Employee Value Proposition: Uma estratégia de marca empregadora

Você já ouviu falar em Employee Value Proposition ou EVP? Toda organização quer contratar e reter os melhores talentos. As empresas não podem mais pensar que apenas existir é suficiente. Elas precisam de excelência para sobreviver.

Há um tempo atrás, quando olhávamos para o que tornava as organizações excelentes, geralmente pensávamos nos ativos fixos, como o local, maquinários, equipamentos, produtos e tecnologia, por exemplo.

Os empregadores descobriram que, embora todos esses ativos sejam importantes e contribuam à sua maneira para o sucesso de um negócio, existe um outro elemento que está acima de qualquer outro na sua importância: são as pessoas!

Na realidade atual, 90% do mercado de trabalho é orientado por candidatos, o que significa que os empregadores precisam trabalhar mais para atrair talentos de qualidade e reter funcionários.
Imagine uma situação em que você precisa “vender” empregos para indivíduos que têm muitas ofertas de trabalho.

Mas nesse mercado tão competitivo, como fazer para que os candidatos “comprem” as suas vagas? A resposta pode estar na EVP – Employee Value Proposition.

Neste artigo, vamos explorar o que significa EVP e como essa prática pode ser benéfica para sua organização.

 

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EVP – Employee Value Proposition – O que é?

A Employee Value Proposition (EVP) entrou no radar de um número crescente de organizações.

Esta expressão significa Proposta de Valor do Empregado e representa a promessa que você faz como empregador para seus colaboradores, em troca do seu trabalho.

Essa promessa envolve a soma de todos os benefícios e recompensas que os funcionários recebem da organização para a qual trabalham.

É o arranjo único de benefícios que um funcionário obtém em troca de suas habilidades, capacidades e experiências que transmite a uma organização.

Seu EVP é o núcleo da sua marca empregadora e deve caracterizar a substância de sua organização e por que ela é única.

O conceito de EVP como o conhecemos hoje foi formado a partir da ideia de marketing conhecida como “Unique Value Proposition”, ou seja, o valor que a empresa oferece aos clientes que a diferencia dos concorrentes.

Da mesma forma, um EVP é o valor único que uma empresa pode oferecer a seus funcionários. Um EVP também deve mudar o foco da remuneração para outras coisas, como caminhos de desenvolvimento de funcionários, programas internos de recompensa e reconhecimento.

A marca do empregador e o EVP andam de mãos dadas, pois a marca do empregador é sua reputação externa e o EVP é sua oferta interna.

São as coisas tangíveis que atraem candidatos e os melhores talentos para o seu negócio, garantindo que sua força de trabalho permaneça.

Isso faz você se destacar em relação aos concorrentes e mostra que você se preocupa com seus funcionários.

Por que é importante ter um Employee Value Proposition?

Quando você está oferecendo a alguém um emprego, deve se perguntar quais elementos de sua cultura você gostaria de apresentar ao candidato.

O que diferencia sua empresa das demais? O que você tem para oferecer que a concorrência não tem?

Esses elementos poderão garantir a contratação dos melhores talentos, além de conquistar a lealdade e o engajamento de seus colaboradores.

É importante entender que um EVP não se trata apenas de um exercício de marketing para melhorar a imagem externa da sua empresa.

Esses programas podem ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários, melhorar os lucros, proporcionar uma ótima experiência aos colaboradores e construir um local de trabalho inclusivo.

Pesquisas mostram que as organizações com EVPs relevantes são capazes de diminuir a rotatividade em quase 70%.

Criar um EVP forte pode aprimorar a sua marca empregadora, tornando sua empresa uma opção mais desejável para os principais candidatos.

Como é um bom EVP?

Quando bem feito, um EVP oferece uma visão abrangente de cada função, certificando-se de que seja atraente para os candidatos e mostra a eles mais sobre a cultura da empresa, garantindo que sejam adequados desde o início.

Um EVP considera alguns fatores, como:

Contém elementos para atrair diferentes públicos

Um bom EVP contém diferentes elementos para atrair funcionários de diferentes idades, gêneros, culturas e funções.

As pessoas não são iguais, então você precisa criar uma oferta ampla que possa atrair pessoas diferentes com necessidades diferentes.

É construído em torno de princípios que irão realmente envolver, atrair e reter

Para garantir que um EVP gere o máximo de resultados, você precisa construí-lo em torno de causas que realmente engajem, atraiam e retenham o talento que você deseja.

Você também deve certificar-se de que seu EVP esteja alinhado com os objetivos e metas gerais da sua empresa.

Ainda mais importante é torná-lo exclusivo. Pense no que você pode oferecer que ninguém mais pode. Isso é o que irá diferenciá-lo dos demais.

Desenvolvido a partir dos funcionários

Não há melhor maneira de descobrir o que os funcionários querem do que perguntar a eles.

Para desenvolver um EVP forte e realista, você deve primeiro entender quais percepções sua equipe existente e candidatos têm sobre a marca e a cultura da sua empresa. Por exemplo:

  • Por que os candidatos em potencial são atraídos para a empresa?
  • O que eles mais valorizam na sua empresa?
  • Por que eles ficam?
  • Por que eles saem?

 

Essas informações podem ser coletadas por meio de pesquisas com funcionários, grupos focais e entrevistas de desligamento, bem como por meio de feedback de ex-funcionários e candidatos a emprego.

Os EVPs mais bem-sucedidos são construídos a partir do levantamento da sua força de trabalho para descobrir o que eles gostariam que fosse oferecido a eles, o que eles apreciam na sua oferta ou se sugerem melhorias a partir de sua oferta atual.

Ao construí-lo em torno de seu pessoal, você pode garantir que seu EVP seja realmente útil e motivador para os atuais ou futuros funcionários, que provavelmente terão necessidades e interesses semelhantes.

Mas no mundo dos negócios, sabemos que uma boa proposta deve beneficiar todas as partes envolvidas.

Então, ao criar seu EVP, você precisa considerar os objetivos e necessidades da sua empresa.

Considere o seguinte ao criar seu EVP:

  • Ele está alinhado com as metas e objetivos gerais da organização?
  • O seu EVP é exclusivo da sua empresa?
  • Mostra aos potenciais funcionários como é a realidade do seu ambiente de trabalho?
  • Ele orienta um caminho para o crescimento futuro da empresa e colaboradores?
  • Você pode comunicá-lo de forma clara e simples?

 

Responder a estas questões vai orientá-lo na criação da sua proposta de valor do empregado.

E quais são os benefícios do Employee Value Proposition?

Um EVP relevante deve levar em conta três importantes fatores:

Cultura da empresa

Um EVP não é apenas uma estratégia para vender suas vagas, mas uma declaração sobre a cultura da sua empresa.

Se você está passando por um esforço de rebranding e tentando alterar sua reputação, ter um EVP atraente funcionará como um plano de mudanças que você está implementando.

Também ajuda a criar uma forte marca de pessoas, podendo se tornar uma das principais razões pelas quais sua empresa é conhecida.

Quando você pensa em empresas como Google ou Apple, você pensa em suas ótimas ofertas – o que significa que eles têm funcionários fazendo fila para trabalhar para eles.

De muitas maneiras, um EVP é o primeiro passo na construção de um local de trabalho moderno e progressivo, pois enfatiza o envolvimento dos funcionários.

É um sinal para candidatos e colaboradores de que o bem-estar da força de trabalho está no topo das prioridades de sua organização.

Atrair novos talentos

De acordo com um estudo recente realizado pela Glassdoor, 4 em cada 5 trabalhadores prefeririam ter acesso a mais benefícios e incentivos do que um aumento salarial.

Esta é uma mudança radical no mercado de trabalho e mostra que os trabalhadores não valorizam apenas o dinheiro. Além disso, aumentar os salários não é viável para a maioria das empresas.

Se você está com dificuldades em atrair os candidatos certos para as funções, é provável que haja algo de errado com seu EVP ou você não tenha um.

Para um candidato realmente querer trabalhar em uma empresa, ele precisa ser atraído por uma visão positiva de como será sua vida naquele ambiente.

Se eles não conseguem se ver realizados dentro de sua organização, não importa quanto dinheiro você ofereça, eles provavelmente recusarão sua oferta.

Reduzir a rotatividade

Todos sabemos que existe um grande problema de lealdade entre os trabalhadores mais jovens. Eles provavelmente passarão por vários empregos diferentes em sua vida, significando o fim da “lealdade à empresa”.

Os empregadores que não levarem em conta as necessidades de sua força de trabalho sentirão de forma muito rápida os efeitos negativos desse comportamento.

Um EVP criado de forma consciente, considerando as aspirações dos trabalhadores e as limitações do negócio, pode gerar engajamento.

5 itens para incluir em seu EVP – Employee Value Proposition

Se você está começando do zero, ou mesmo se está apenas procurando melhorar seu EVP atual, aqui estão cinco aspectos que devem sempre ser incluídos:

Uma mostra de quem você é

Quem você é como empresa é uma das maiores considerações que influenciarão um candidato a considerar sua oferta.

Naturalmente, se sua empresa é conhecida como um lugar “divertido e empolgante” para trabalhar, as pessoas irão querer trabalhar para você.

Essa imagem atrai candidatos e significa que você pode escolher entre os melhores talentos.

Inclua informações de como é o ambiente social do trabalho, como é a vibração e em que se baseia a cultura da sua empresa.

Políticas como animais de estimação no escritório ou um código de vestimenta informal geralmente podem atrair as pessoas.

Portanto, se você tiver práticas divertidas ou diferenciadas, destaque-as para mostrar como é a rotina da sua empresa.

Seus colaboradores

Quem compõe sua força de trabalho? Eles são uma extensão da cultura da sua empresa, portanto, um EVP deve sempre fazer alusão à composição social do escritório.

Você deve demonstrar que tipo de pessoa é um bom ajuste cultural. Eles são barulhentos, vivazes, ou focados e analíticos?

Seja qual for a característica que você esteja procurando em um candidato, é importante defini-la de forma muito clara.

A pior coisa que você pode fazer é contratar um candidato realmente qualificado, que não se enquadra na missão e cultura da empresa.

Pior ainda é um novo contratado que se sente isolado e sozinho. Isso levará a uma rotatividade rápida e à publicidade negativa, prejudicando sua reputação de empregador.

A progressão

“Onde esse trabalho irá me levar?” Isso é algo que todo candidato quer saber com antecedência.

Se você puder mostrar os passos que ele poderá seguir no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento, sua proposta será muito mais atraente.

Ter caminhos de progressão claros mapeados em um EVP criará expectativas positivas em um mercado de trabalho tão competitivo.

A rotina diária

Apesar de sua importância, a rotina do dia a dia é muitas vezes esquecida ao entrevistar potenciais funcionários.

Mas, na verdade, isso pode ser uma das coisas que mais interessam a eles, pois afeta-os diretamente. Uma breve explicação de como seria um dia normal é uma parte valiosa do processo de recrutamento.

Do ponto de vista dos candidatos, é bastante difícil visualizar como eles se sentiriam no trabalho sem essa informação.

Se eles tiverem uma ideia do que a empresa espera em termos de resultados e o que eles irão vivenciar, o processo de contratação será mais simplificado.

Do ponto de vista de um empregador, também lhe dará a oportunidade para mostrar uma imagem de como é um dia de trabalho.

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As vantagens

Não é exagero dizer que isso pode favorecer ou prejudicar uma oferta, já que o acesso aos benefícios da empresa é agora uma prioridade para as pessoas que ingressam no mercado de trabalho.

Além disso, mais adiante, a fidelidade à empresa depende de ter um sistema de benefícios ou recompensas amadurecido.

Pela importância que tem aos olhos de seus funcionários, seu EVP deve ser uma vitrine de todos os diferentes e desejáveis benefícios que você tem a oferecer.

O valor agregado dos benefícios que sua empresa oferece é a parte mais atraente de um EVP e também é a área em que você pode realmente se diferenciar dos concorrentes.

Ter um esquema de ciclo para o trabalho, horários flexíveis ou descontos em lojas, mercados, farmácias, por exemplo, é uma maneira clara de demonstrar que você está colocando a satisfação e as necessidades dos seus funcionários em primeiro lugar.

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