O que é a Matriz SWOT?

Você já ouviu falar em SWOT? Se você quer administrar um negócio para o sucesso, precisa fazer uma análise regularmente de seus processos, garantindo que esteja operando de forma eficiente, precisa conhecê-la.

Internamente, é necessário que você entenda o que está fazendo bem e onde pode melhorar.

Externamente, você precisa considerar para onde quer levar seus negócios e prever os desafios de mercado emergentes que provavelmente enfrentará.

Existem muitas ferramentas de avaliação de negócios. Uma das mais utilizadas e eficazes é a Matriz SWOT.

Essa análise irá aumentar a conscientização sobre os fatores que influenciam a tomada de uma decisão ou o estabelecimento de uma estratégia.

Neste artigo você vai entender melhor o que é a Matriz SWOT, saberá como utilizá-la para explorar todos os aspectos do seu negócio e criar planos de ação inovadores com este modelo de análise.

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Entendendo a Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para descobrir e examinar diferentes aspectos do seu negócio e organizar suas descobertas em um modelo simples de grade 2X2.

Cada quadrante da grade corresponde a uma letra da sigla SWOT:

  • Strength: forças
  • Weaknesses: fraquezas
  • Opportunities: oportunidades
  • Threats: ameaças

 

Aqui está um detalhamento do que cada palavra significa no contexto de uma Matriz SWOT:

Forças

Os pontos fortes se referem a tudo aquilo que sua empresa já está fazendo bem, os recursos exclusivos que sua equipe possui ou quaisquer vantagens competitivas que você tenha.

Os pontos fortes são fatores internos, então você pode aproveitá-los e usá-los a seu favor.

Fraquezas

Os pontos fracos são áreas em que sua empresa pode melhorar, onde são necessários recursos ou áreas em que seus concorrentes estão superando você.

As fraquezas também são fatores internos, então você pode lidar com elas e superá-las.

Oportunidades

As oportunidades são áreas que você pode aproveitar agora.

Esses podem ser novos recursos disponíveis, tendências emergentes nas quais você pode se apoiar ou quaisquer pontos fortes que você ainda não adotou em sua estratégia.

Assim como as ameaças, as oportunidades são fatores externos, porque estão além do seu controle.

Ameaças

As ameaças são quaisquer fatores externos que possam impactar negativamente sua empresa ou obstáculos que você está enfrentando atualmente.

Geralmente, você pode ter uma noção das ameaças ou da concorrência quando executa uma análise de mercado.

Por ser um fator externo, as ameaças geralmente são elementos que você não pode controlar.

Como as informações são apresentadas em uma grade de fácil leitura, a Matriz SWOT oferece apreciações rápidas e diretas.

E uma vez que tudo está organizado, a condição do seu negócio fica mais fácil de avaliar.

Por que a Matriz SWOT é importante?

A Matriz SWOT pode ajudá-lo a desafiar suposições arriscadas e descobrir pontos cegos perigosos sobre o desempenho de sua organização.

Se você usá-la com cuidado e colaboração, ela pode fornecer novos insights sobre onde sua empresa está atualmente e ajudá-lo a desenvolver a estratégia certa para qualquer situação.

Por exemplo, você pode estar satisfeito com os pontos fortes de sua organização, mas até registrá-los ao lado de pontos fracos e ameaças, pode não perceber o quanto eles não são confiáveis.

Da mesma forma, você provavelmente tem preocupações razoáveis sobre algumas das fraquezas de seus negócios, mas, analisando sistematicamente, pode encontrar uma oportunidade, anteriormente ignorada, que pode ser compensadora.

Quando utilizar a Matriz SWOT?

Não existe hora certa ou errada para fazer uma análise do seu negócio. Há, no entanto, momentos em que esta análise se torna mais necessária e a utilização da Matriz SWOT pode ser particularmente útil.

Aqui estão 4 momentos em que é uma boa ideia olhar para dentro e para fora da sua empresa:

Quando as condições internas dos negócios mudam

Talvez você tenha um novo CEO, sua empresa esteja crescendo rapidamente ou os departamentos estejam sendo reestruturados.

A Matriz SWOT pode fornecer insights que ajudam nas transições e ajustes.

Quando as condições externas do mercado mudam

Novos concorrentes, mudanças nas condições econômicas, regulamentações e outras alterações no mercado podem deixar as empresas precisando de reflexão.

Uma análise pode ajudar a mantê-lo alerta e pronto para enfrentar os desafios que surgirem.

Antes do planejamento estratégico

O planejamento estratégico geralmente envolve novas iniciativas e mudanças na alocação de recursos.

Antes de iniciar o processo de planejamento, é útil conhecer a condição atual do seu negócio ou equipe para que você possa tomar melhores decisões.

De forma programada

Embora a maioria das empresas faça planejamento estratégico a cada poucos anos, é aconselhável fazer utilizar a Matriz SWOT com mais regularidade.

Uma Matriz SWOT rápida em uma base trimestral ou semestral fornecerá informações que você pode usar no curto prazo e trazer para o processo de planejamento estratégico quando for a hora.

Como completar as 4 seções da sua Matriz SWOT

Um dos verdadeiros benefícios de uma Matriz SWOT é a facilidade de conduzi-la. Tudo o que você realmente precisa é uma forma de anotar ideias e olhar diretamente para o seu negócio.

Embora você possa conduzir uma Matriz SWOT por conta própria, realizar essa análise em equipe irá garantir uma abordagem mais ampla.

O brainstorming com outras pessoas pode ajudar a identificar fatores que você talvez tenha deixado passar e esclarecer ideias que não estão totalmente formadas.

Pessoalmente, você pode usar notas adesivas ou um quadro branco para fazer sua análise. Remotamente, você pode considerar utilizar softwares para esse fim.

Depois de desenhar sua grade e reunir sua equipe, comece a trabalhar nos quatro quadrantes de sua Matriz SWOT. Ao fazer o brainstorming, registre as ideias no quadrante equivalente.

Quadrante “S” – Pontos Fortes

O quadrante de força de sua Matriz SWOT incluirá elementos que sua empresa ou equipe está fazendo bem.

Também é importante manter a ideia de que os pontos fortes são fatores sobre os quais você tem controle, para que possa desenvolvê-los mais tarde.

Perguntas a serem feitas para descobrir pontos fortes:

  • O que fazemos bem?
  • O que nossos clientes ou parceiros apreciam em nós?
  • Em que áreas superamos nossos concorrentes?
  • O que há de exclusivo em nossos negócios, produtos ou serviços?
  • Quais ativos possuímos? (propriedade intelectual, tecnologia proprietária, capital)

 

Exemplos de pontos fortes:

  • Temos um excelente suporte ao cliente
  • Oferecemos recursos que nenhuma outra empresa oferece
  • O tráfego do nosso site é superior a 75% dos nossos concorrentes
  • Estamos obtendo um ótimo envolvimento com nossas campanhas de marketing de mídia social

 

Quadrante “W” – Fraquezas

O quadrante de pontos fracos de sua matriz incluirá áreas em que sua empresa ou equipe precisa de melhorias.

Assim como os pontos fortes, a seção de pontos fracos exige que você olhe internamente.

E não importa o que você descubra! Fraquezas são coisas sobre as quais você geralmente tem controle e pode melhorar.

Perguntas a serem feitas para descobrir pontos fracos:

  • O que podemos melhorar?
  • Com o que nossos clientes ou parceiros estão insatisfeitos?
  • Onde estamos atrás de nossos concorrentes?
  • Onde estamos carentes de conhecimento ou recursos?

 

Exemplos de pontos fracos:

  • Nossos processos são ineficientes
  • Nossos clientes acham nosso produto difícil de usar
  • Nosso tráfego orgânico é menor do que nossos concorrentes
  • Não temos recursos para expandir

 

Quadrante “O” – Oportunidades

O quadrante de oportunidades incluirá estratégias ou recursos que você pode usar atualmente.

As oportunidades não são controláveis por você, pois são externas ao seu negócio. Saber onde estão essas oportunidades, no entanto, permite que você se mova em direção a elas.

Perguntas a serem feitas para descobrir oportunidades:

  • Quais tendências emergentes podemos aproveitar?
  • Quais de nossos pontos fortes podem ser valiosos para parceiros em potencial?
  • Que mercados adjacentes podemos explorar?
  • Existem localizações geográficas com menos concorrência?
  • Podemos compartilhar nossa história ou sucessos com o mundo?

 

Exemplos de oportunidades:

• Os clientes querem um produto semelhante ao nosso. Podemos nos adaptar para atender essa necessidade?
• Nosso serviço/produto preenche uma lacuna existente em outras empresas.
• Ninguém vende nosso produto em … (cidade/país). Podemos expandir?
• Acabamos de atingir um marco importante. Podemos obter alguma publicidade positiva?

Quadrante “T” – Ameaças

A seção de ameaças da sua Matriz SWOT incluirá possíveis problemas ou desafios que você pode enfrentar.

Novamente, as ameaças são fatores externos, portanto, são fatores que ocorrem fora do seu negócio. Eles não são controláveis, mas você pode planejar e ficar melhor preparado.

Perguntas a serem feitas para descobrir ameaças:

  • O que a nossa concorrência está fazendo?
  • Como nossas fraquezas podem nos deixar vulneráveis?
  • Para quais tendências de mercado não estamos preparados?
  • Quais questões econômicas ou políticas podem afetar nossos negócios?

 

Exemplos de ameaças:

• Nosso principal concorrente está lançando um produto com características semelhantes.
• O Congresso está discutindo um projeto de lei que afetaria nossos negócios.
• A economia está lutando para se adaptar às novas condições pós Covid-19.
• Não temos orçamento de marketing para competir com nossos concorrentes.

Vantagens da Matriz SWOT

Entre as vantagens de utilizar a Matriz SWOT para análise de negócios, podemos citar:

  • A análise cria uma representação visual dos fatores com maior probabilidade de impactar se o negócio, projeto, iniciativa ou indivíduo pode atingir um objetivo com sucesso.
  • Ao envolver membros experientes da equipe interdisciplinar, uma Matriz SWOT pode encorajar muitas perspectivas e abordagens diferentes.
  • Essa diversidade pode permitir que uma Matriz SWOT aprofunde cada elemento e exponha ideias criativas e problemas negligenciados que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

 

Seleção e planejamento estratégico

A Matriz SWOT é fundamental na formulação e seleção da estratégia. É uma ferramenta forte, mas envolve um grande elemento subjetivo.

É melhor quando usada como guia, e não como receita. As empresas bem-sucedidas se baseiam em seus pontos fortes, corrigem suas fraquezas e se protegem de seus pontos fracos internos e ameaças externas.

Também observam seu ambiente geral de negócios, reconhecem e exploram novas oportunidades mais rapidamente do que seus concorrentes.

A Matriz SWOT ajuda no planejamento estratégico da seguinte forma:

  • É uma fonte de informação para o planejamento.
  • Constrói os pontos fortes da organização.
  • Reverta suas fraquezas.
  • Maximize sua resposta às oportunidades.
  • Supere as ameaças da organização.
  • Ajuda a identificar as competências essenciais da empresa.
  • Auxilia na definição de objetivos para o planejamento.
  • Ajuda a conhecer o histórico da sua empresa, fornecendo dados para que os planos futuros possam ser traçados.

 

A Matriz SWOT fornece informações que ajudam a sincronizar os recursos e capacidades da empresa com o ambiente competitivo em que o negócio opera.

Limitações da Matriz SWOT

Embora um instantâneo SWOT seja importante para entender as muitas dinâmicas que afetam o sucesso, esta análise possui alguns limites, como:

  • A análise pode não incluir todos os fatores relevantes porque alguns pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças podem ser facilmente ignorados ou mal compreendidos.
  • A entrada para cada elemento pode muitas vezes ser empírica ou subjetiva e dar uma perspectiva distorcida.
  • Como ela captura fatores apenas em um determinado momento e não permite como esses fatores podem mudar ao longo do tempo, o insight que a SWOT oferece pode ter uma vida útil limitada.

 

A Matriz SWOT enfatiza o significado dos quatro aspectos, mas não diz como uma organização pode identificar esses aspectos por si mesma.

Outras limitações da Matriz SWOT podem incluir:

  • Aumento de preço;
  • Insumos/matérias-primas;
  • Instalações de pesquisa e desenvolvimento insuficientes;
  • Produtos defeituosos devido ao mau controle de qualidade;
  • Relações laborais precárias;
  • Falta de mão de obra qualificada e eficiente.

 

Falta de priorização

Uma análise SWOT pode ser ineficiente se os líderes não tiverem clareza sobre o que vão priorizar.

A própria ferramenta não faz isso automaticamente, então pode ser difícil decidir o que abordar primeiro.

A SWOT foi projetada para abordar questões pertinentes, de modo que os líderes podem se sentir pressionados a lidar com tudo de uma vez.

Falta de clareza

O que os gestores fazem se um fator é tanto uma fraqueza quanto uma força? Como eles podem gerenciar isso usando SWOT?

Infelizmente, a ferramenta não fornece uma maneira confiável de fazer isso. Os gestores precisam vincular seus valores a fatores que aparecem duas vezes e decidir o melhor passo para abordá-los.

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A análise é subjetiva

Uma Matriz SWOT é tão funcional quanto os dados nela inseridos. Eles refletirão os preconceitos e a experiência do indivíduo que a criou.

Isso impossibilita o recebimento de dados objetivos, de modo que os gestores podem se perguntar se a informação é útil.

Muitas opiniões para abordar

Durante o processo SWOT, é provável que um gestor envolva vários gerentes, chefes de departamento, executivos seniores e até funcionários da linha de frente.

Embora todas as suas opiniões possam ser válidas, é difícil abordar todas as suas contribuições. Portanto, algumas opiniões serão omitidas.

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