Experiência do Candidato: O tópico mais popular em RH hoje

O que é mais importante para quem procura emprego atualmente? Salários e bons benefícios estão no topo da lista, é claro, mas que outros fatores podem atrair o interesse dos candidatos?

Se você trabalha com recursos humanos, certamente já ouviu falar sobre a importância da “experiência do candidato”. Este é um tópico popular entre os profissionais de RH hoje.

Mas o que isso realmente significa, por que é importante e o quanto esse fator pode interferir nas etapas do processo?

Essas são perguntas críticas a serem respondidas se você deseja criar uma marca de bom empregador.

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O que é a “experiência do candidato”?

A experiência do candidato foi definida de várias maneiras, mas essencialmente pode ser vista como o todo coletivo das interações e da percepção de um candidato a emprego, durante o processo de recrutamento e seleção.

Ele abrange todos os pontos de contato que o candidato tem com sua empresa, desde a descrição da vaga, aprender sobre o histórico, produtos, cultura da empresa, até se candidatar ao emprego e passar pelo processo de seleção.

Essas interações incluem qualquer comunicação que um candidato receba de mensagens sobre sua marca, sistemas ou colaboradores atuais.

Com base nessa definição, a experiência do seu candidato consiste basicamente em:

  • Seu site de carreira;
  • Seus anúncios de emprego;
  • O processo de candidatura;
  • Qualquer comunicação do seu sistema de rastreamento de candidatos;
  • Seu processo de entrevista;
  • Comunicação com profissionais de RH, membros da equipe e liderança;
  • Notificações sobre o status da inscrição do candidato;
  • Forma de rejeição de candidato.

 

A experiência do candidato já começa na própria descrição da vaga. A forma como ela é apresentada é fundamental para garantir de início uma experiência positiva.

Uma vaga com um título claro, bem descrita, contendo todas as atribuições inerentes ao cargo evitando futuras surpresas, as competências necessárias etc., faz com que o candidato entenda exatamente o que precisará oferecer, caso escolha se candidatar.

O processo seletivo é o início de um possível relacionamento que deve estar alicerçado na confiança, no respeito, na integridade, na experiência, comunicação aberta e transparente, trazendo para as características do processo o fator principal que é a humanização.

Independente da quantidade e dos tipos de tecnologias utilizadas para a realização do recrutamento e seleção, a proximidade entre o candidato e a empresa são fundamentais para tornar o processo o mais humano possível.

É importante também ressaltar a importância do tipo de feedback que será dado ao candidato que não foi selecionado para a vaga.

Características de uma experiência positiva do candidato

Em geral, uma experiência positiva oferece uma comunicação clara, honesta e consistente.

Quando você se comunica de maneira eficaz com os candidatos em cada etapa do processo de recrutamento, é muito mais provável que eles tenham uma experiência satisfatória com a sua empresa.

Mais especificamente, uma experiência positiva do candidato geralmente:

  • Define expectativas realistas para o trabalho e ambiente de trabalho;
  • Comunica sua proposta de valor para o funcionário;
  • Dá ao candidato todos os detalhes do emprego e recursos de que ele precisa;
  • Oferece um processo de inscrição fácil e compatível também com dispositivos móveis;
  • Trata os candidatos com respeito em todas as fases;
  • Oferece uma experiência de entrevista agradável;
  • Faz a transição suave de candidatos a empregos selecionados para novos funcionários;
  • Mantém um processo gentil e respeitoso de rejeição de candidatos;
  • Oferece aos novos colaboradores tudo que precisam para ter sucesso em suas funções, como por exemplo, treinamento adequado.

 

Benefícios da experiência positiva de um candidato

Proporcionar uma experiência positiva ao candidato pode melhorar seus resultados de recrutamento de várias maneiras.

Alguns resultados poderão ser:

1. Você irá atrair mais inscrições

Se o seu processo for simples e objetivo, mais candidatos irão se candidatar as suas vagas. Reduzindo a duração do processo de inscrição para cinco minutos ou menos, as taxas de conversão irão aumentar.

Um site de carreiras otimizado para celular pode ajudar você a atrair mais candidatos.

2. Sua competitividade aumenta

Se você simplificar a experiência do candidato, poderá conquistar os melhores talentos, antes que seus concorrentes o façam.

Causar uma ótima primeira impressão, pode aumentar o desejo deles de trabalhar na sua organização.

3. Amplia a consciência da marca

Quando você oferece uma experiência distinta ao candidato, ele não só comentará sobre isso com outras pessoas, mas também poderá divulgar nas redes sociais.

Isso gera consciência positiva para a marca de empregador e atinge o consumidor, o que pode levar a mais candidatos a empregos e ainda mais clientes.

O tipo de experiência do candidato afeta mais do que apenas ele. Também desempenha um papel significativo nos resultados de recrutamento e no negócio como um todo.

É importante lembrar que a responsabilidade pelo que vivencia um candidato durante o processo de recrutamento e seleção não é apenas dos recrutadores.

Os gerentes de contratação, entrevistadores e todos os funcionários desempenham um papel fundamental para ajudar os candidatos a tomarem a decisão de ingressar na organização.

Cada interação é importante. Os recrutadores sabem disso, mas nem sempre é fácil conseguir a adesão de toda a equipe.

Dicas para proporcionar uma experiência de sucesso aos candidatos

No caso de a empresa ter um aplicativo para inscrições, verifique se ele é simples e prático. A maioria dos candidatos abandonará uma experiência ruim, caso o aplicativo seja de preenchimento extenso ou complexo.

Você sabe como é o seu processo de inscrição? Preencha como se você fosse um candidato. Veja quanto tempo é utilizado e se as perguntas são relevantes.

Talvez seja o momento de revisar seu processo, começando com o sistema de rastreamento de candidatos.

A maioria dos candidatos considera que as descrições dos cargos não são claras. Existe diferença entre como empregadores e candidatos percebem as descrições de cargos.

Certifique-se de que as descrições do cargo estejam trabalhando a favor da empresa e não contra.

Você pode realizar uma verificação rápida da qualidade de suas descrições de cargo perguntando-se: “Isso se aplica a qualquer empresa?”

Caso sim, você provavelmente está se concentrando em uma lista genérica de habilidades, o que pode atrair os principais candidatos, mas ao mesmo tempo os não qualificados.

Em vez disso, descreva funções que enfoquem os resultados. Destaque, por exemplo, o que o candidato deve alcançar em um determinado período de trabalho.

A clareza proporciona aos candidatos uma forte experiência, antes mesmo de iniciar o processo seletivo.

A experiência negativa em fechar o ciclo com os candidatos prejudica suas chances futuras com eles.

A maioria dos candidatos ficam desencorajados a considerar outras vagas de emprego relevantes em uma empresa que não os notificou sobre o status de sua candidatura.

Muitos processos de recrutamento geram dúvidas e ansiedade, não deixando claro, por exemplo, quando os resultados serão divulgados ou como será a próxima etapa.

Mesmo que um candidato não se enquadre imediatamente, você pode ter uma vaga para ele no futuro.

Certifique-se de fornecer todas as informações relevantes durante o processo, com uma comunicação que mostre seu respeito por eles, quer você os contrate ou não.

Os candidatos valorizam seu feedback. Os talentos tem mais probabilidade de considerar sua empresa para uma oportunidade futura quando você oferece feedback construtivo.

Tão importante quanto fechar o ciclo, é dar feedback sobre a entrevista. Os candidatos se lembrarão de que você os valorizou o suficiente não apenas para responder sim ou não, mas também para fornecer informações sobre sua decisão.

As avaliações online são uma grande parte da jornada do candidato. A maioria lê pelo menos seis avaliações, antes de formar uma opinião sobre uma empresa.

Se você negligenciar a experiência do candidato, os futuros candidatos descobrirão por meio de sites de avaliação online.

E como muitos atualmente fazem suas pesquisas online antes de se inscreverem, as críticas negativas irão prejudicar sua capacidade de recrutar os melhores talentos.

Principais causas de uma experiência ruim para o candidato

As consequências da experiência ruim de um candidato são devastadoras, tanto para o seu processo de recrutamento quanto para a imagem da marca de sua empresa.

Nos últimos anos, o termo “experiência do candidato” se tornou um dos mais importantes chavões de RH no recrutamento e o tópico mais enfatizado do marketing de recrutamento.

Mas por que todo mundo está falando sobre a experiência do candidato?

A experiência do candidato não é apenas uma moda passageira. Existe uma necessidade real disso.

De acordo com pesquisas, quase 60% dos candidatos tiveram uma experiência ruim no processo de recrutamento e seleção.

As 3 causas mais comuns, são:

1. Falta de resposta dos empregadores

Esta é a frustração que está em primeiro lugar, no que diz respeito a uma experiência negativa por parte dos candidatos.

Fornecer um encerramento para cada candidato não precisa ser um processo demorado e exaustivo!

Como corrigi-lo:

  • Comunique-se em cada etapa do processo;
  • Use modelos de e-mail para recrutadores;
  • Use um sistema de rastreamento de candidatos para automatizar tarefas repetitivas;

 

2. Processo complicado de candidatura a emprego

Outro ponto, são os formulários muito longos ou complicados. A maioria dos candidatos desistem no meio do preenchimento de formulários de emprego online devido à sua extensão ou complexidade.

Se você deseja fornecer uma ótima experiência ao candidato e parar de perder talentos, é necessário otimizar seu site de carreira.

Como corrigi-lo:

  • Permita várias opções de inscrição, como por exemplo, permita que seus candidatos se inscrevam apenas enviando seu currículo ou por meio de seus perfis de mídia social;
  • Automatize a análise de currículo para eliminar formulários de inscrição longos;
  • Reduza seus formulários de inscrição. Inclua apenas as perguntas que são absolutamente necessárias;
  • Se você tiver muitas vagas de emprego, adicione uma barra de pesquisa ao seu site de carreiras;
  • Elimine a criação de contas para se inscrever.

 

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3. Entrevista desagradável

Uma entrevista de emprego desagradável pode fazer com que os candidatos desistam de seu processo de recrutamento.

Como corrigi-lo:

  • Use modelos de e-mail de convite de entrevista para informar os candidatos sobre todos os detalhes necessários;
  • Conduza o tipo certo de entrevista, considerando fatores como a vaga e as competências necessárias.
  • Faça apenas perguntas relacionadas ao trabalho, com ética e profissionalismo;
  • Defina, planeje e implemente uma estratégia para a realização da entrevista;
  • Treine seus entrevistadores para uma entrevista profissional e agradável.
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