Etarismo nas Empresas: Entenda o que é e como lidar

Para muitos de nós, a idade é apenas um número. Envelhecer não afeta negativamente nosso desempenho, produtividade ou habilidades. Infelizmente, várias empresas não veem as coisas dessa forma.

Quando as empresas julgam os candidatos com base na idade, praticando assim o etarismo, elas perdem um pool de talentos altamente experientes, bem como os benefícios e habilidades exclusivos que os trabalhadores mais experientes podem trazer.

Continue lendo para saber o que é etarismo no local de trabalho e os prejuízos que pode ter na cultura da empresa. Veja também, como lidar e prevenir que isso ocorra em seus negócios.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é etarismo nas empresas?

Etarismo no local de trabalho é quando um candidato ou funcionário é discriminado por causa de sua idade.

Embora o preconceito de idade possa ser experimentado por trabalhadores mais jovens e mais experientes, ele geralmente afeta aqueles com mais de 45 anos de idade.

Isso inclui qualquer coisa, desde negar candidatos porque eles estão perto da aposentadoria até atribuir responsabilidades que são de um funcionário mais experiente a um trabalhador mais jovem.

O preconceito de idade nos locais de trabalho é impulsionado por deduções imprecisas sobre funcionários com mais idade serem lentos, teimosos e inexperientes com tecnologia.

Pode ocorrer em qualquer um dos seguintes momentos:

  • Descrições de emprego;
  • Entrevistas;
  • Reuniões de funcionários;
  • Eventos sociais.

A discriminação em função da idade não é apenas uma atitude injusta, para dizer o mínimo. Ela também impacta negativamente o ambiente de trabalho.

Quando você nega uma chance a alguém por causa da idade, reforça rótulos negativos e pode perder um ótimo funcionário.

Exemplos de etarismo nas empresas

O etarismo nem sempre é óbvio. Muitos empregadores descartam involuntariamente os trabalhadores mais experientes durante o processo de contratação.

Para atrair candidatos de todas as idades, é importante reconhecer os diferentes tipos de preconceito de idade durante o recrutamento.

Descrições de emprego

A discriminação de idade nas descrições de cargos pode ser clara. Por exemplo, algumas empresas podem anunciar que estão procurando trabalhadores jovens ou recém-formados.

No entanto, em outros casos, a linguagem etarista pode ser sutil. Palavras que indicam viés de idade incluem as seguintes:

  • Conhecedor de tecnologia;
  • Nativo digital;
  • Flexível;
  • Enérgico;
  • Ativo;
  • Alto potencial.

Se você tiver alguma dessas palavras em suas descrições de trabalho, considere removê-las, para que você possa atingir uma base maior de candidatos.

Triagem de candidatos

O etarismo na fase de triagem é mais comum do que muitos empregadores imaginam.

Você pode estar promovendo inadvertidamente o preconceito de idade se rejeitar candidatos pelos seguintes motivos:

  • Data de formatura na faculdade com mais de 20 anos;
  • Currículo com mais de três páginas;
  • Falta de presença nas redes sociais;
  • Endereço de e-mail que termine em @hotmail.com ou @aol.com.

Para garantir que seu processo de triagem seja inclusivo, considere todos os candidatos.

Não peça datas importantes nas inscrições e esteja aberto a currículos de tamanhos variados.

Além disso, não presuma que um candidato não possui as habilidades certas ou terá dificuldades em aprender com base em um e-mail desatualizado ou na falta de mídia social.

Muitos trabalhadores mais experientes estão confortáveis ​​com a mudança e ansiosos para assumir novos desafios.

Entrevistando

A discriminação por idade é mais proeminente durante o processo de entrevista. Muitos empregadores julgam sutilmente os candidatos fazendo as seguintes perguntas:

  • Quando você espera se aposentar?
  • Você se sente confortável trabalhando para um gerente mais jovem?
  • Você consegue acompanhar as demandas de tecnologia da nossa empresa?
  • Onde você se vê em cinco ou 10 anos?
  • Você tem alguma doença crônica ou outros problemas de saúde?

Para combater o etarismo nas empresas durante as entrevistas, evite fazer perguntas relacionadas à idade da pessoa, como o ano de nascimento ou a data de formatura.

Se possível, use um painel de entrevistas com idades diversas e faça a cada candidato as mesmas perguntas. Isso dá a todos uma chance justa de impressionar.

Como ocorre o etarismo no local de trabalho?

Mesmo que uma empresa tome medidas para reduzir o preconceito de idade durante o processo de contratação, a discriminação ainda pode ocorrer depois.

Veja algumas situações de discriminação por idade nas empresas e como você pode evitá-las.

Ignorar candidatos com mais idade para promoções

Incentivos no local de trabalho, como aumentos, bônus e promoções, são tipicamente um reflexo do desempenho de um indivíduo.

No entanto, eles podem indicar preconceito de idade se você frequentemente rejeitar trabalhadores com mais idade em favor de trabalhadores mais jovens.

Para determinar se você tem algum caso de etarismo, faça uma auditoria das estatísticas de pagamento, bônus e promoção.

Em seguida, examine o processo de avaliação de seu funcionário para garantir que ele seja padronizado para todos os funcionários com funções de trabalho semelhantes.

Fazendo falsas suposições

Muitas noções preconcebidas, como pessoas mais velhas tendo dificuldade com tecnologia, são falsas.

No entanto, se você não abordá-las, isso pode impedir oportunidades aos funcionários com mais idade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o etarismo pode guiar as decisões de um gerente:

  • Atribuir um projeto a um funcionário mais jovem porque envolve tecnologia;
  • Recusar-se a treinar um funcionário ou dar-lhe oportunidades de aprendizagem;
  • Supor que um funcionário com mais idade tenha certas opiniões ou crenças políticas.

Para evitar que preconceitos privem os trabalhadores de receberem as mesmas oportunidades, avalie cuidadosamente as responsabilidades de trabalho de todos.

Se você perceber que alguns projetos são constantemente negados a funcionários mais experientes, converse com seus supervisores.

Também pode ajudar, se você fornecer sessões de treinamento baseadas em habilidades para todos os trabalhadores.

Assédio flagrante e comentários etaristas

O preconceito de idade pode se manifestar na forma de provocações lúdicas sobre a idade, aparência ou planos de aposentadoria de alguém.

Também pode ser mais agressivo, como pressionar um funcionário a se aposentar ou chamá-lo de ultrapassado ou antigo.

Se você perceber funcionários fazendo piadas ou comentários sobre a idade de alguém, é importante agir. Comunique claramente suas políticas antiassédio.

Se os problemas persistirem, considere criar um programa de treinamento em diversidade ou entrar em contato com sua equipe jurídica para obter orientação.

Ação disciplinar injusta

Ação disciplinar desproporcional é uma tática comum usada por empregadores que querem se livrar de um funcionário com mais idade, mas não têm um motivo justo para demiti-lo.

Em vez disso, eles vão repreender injustamente o funcionário para reduzir suas responsabilidades no trabalho ou até mesmo incentivá-lo a pedir demissão. Aqui estão alguns exemplos:

  • Manter padrões excessivamente altos para funcionários com mais idade;
  • Aceitar apenas que os funcionários mais jovens cometam erros;
  • Gritar ou retirar benefícios após um erro que pode ser consertado.

Essas questões geralmente decorrem de cargos de gestão. Antes de contratar alguém para um cargo de supervisor, certifique-se de que ele seja informado sobre as suas políticas de tolerância zero ao etarismo.

Isolando trabalhadores mais velhos

Quando você planeja eventos e passeios da empresa altamente ativos, como torneios e esportes mais radicais, pode estar naturalmente excluindo trabalhadores mais velhos.

Em vez disso, opte por atividades de formação de equipes que possam ser apreciadas por pessoas de todas as idades, como uma aula de culinária ou um desafio de queda de ovo.

Mesmo que o etarismo nas empresas muitas vezes passe despercebido, ele pode impactar negativamente todos os aspectos do seu negócio.

Estar atento a como a discriminação por idade aparece no processo de contratação e no local de trabalho é o primeiro passo para interrompê-la.

Vantagens de contratar trabalhadores com mais idade

A discriminação por idade no local de trabalho decorre de equívocos sobre as habilidades e dedicação dos trabalhadores mais velhos.

Na realidade, existem vários benefícios em contratar e reter funcionários de todas as idades. Aqui estão algumas das muitas vantagens:

Maior lealdade

Embora os jovens profissionais possam estar abertos a diferentes carreiras, os trabalhadores mais velhos geralmente têm uma ideia mais estabelecida do que querem fazer.

De acordo com pesquisas, os baby boomers, nascidos entre 1957 e 1964, tiveram aproximadamente 12 empregos de 18 a 52 anos. No entanto, quase metade desses empregos foi antes dos 25 anos.

Isso indica que, à medida que os trabalhadores envelhecem, é mais provável que permaneçam na mesma empresa.

Experiência valiosa

Muitos trabalhadores passaram décadas desenvolvendo experiência e habilidades relevantes para o setor.

Empregar pessoas com altos níveis de especialização pode aprimorar seus negócios e até mesmo ajudar a melhorar as habilidades de trabalhadores menos experientes.

É comum que funcionários com mais idade sirvam como mentores no local de trabalho.

Além de acumular experiência, os trabalhadores com mais idade costumam estabelecer redes de clientes e contatos que podem ser úteis para o seu negócio.

Por exemplo, se você administra uma empresa de marketing, contratar um funcionário que tenha conexões com clientes em potencial pode compensar no futuro.

Perspectivas e ideias diferentes

Assim como raça, gênero, religião e orientação sexual, a idade é um fator importante na construção de equipes diversificadas.

O aumento da diversidade no local de trabalho tem sido associado a maior criatividade, engajamento e produtividade dos funcionários.

Manter um local de trabalho diversificado também incentiva múltiplos pontos de vista, o que leva a uma melhor tomada de decisão e resolução de problemas.

Por exemplo, a perspectiva de um homem de 60 anos pode fornecer informações que um funcionário mais jovem não pode.

Ter mais perspectivas no seu negócio aumenta o potencial de inovação e sucesso.

Consequências do etarismo no mercado de trabalho

O preconceito de idade no local de trabalho tem um sério impacto nos ambientes de trabalho de empresas grandes e pequenas.

Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais os mitos sobre trabalhadores mais velhos afetam negócios e indivíduos.

Empresas perdem experiência

Não é nenhum segredo – com a idade vem a experiência. Um trabalhador mais jovem não possui o extenso conhecimento que um trabalhador mais experiente adquiriu ao longo do tempo.

Os empregadores que não oferecem oportunidades aos trabalhadores mais velhos perdem uma experiência valiosa.

Eles tendem a ser mais maduros e confiantes em suas habilidades do que os mais jovens.

Essa mentalidade é crucial para fazer as coisas de maneira correta e eficiente. Também ajuda uma empresa a manter uma reputação de integridade e experiência no setor.

O envelhecimento no local de trabalho aumenta os desafios para uma empresa que está tentando crescer.

Os trabalhadores mais velhos muitas vezes atuam como mentores para os funcionários mais jovens, ensinando-lhes os prós e contras da posição.

Quando isso ocorre, os empregadores podem gastar menos tempo microgerenciando sua equipe e mais tempo em tarefas que fazem crescer um negócio.

Ao mesmo tempo, os funcionários mais jovens adquirem as habilidades de que precisam para ter sucesso e progredir na empresa.

Empresas perdem trabalhadores

As pessoas querem trabalhar em um ambiente acolhedor. O etarismo cria um ambiente de trabalho negativo.

Embora alguns trabalhadores possam não ser diretamente afetados pelo preconceito de idade, a discriminação causa desconfiança dentro da empresa.

Os funcionários mais jovens começarão a se perguntar se serão o próximo alvo ou simplesmente não vão querer trabalhar para uma empresa que permite a discriminação.

Se uma empresa promove o preconceito de idade no local de trabalho, é provável que haja uma perda de produtividade e um aumento na rotatividade.

O moral baixo e a incapacidade de manter uma força de trabalho consistente dão ao negócio poucas chances de sucesso a longo prazo.

3 Setores onde o etarismo é mais comum

Embora isso aconteça em todos os ramos de atividade, há setores específicos em que o preconceito de idade é mais frequente.

Essas organizações são conhecidas por terem uma média de idade mais baixa entre os funcionários, e algumas delas já se envolveram com ações judiciais relacionadas à idade.

Negócios e finanças

Muitos profissionais do setor de negócios e finanças atestam que o etarismo é comum no setor. Eles sentem que não são levados a sério por causa de sua idade.

Alguns são discriminados porque são muito jovens, enquanto outros sentem que enfrentam discriminação porque são muito velhos.

Os empregadores do setor comercial e financeiro acham que funcionários muito jovens podem não permanecer tempo suficiente no setor.

Outros enfrentam preconceito de idade porque não têm o mesmo nível de experiência de seus colegas mais velhos.

Funcionários antigos enfrentam preconceito de idade no setor de negócios e finanças porque os empregadores acham que estão velhos demais para aprender coisas novas.

Tecnologia

A indústria de tecnologia é um dos setores que tem uma péssima reputação de preconceito de idade.

Os empregadores geralmente preferem trabalhadores jovens em vez de trabalhadores experientes.

De acordo com um estudo feito com 18 empresas de tecnologia conhecidas, apenas três tinham uma idade média de funcionários acima de 33 anos.

O etarismo no setor de tecnologia ocorre de várias formas. Os funcionários enfrentam inúmeras dificuldades para provar que ainda não são um “dinossauro da indústria”.

Em um processo de etarismo contra uma empresa de tecnologia, uma mulher disse que foi repetidamente negligenciada para promoção, enquanto oportunidades eram dadas a trabalhadores mais jovens com menos experiência.

Ela também afirmou ser excluída de jantares com clientes importantes e oportunidades de vendas semanais. Suas reclamações ao CEO foram consideradas como “não sendo úteis”.

Marketing e propaganda

Os consumidores mais velhos têm alto poder aquisitivo. Isso pode fazer você acreditar que os anunciantes irão direcionar para eles seu marketing e propaganda.

No entanto, este não é o caso. Na verdade, não apenas esse grupo demográfico é evitado, mas também é caricaturado em muitas imagens de marketing.

Nos Estados Unidos, por exemplo, enquanto mais de 30% da população tem mais de 50 anos, esse grupo aparece apenas em 15% dos anúncios.

Mesmo em anúncios, as pessoas mais velhas costumam ser mostradas em casa e serão retratadas como funcionários improdutivos.

Mais de 60% dos trabalhadores do setor de marketing, publicidade e relações públicas têm menos de 45 anos.

A idade média é de 40 anos. Com esses tipos de estatísticas, fica claro por que os consumidores mais velhos costumam ser negligenciados nas mensagens de marketing.

Os especialistas acreditam que os funcionários mais jovens costumam estar associados a um nível mais alto de criatividade e aptidão tecnológica.

Trabalhadores mais velhos costumam ser vistos como menos inovadores e incapazes de fazer anúncios criativos.

Conclusão

O etarismo geralmente afeta os trabalhadores idosos.

Quaisquer medidas para eliminar o preconceito devem se basear em descobertas de auditoria relacionadas à idade e considerar as necessidades de todos os trabalhadores afetados.

Uma vez que a organização tenha uma visão clara de sua posição inicial, ela pode considerar quais intervenções podem ser mais relevantes e eficazes.

Cada organização terá necessidades diferentes: não haverá uma solução única para todos.

Qualquer que seja a abordagem adotada, será importante medir sua eficácia ao longo do tempo e não apenas presumir que a introdução de uma ou mais mudanças significa que o problema foi resolvido.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pesquisar

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!