Inteligência Interpessoal: Como desenvolver e se destacar no mercado

No mercado de trabalho é essencial desenvolver sua inteligência interpessoal, pois dessa forma você é capaz de se comunicar melhor e cultivar uma boa relação com seus colegas.

Isso é muito importante nas empresas porque assim as equipes se tornam mais produtivas e colaborativas, o que faz com que alcancem melhores resultados.

Algumas pessoas nascem com essa inteligência, mas é possível desenvolvê-la. Para isso você deve se empenhar em se comunicar com as pessoas.

Neste post você vai entender melhor o que é inteligência interpessoal, sua importância e vantagens e como desenvolvê-la.

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O que é inteligência interpessoal?

A inteligência interpessoal é um tipo de inteligência elaborada pelo psicólogo e professor da Universidade de Harvard Howard Gardner em sua teoria das inteligências múltiplas.

Segundo ele existem oito inteligências, entre elas:

  • inteligência lógica: capacidade de lidar com números e usar raciocínio lógico;
  • inteligência musical: capacidade de produzir música, sentir sons e ritmos;
  • inteligência linguística: facilidade com linguagem e palavras;
  • inteligência visual: facilidade em desenhar e reproduzir cenários e objetos por meio do desenho ou em trabalhos em 3D;
  • inteligência intrapessoal: ser capaz de praticar o autoconhecimento e reconhecer seus próprios pensamentos e sentimentos;
  • inteligência corporal: habilidade de controlar movimentos corporais e objetos, como na dança e na prática de esportes;
  • inteligência naturalista: capacidade para interagir com o meio ambiente, seja com plantas e animais;
  • inteligência interpessoal: habilidade de se relacionar com outras pessoas.

 

Qual a importância da inteligência interpessoal?

Ela ajuda as empresas a alcançarem ótimos resultados. Pois assim você se torna capaz de entender melhor o ponto de vista e sentimentos das pessoas.

Dessa forma é possível desenvolver um trabalho mais assertivo que não só será capaz de atender o público almejado como ter uma relação melhor com os colegas de trabalho e auxiliar no engajamento da equipe.

Pois as pessoas que possuem inteligência interpessoal costumam ser mais empáticas, amigáveis, comunicativas e carismáticas, deixando o ambiente mais leve e bem humorado.

Essas pessoas são ótimas líderes e também são capazes de resolver conflitos de forma pacífica, pois sabem se comunicar bem e entender as pessoas ao seu redor.

Isso melhora o clima organizacional, tornando-o mais agradável para que as equipes possam trabalhar com qualidade, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados.

Quais as vantagens da inteligência interpessoal?

Desenvolver a inteligência interpessoal é muito bom tanto para sua vida profissional como pessoal. Vamos conhecer as principais vantagens que você tem em trabalhá-la.

Torna-se uma pessoa mais crítica

Por meio da inteligência interpessoal você se torna capaz de compreender as motivações das pessoas e entender suas reações e comportamentos.

Dessa forma você desenvolve sua capacidade de análise e de crítica, o que pode ser muito útil na hora de tomar decisões.

Aumenta seu networking

O networking é muito importante para um profissional, pois se trata da sua rede de contatos, pela qual é possível trocar experiências, conhecimento e até mesmo receber uma proposta de trabalho.

Quando você aprende a se comunicar melhor acaba conhecendo mais pessoas e assim aumenta seu networking, o que é ótimo para sua carreira.

Constrói relações duradouras

A inteligência interpessoal permite que você crie bons relacionamentos, ajudando suas amizades a durarem mais, pois sua sensibilidade aumenta e você se torna alguém conciliador de conflitos.

Dessa forma se torna agradável e indispensável para se ter como amigo ou companheiro, o que pode gerar relações de confiança e duradouras.

Obtém melhores resultados

Por meio da inteligência interpessoal é possível realizar um bom trabalho em equipe, em que todos dão novas ideias e interagem com qualidade, o que ajuda a gerar melhores resultados.

Mais fácil de se adaptar

No mercado de trabalho há uma grande transição de profissionais que mudam constantemente de cargos e empresas, quando isso acontece é necessário se adaptar.

Se você tem inteligência interpessoal consegue habituar-se melhor às mudanças, porque consegue se relacionar melhor com seus colegas de trabalho e assim se adaptar mais facilmente.

Quais as características de pessoas que têm inteligência interpessoal?

As pessoas que têm inteligência interpessoal apresentam características que as diferem de outras pessoas. Você quer saber se possui as habilidades de uma pessoa que tem esse tipo de inteligência?

Então confira essas características a seguir:

  • tem uma alta capacidade de análise e pensamento crítico, interessando-se em entender os sentimentos humanos;
  • possui capacidade intuitiva capaz de analisar os sentimentos e comportamentos das pessoas;
  • é boa comunicadora, sendo capaz de influenciar e motivar outras pessoas;
  • tem habilidade de mediar conflitos, conseguindo entender diferentes pontos de vista, motivações e necessidades das outras pessoas;
  • é capaz de construir relações duradouras e mantê-las;
  • sabe escutar e entender diferentes pontos de vista, assim tendo um conhecimento maior sobre as pessoas ao seu redor;
  • gosta de atividades em grupo e sociais, tendo facilidade para se relacionar com pessoas de todas as idades, podendo ajustar seu comportamento para interagir com elas;
  • é capaz de estabelecer novas relações sociais, tendo facilidade de criar vínculos sociais saudáveis;
  • gosta de liderar e é capaz de despertar a confiança das pessoas ao redor;
  • é flexível e pode realizar diferentes funções, dependendo da necessidade, pois consegue identificar rapidamente as necessidades e se adaptar a elas.

 

Como desenvolver a inteligência interpessoal?

Você se identificou com alguma das características que citamos? Se acha que precisa trabalhar melhor algumas habilidades, então confira algumas ações que você pode realizar para desenvolver sua inteligência interpessoal.

Interaja com as pessoas

A primeira ação que você deve tomar é se esforçar para se comunicar com as pessoas. Assim você melhora sua habilidade de comunicação.

Você pode começar a fazer isso por meio de uma atividade voluntária ou fazendo teatro, assim você vai conseguir entender melhor as pessoas e desenvolver suas habilidades sociais.

Participe de trabalhos em equipe

Outra boa forma de interagir com as pessoas é participar de trabalhos em equipe, pois isso exige que você se comunique e colabore com os outros, o que vai te ajudar a desenvolver sua inteligência interpessoal.

Relacione-se com pessoas diferentes

Você também deve procurar se relacionar com pessoas com perfis diferentes, podendo ser tímidas, extrovertidas, humildes, arrogantes, bem humoradas ou chatas.

Assim você começará a entender cada tipo de pessoa e poderá compreender o comportamento e forma de pensar de cada uma.

Lidere algum projeto

Estar à frente de um projeto, seja em sua empresa ou mesmo organizar uma viagem, se candidatar a síndico ou organizar um trabalho voluntário pode ajudar você a desenvolver a habilidade de liderança, que é uma das características de quem tem inteligência interpessoal.

Compartilhe seu conhecimento

Quando você ensina alguém, mostrando como se faz algo acaba desenvolvendo sua habilidade de comunicação e entendimento das dificuldades da outra pessoa.

Assim aprenderá comunicar melhor o conhecimento que possui para que o outro seja capaz de compreender.

Faça apresentações

Você também deve se empenhar em realizar apresentações, fazendo uma palestra ou mesmo apresentando um projeto, isso ajudará a melhorar sua capacidade de comunicação.

Pratique empatia

Você deve se esforçar para compreender os sentimentos das pessoas, a melhor forma para isso é se colocando no lugar delas para entender as razões para seu comportamento.

Isso ajudará a desenvolver sua habilidade de análise e pensamento crítico e também a se ajustar na hora de interagir com as pessoas.

Uma boa forma de praticar a empatia é lendo livros e assistindo a séries e filmes, pois dessa forma você vai conhecer visões de diferentes personagens, necessidades e motivações, o que vai te ajudar a entender diferentes pontos de vista.

Tenha bom humor

É importante praticar o bom humor, se empenhar em ser uma pessoa mais descontraída e brincalhona.

Ainda que o ambiente de trabalho seja mais sério é bom ter momentos de humor para relaxar, assim as pessoas se tornam mais receptivas.

Ouça as pessoas

É importante ouvir as pessoas, pois dessa forma você pode compreendê-las melhor e construir sua relação com elas, sabendo como se expressar com cada uma.

Seja flexível

As pessoas costumam ter opiniões diferentes sobre diversas coisas, mas não devemos agir a ferro e fogo.

É essencial ser flexível para ser capaz de encontrar um ponto de vista conciliador e que consiga atender as diferentes opiniões e necessidades.

Observe a linguagem não verbal

É importante saber ouvir, mas você também deve observar os gestos, tom de voz e comportamentos das pessoas.

Assim poderá entender sua linguagem não verbal, que pode ajudar você a perceber as emoções das pessoas, tornando mais fácil encontrar a forma ideal de se dirigir a elas.

Dê feedback

Saber dar feedback de maneira tranquila, sem ofender ou prejudicar a autoestima das pessoas é o ideal.

Pois isso vai ajudar os outros a entenderem seu ponto de vista. Além disso, você deve saber receber feedback e ouvir com atenção a opinião de outras pessoas sobre algo que você fez, o que pode gerar um diálogo saudável e construtivo.

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Agora é com você!

Como você viu neste post, a inteligência interpessoal nada mais é do que a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Ela é muito importante tanto para sua vida profissional quanto social.

Pois assim você é capaz de comunicar seu ponto de vista com facilidade e compreender as outras pessoas, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

Para desenvolver a inteligência interpessoal é preciso que você realize algumas ações, como:

  • interagir com as pessoas;
  • participar de trabalhos em equipe;
  • relacionar-se com diferentes tipos de pessoas;
  • liderar projetos;
  • compartilhar seu conhecimento;
  • fazer apresentações;
  • praticar empatia;
  • ter bom humor;
  • ouvir as pessoas;
  • ser flexível;
  • observar a linguagem não verbal;
  • dar feedback.

 

Dessa forma você poderá se relacionar melhor tanto com seus colegas de trabalho quanto as pessoas que fazem parte da sua vida pessoal e social, podendo se desenvolver melhor em sua carreira e sendo capaz de construir relações saudáveis e duradouras.

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