para explorar aspectos do emprego, como métodos para melhorar o engajamento dos funcionários, a cultura da empresa, o assédio sexual e os estigmas no local de trabalho.

Conhecimento Especializado

O conhecimento especializado e a formação em ciência do comportamento no local de trabalho exigem conhecimento profundo do desenvolvimento organizacional, atitudes, desenvolvimento de carreira, teoria da decisão, desempenho humano e fatores humanos, comportamento do consumidor, teoria e processo de pequenos grupos, teoria e desenvolvimento de critérios, emprego e análise de tarefas e avaliação individual.

Além disso, a especialidade da psicologia organizacional requer conhecimento de considerações éticas, bem como das ordens estatutária, administrativa e jurisprudencial e executiva, relacionadas às atividades no local de trabalho.

Perspectiva da Psicologia Organizacional

Entre a concorrência atual no setor de negócios, a necessidade de as empresas operarem com mais eficiência e reterem os melhores e mais brilhantes colaboradores é mais importante do que nunca. Isso também criou uma demanda para profissionais como psicólogos organizacionais com conhecimento privilegiado sobre como as empresas de sucesso operam.

A psicologia organizacional é reconhecida como um dos campos de crescimento mais rápido. A trajetória de carreira dos psicólogos, em geral, deve crescer a índices bem altos. No entanto, muitas projeções apontam este ramo da psicologia como a trajetória de carreira que verá o maior crescimento na próxima década entre as especializações de carreira psicológica.

Psicólogos da organização industrial podem desfrutar de salários competitivos com base em seu empregador e experiência de trabalho. Aqueles que comandam os maiores salários são empregados por empresas científicas, de pesquisa e de desenvolvimento.

Os Dois Lados da Psicologia Organizacional

Você pode pensar na psicologia organizacional como tendo dois lados principais. Primeiro, há o lado que envolve a melhor maneira de adequar indivíduos a cargos específicos. Este segmento que faz parte do que é a psicologia organizacional, também é por vezes referido como psicologia do pessoal.

As pessoas que trabalham nessa área podem avaliar as características dos funcionários e, em seguida, relacionar esses indivíduos a cargos em que provavelmente terão um bom desempenho.

Outras funções que recaem neste foco incluem treinar funcionários, desenvolver padrões de desempenho de trabalho e medir o desempenho no trabalho.

O lado organizacional da psicologia está mais focado em entender como as organizações afetam o comportamento individual. Estruturas organizacionais, normas sociais, estilos de gerenciamento e expectativas de função são fatores que podem influenciar a forma como as pessoas se comportam dentro de uma organização.

Compreendendo tais fatores, os psicólogos organizacionais esperam melhorar o desempenho individual e a saúde e, ao mesmo tempo, beneficiar a organização como um todo.

Embora a psicologia organizacional seja um campo aplicado, a pesquisa teórica básica também é essencial. Com raízes na psicologia experimental, este segmento tem várias subáreas diferentes, como interação humano-computador, psicologia do pessoal e fatores humanos.

A maioria dos psicólogos organizacionais trabalha em uma das seis principais áreas temáticas:

Treinamento e desenvolvimento

Profissionais nessa área geralmente determinam que tipo de habilidades são necessárias para realizar trabalhos específicos, bem como desenvolver e avaliar programas de treinamento de funcionários.

Seleção de funcionários

Essa área envolve o desenvolvimento de avaliações de seleção de funcionários, como testes de rastreamento para determinar se os candidatos a emprego são qualificados para uma determinada posição.

Ergonomia

O campo da ergonomia envolve o desenho de procedimentos e equipamentos projetados para maximizar o desempenho e minimizar lesões.

Gerenciamento de desempenho

Os psicólogos organizacionais que trabalham nessa área desenvolvem avaliações e técnicas para determinar se os funcionários estão fazendo bem o seu trabalho.

Vida de trabalho

Esta área se concentra em melhorar a satisfação dos funcionários e maximizar a produtividade da força de trabalho. Os psicólogos nessa área podem trabalhar para encontrar maneiras de tornar os trabalhos mais gratificantes ou projetar programas que melhorem a qualidade de vida no local de trabalho.

Desenvolvimento organizacional

Os psicólogos que trabalham nessa área ajudam a melhorar as organizações, geralmente através do aumento de lucros, do redesenho de produtos e da melhoria da estrutura organizacional.

Importância da Psicologia Organizacional

Além de saber o que é psicologia organizacional, é importante entender a relevância desse profissional atuando nas empresas, pois eles podem trabalhar diretamente para um negócio em uma função consultiva, fornecer aconselhamento aos funcionários ou oferecer dicas de negócios para encontrar e contratar os funcionários certos.

Independentemente do papel específico deles, os psicólogos industriais podem ter um impacto positivo na produtividade e no moral dos funcionários de uma empresa.

Implementando Novas Políticas

Psicólogos organizacionais podem usar seus conhecimentos de psicologia humana e relacionamentos para ajudar as empresas a implementar novas políticas que promovam um melhor ambiente de trabalho.

Por exemplo, novas empresas podem usar psicólogos para ajudá-las a elaborar estratégias e identificar quais características dos funcionários são necessárias para preencher um determinado trabalho.

As empresas estabelecidas podem contratar psicólogos para solucionar um problema específico, como alta rotatividade, ou para ajudar seus funcionários a navegar em uma transição importante, como a mudança para um novo gerenciamento.

Melhorando a produtividade e a satisfação no trabalho

De acordo com estudos, as pessoas trabalham mais quando estão mais felizes. Psicólogos organizacionais podem ajudar os empregadores a enfrentar desafios com a produtividade dos funcionários, oferecendo soluções que melhorem a saúde mental dos trabalhadores.

Por exemplo, eles podem fornecer uma consulta sobre os estilos de gerenciamento mais eficazes para um determinado tipo de funcionário ou como ajudar os funcionários a lidar com conflitos entre família e trabalho.

Navegando nas Mudanças de Carreira

Psicólogos organizacionais podem fornecer aconselhamento individual aqueles que precisam de ajuda para navegar nas mudanças de carreira ou adaptar-se a uma mudança no local de trabalho.

Por exemplo, ele pode ajudar um novo pai a voltar ao trabalho após o nascimento de seu filho. Da mesma forma, um psicólogo organizacional pode fornecer aconselhamento a um funcionário recém demitido, a um funcionário que esteja planejando uma mudança de carreira ou a um estagiário buscando orientação sobre a carreira que ele deve seguir.

Estimulando a cooperação no local de trabalho

Os empregadores frequentemente implementam exercícios de formação de equipe e os psicólogos podem maximizar a eficácia dessas atividades.

Eles podem aconselhar os empregadores sobre como promover mais cooperação e respeito entre os trabalhadores, e ajudar a elaborar políticas que tornem os locais de trabalho mais coesos e amigáveis.

Quando há um desafio específico – como o bullying no local de trabalho – os psicólogos organizacionais podem conversar com todas as partes para determinar uma solução mutuamente aceitável.

Benefícios da Psicologia Organizacional

Com as empresas tendo que se concentrar em obter lucros, pode parecer frívolo dar atenção a questões psicológicas. No entanto, entender o que é psicologia organizacional pode, na verdade, melhorar seus resultados, resolvendo problemas que podem estar dificultando a produtividade, o crescimento, a capacidade de resolver problemas e o moral dos funcionários.

Produtividade

Psicólogos organizacionais abordam questões de produtividade de várias maneiras. Por exemplo, oferecer aos funcionários da fábrica variedade em seus trabalhos pode aumentar a produtividade e reduzir o desgaste.

Os funcionários da produção podem ser movidos para diferentes processos na cadeia de produção. Além disso, os psicólogos organizacionais descobriram que oferecer oportunidades de interação social com colegas de trabalho e gerenciamento também melhora a produtividade.

Um olho em questões psicológicas pode ajudá-lo a aumentar a produtividade enquanto cuida das necessidades dos funcionários.

Psicologia Organizacional e Consolidação de equipe

Ao saber o que é psicologia organizacional, percebe-se que esta especialidade oferece muitas técnicas para formação de equipes. De quebra-gelos a experiências de vinculação, você pode se beneficiar de atividades que ajudam seus funcionários a se verem como parte de um grupo que trabalha em direção a um objetivo comum.

Por exemplo, envolver funcionários em trabalhos de caridade pode proporcionar-lhes a oportunidade de participar juntos para alcançar um objetivo digno.

Você também pode incentivar a formação de equipes por meio de recompensas para os departamentos de indivíduos, pedindo aos grupos que definam suas próprias metas de vendas e produção e capacitando grupos para sugerir soluções para problemas de funcionários.

Recrutamento

Você pode usar a psicologia organizacional para melhorar os métodos de recrutamento. Você faz isso aprimorando seu foco em habilidades e experiência com uma avaliação de quão bem um candidato se encaixa na cultura de sua empresa.

Exemplos incluem a elaboração de perguntas de entrevistas que perguntem sobre atitudes em relação à solução criativa de problemas, trabalhando como um membro da equipe, criando valor para o cliente e mantendo padrões éticos.

Resolvendo Conflitos

Uma solução que você oferece para os conflitos e preocupações dos funcionários pode parecer razoável para você, mas ser atendida com a resistência dos funcionários.

Se você frustrar a resolução de um conflito, você pode contratar um psicólogo organizacional para avaliar a situação. Ao contrário de um mediador, o psicólogo não se concentrará exclusivamente nas questões, mas incluirá preocupações psicológicas, como as necessidades de respeito, dignidade, empoderamento e eficácia.

Psicologia Organizacional e Coaching Para o Bem-estar no Local de Trabalho

Saber o que é psicologia organizacional e coaching é importante, pois são dois campos de atuação empresarial que auxiliam sobremaneira na criação e manutenção de um clima favorável dentro das organizações.

A psicologia organizacional está atualmente em ascensão no campo da psicologia, com crescimento exponencial ao longo dos últimos anos.

Ela concentra-se no bem-estar dos CEOs e funcionários, a fim de promover mentes saudáveis e, consequentemente, melhorar o padrão de produção no trabalho.

Alinha-se com a natureza essencial do positivismo na psicologia e como é imperativo ter uma carreira que mentalmente e emocionalmente satisfaça, nos desafie e nos centralize. A maioria de nós passa quase metade do nosso tempo no local de trabalho, afinal.

Por que é Importante Alcançar a Satisfação no Local de Trabalho?

É essencial ter uma carreira que genuinamente desfrutemos ou que seja satisfatória, e se esses critérios forem estabelecidos e atendidos, então nosso desempenho tende a melhorar, enquanto obviamente ajuda nosso estado mental.

Conforme estudos, existe um estado de “fluxo” na psicologia positiva, que pode ser aplicado em relação à satisfação no local de trabalho.

Esse fluxo se expressa, quando:

“Nós nos engajamos em uma atividade que desfrutamos e que nos dá desafios suficientes para as nossas habilidades, nos tornamos absorvidos nessa atividade e alcançamos um estado de fluxo.”

Consequentemente, se estamos “totalmente focados”, sentimos uma sensação de atemporalidade e clareza interior. Isso, por sua vez, leva a uma “falta de consciência de nós mesmos ou da palavra ao nosso redor”.

Assim, se nos tornamos tão absorvidos em nosso trabalho, então, como diz o velho ditado, o tempo voa. Se nos empenhamos em realizar um trabalho desafiador, isso sustenta nossa felicidade e contribui para o bem-estar geral de nossas vidas.

Alguns autores discutem o comportamento organizacional positivo e procuram afastar-se dos conceitos de negatividade. Em vez de tentar alterar os pontos fracos, eles acreditam que devemos nos concentrar em otimizar os pontos fortes de maneira proativa.

Se formos focados positivamente, isso aumentará a satisfação e, se toda a equipe estiver substancialmente mais satisfeita, é provável que o trabalho em equipe seja realizado com melhor comunicação e abertura a novas ideias.

A noção de trabalho positivo em equipe que leva a uma maior produção, é apoiada por pesquisas recentes. Devido à natureza social inerente dos seres humanos, tendemos a nos reunir em grupos, com duas razões sendo imperativas para um ambiente de trabalho. Estas são por poder e por fatores econômicos.

Por sua vez, acredita-se que, se esses grupos forem coesos, esses objetivos comunitários levarão a uma melhoria na produtividade e prosperidade. Portanto, se for criado um ambiente positivo que facilite relacionamentos saudáveis, o trabalho em equipe provavelmente será mais benéfico do que o trabalho individual.

Todos nós possuímos metas individuais e, se elas não estiverem alinhadas com os objetivos gerais da equipe, haverá dissonância. Assim, o comportamento de cada indivíduo é fundamental para o bem-estar geral e funcionamento do grupo.

O trabalho em equipe como uma dinâmica contínua e interativa, e o comportamento dos membros da equipe faz com que a direção do trabalho seja positiva ou negativa. Assim, o trabalho em grupo efetivo leva a resultados positivos. Um argumento claro para um ambiente de trabalho positivo.

Como a Psicologia Organizacional Pode Ajudá-lo?

Ao utilizar os recursos de psicologia organizacional cada vez mais crescentes, é mais fácil criar uma mudança positiva em seu próprio ambiente de trabalho.

Fale com seu gerente, explique os benefícios de facilitar um local de trabalho cheio de mentes saudáveis ​​e satisfeitas. Por sua vez, se você é o chefe, traga um psicólogo organizacional para examinar os efeitos que seus métodos podem ter em sua própria força de trabalho.

O ideal é viver uma vida: agradável, envolvida e significativa. Se esses três atributos forem aplicados em relação à vida profissional, todos os envolvidos serão indefinidamente mais felizes.

Para aguentar alguma coisa, porque o trabalho pesa apenas para baixo, podemos ser felizes em todos os aspectos de nosso ser – não apenas em nosso tempo ocioso.

No geral, é claro que existe uma relação simbiótica entre psicologia organizacional e psicologia positiva, como direcionar atitudes positivamente, e não focalizar fraquezas ou repercussões claramente leva a uma mentalidade de foco, autoconfiança e realização.

Agora que você já sabe o que é psicologia organizacional, sabe também que ela é essencial para manter o desempenho produtivo, estabelecendo metas e cumprindo as metas que muitas vezes sentimos ser insuficientes. Ao estabelecer metas realistas que giram em torno de suas forças individuais, é muito mais provável que você encontre sucesso.

Para criar uma equipe de alto desempenho, devemos substituir as atividades típicas de gerenciamento, como supervisionar, verificar, monitorar e controlar novos comportamentos, como coaching e comunicação.

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Onde o Coaching Pode Ajudar?

  • Gerenciando o tempo melhor para alcançar o que você quer na vida
  • Decidir o que fazer a seguir em sua carreira dentro da organização
  • Reduzindo o estresse em seu trabalho ou vida
  • Conseguir um melhor equilíbrio entre vida profissional e vida familiar
  • Desenvolver habilidades para crescer ainda mais
  • Melhorando seu relacionamento com um colega específico

 

O coaching foi identificado pelos locais de trabalho como uma liderança crítica e competência de gerenciamento. A retenção também é essencial, e o coaching apoia o desenvolvimento e a satisfação dos funcionários, o que mantém os funcionários valorizados.

Coaching de sucesso agrega valores aos funcionários, que agregam valor às suas organizações dando o melhor de si. Os funcionários querem ser felizes, produtivos e inovadores, e o coaching cria o ambiente onde isso pode acontecer.

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