15 Melhores Dinâmicas de RH e Como Aplicá-las Corretamente

As dinâmicas de RH são usadas com diferentes objetivos: conhecer a opinião sobre um produto ou seus principais problemas, tomar uma decisão comum ou mostrar, como se fosse um laboratório, certas habilidades de um grupo de pessoas interagindo entre si.

As dinâmicas de RH em um processo de seleção permite conhecer certas atitudes, comportamentos e habilidades desejáveis para a posição entre os candidatos.

Os recursos humanos agilizam muitas tarefas rotineiras de manutenção de registros e automatizam vários processos relacionados às equipes da sua organização.

Também fornece uma estrutura para gerenciar áreas de supervisão, como recrutamento e retenção de colaboradores, administração de benefícios, treinamento, revisões de desempenho e gerenciamento de mudanças.

As atividades  do setor podem incluir tarefas, como:

  • Administrar estruturas organizacionais;
  • Manter informações abrangentes sobre o trabalhador desde a contratação até a aposentadoria;
  • Definir e administrar planos de benefícios;
  • Estabelecer e monitorar políticas de ausência;
  • Implementar e rastrear o gerenciamento de tempo baseado em perfil e gerar informações e exportar para um sistema de folha de pagamento;
  • Gerenciar competências do trabalhador;
  • Revisar o desempenho e implementar as metas do trabalhador;
  • Configurar, fornecer e analisar cursos de treinamento;
  • Recrutar os trabalhadores e acompanhar os candidatos.

 

Além dessas tarefas, esse setor é responsável pela aplicação e análise de resultados de práticas conhecidas como dinâmicas de RH, orientadas para o recrutamento e seleção, integração de novos contratados, desenvolvimento de equipes, engajamento de colaboradores, entre outras.

Função das Dinâmicas de RH

Essas práticas são uma ferramenta essencial para melhorar o trabalho em grupo dentro de qualquer empresa, independentemente do setor em que ela opera e do tamanho do negócio.

Quando falamos de dinâmicas, estamos nos referindo a técnicas de grupo, atividades e jogos diversos, em que a participação de todos os membros é necessária e com a qual eles pretendem atingir objetivos específicos, planejados com antecedência. Isto é, não são atividades escolhidas aleatoriamente.

Algumas dessas técnicas visam promover o conhecimento entre os membros do grupo, melhorando a comunicação, fortalecendo sua confiança ou promovendo a colaboração entre eles, enquanto outras são mais voltados para a geração de novas ideias, melhorando a tomada de decisões ou aumentando a criatividade do grupo ou indivíduo.

Benefícios das Dinâmicas de RH

As dinâmicas não são um simples jogo para entreter sua equipe e passar um tempo agradável dentro ou fora da empresa. Na realidade, estas são técnicas que favorecem a coesão e o trabalho em grupo, e é por isso que elas são ideais para o desenvolvimento dentro do local de trabalho.

Entre tantos outros benefícios, podemos citar alguns mais proeminentes, como:

  • Ajuda você a conhecer melhor sua equipe

Através das dinâmicas de RH, você pode conhecer os membros de sua equipe um pouco melhor, seus gostos, ideias, preferências e habilidades.

  • Melhora os relacionamentos entre os membros da equipe

Graças às dinâmicas e às técnicas de conhecimento, confiança e cooperação, é possível que os membros da equipe se conheçam um pouco melhor e que as relações entre eles melhorem. Dessa forma, mais positivo será o ambiente de trabalho e os resultados da sua empresa.

  • Promove o aprendizado e o desenvolvimento de capacidades

Outra vantagem das dinâmicas RH é que elas permitem que você pratique novas situações e coloque novas funções em um ambiente descontraído e divertido.

Graças à prática, os membros da equipe aprendem novas táticas, novas maneiras de resolver conflitos, de encontrar soluções, de enfrentar situações, enquanto aprimoram suas habilidades.

  • Promove a produtividade

A melhoria das relações entre os membros da equipe e o desenvolvimento de suas habilidades, fazem com que a produtividade também seja afetada de forma positiva.

  • Economiza tempo e recursos

Qualquer dinâmica para recrutamento e seleção economiza tempo e recursos para a empresa, pois vários candidatos participam simultaneamente do mesmo processo.

Exemplos de Dinâmicas de RH

As dinâmicas melhoram as relações entre membros de uma mesma equipe ou equipes diferentes, gerando aumento de produtividade, engajamento e retenção, além de auxiliar na contratação dos melhores talentos para a organização.

No caso de recrutamento e seleção, é uma ferramenta de avaliação que permite observar o comportamento dos candidatos em situações simuladas.

As técnicas aplicadas permitem avaliar as diferentes habilidades e competências, como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de comunicação, liderança ou motivação.

Existem diferentes dinâmicas de RH, dependendo do que queremos buscar nos candidatos ou do que queremos incentivar em nossa equipe. Entre elas, podemos citar alguns exemplos, como:

1 – Dinâmicas para recrutamento e seleção

Este modelo de dinâmica representa uma das melhores metodologias de seleção de pessoal, pois é possível ver muitos aspectos de cada candidato.

Nessas dinâmicas, podemos verificar a capacidade de trabalhar em equipe, reconhecer um caráter decisivo ou diplomático, detectar maior aptidão para liderar ou proatividade, entre muitos outros aspectos.

Estes são alguns exemplos de dinâmicas de grupo que você pode aproveitar em sua empresa:

2 – Fórum de Opinião

Uma das dinâmicas de RH tradicional é o fórum de opinião. Consiste em uma exposição pessoal a um problema, que pode estar relacionado ao trabalho ou ser completamente aleatório. Por exemplo, algumas empresas levantam questões criativas como o que fazer em um naufrágio.

Os candidatos participantes geralmente começam apresentando-se – antes ou durante o fórum – e apresentam, um por um, sua opinião sobre a questão levantada.

3 – Discussão de posições opostas

O debate é geralmente uma das dinâmicas mais eficazes para a seleção de pessoal, pois permite identificar o grau de adaptação de cada candidato.

Consiste na abordagem de uma questão polêmica, que normalmente tem pontos de vista opostos. Os participantes são divididos em dois grupos de prós e contras, e devem defender sua posição dentro de um tempo limitado, independentemente da sua verdadeira opinião.

4 – Mesa redonda entre candidatos

Uma das melhores dinâmicas para analisar a natureza conversacional, cooperativa e decisiva dos candidatos ao cargo, é a mesa redonda.

Essa dinâmica consiste nos participantes levantarem argumentos sobre um tópico sugerido pelo intermediador, no momento que são solicitados. Os candidatos devem se expressar com respeito mútuo e demonstrar a capacidade de defender sua própria posição ou reconhecer outra ideia melhor, com a qual estariam dispostos a colaborar.

5 – Trabalho em grupo ativo

Esta dinâmica para seleção de pessoal pode ser abordada do ponto de vista teórico, que normalmente é chamado de painel, bem como de forma prática.

Consiste na abordagem de um problema fictício relacionado ao trabalho ou, se possível, de um problema real, que podem ter de enfrentar com frequência.

Em grupos, eles devem abordar a situação para resolvê-la satisfatoriamente, aproveitando e demonstrando seu conhecimento e / ou experiência no setor.

Dinâmicas para integração de novos contratados

O processo de indução ou acolhimento é mais importante do que parece. Nos primeiros dias de trabalho, a iniciativa e o comprometimento das pessoas ou, ao contrário, a desmotivação, podem vir à tona.

É importante demonstrar aos novos colaboradores a importância deles para a organização. Algumas dinâmicas utilizadas, são:

6 – Dinâmica das afinidades e semelhanças

Por mais únicos que todos possamos ser, cada um de nós também apresenta algumas semelhanças com outras pessoas e, claro, com nossos colegas de trabalho.

A ideia e objetivo da dinâmica das afinidades é justamente buscar similaridades entre os participantes e conectá-los pelo que eles têm em comum.

Como realizar

Conforme o tamanho do grupo, divida-o em duplas ou em trios, e peça que eles se questionem sobre seus gostos pessoais e profissionais, anotando pelo menos duas ou três características que compartilham mutuamente.

Além de divertida, esta dinâmica proporciona maior integração entre os colaboradores, quebra o gelo inicial, permite que conversem e se conheçam um pouco melhor e possam reconhecer afinidades em seu colega.

Na prática, além de criar abertura para que se conheçam mais, o exercício trabalha a capacidade de buscar união, a importância da comunicação, do respeito e da simpatia.

7 – Dinâmica rodada de entrevistas

A criatividade é o que nos permite fazer a mesma coisa de modo diferente. Ao invés de propor uma simples conversa, dê a eles a oportunidade de serem repórteres por um dia para conhecerem seus colegas de forma diferente.

A dinâmica da rodada de entrevistas é bem divertida, pois propõe a integração das pessoas de um modo diferenciado por meio de perguntas. Assim, é possível que todos se conheçam um pouco melhor, exercitem a arte de perguntar, sem que a dinâmica se torne algo cansativo.

Como realizar

Será necessário ter uma cadeira, de preferência giratória, para que o entrevistado possa sentar-se e os demais possam fazer um círculo ao seu redor. O tempo deve ser de um a dois minutos para cada um.

Os participantes, por sua vez, devem ser incentivados a fazer perguntas sobre os hobbies do colega, sua formação profissional, departamento onde atua, porque escolheu sua profissão, experiências na área e as atividades que realiza em seu dia a dia, por exemplo.

Assim que todos tiverem sido entrevistados, a equipe deve ser convidada a falar sobre a experiência e a compartilhar o que aprendeu com a entrevista coletiva. O objetivo final é que todos possam se conhecer melhor e quebrar a barreira da falta de conhecimento sobre quem o outro é e o que faz.

8 – Dinâmica dois círculos 

Música de livre escolha. Peça aos participantes que se dividam em dois círculos, sendo um dentro do outro, ambos com a mesma quantidade de pessoas. 

Quando a música começar a tocar, cada círculo deverá girar para um lado. 

Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar a quem ficou a sua frente. Esta dinâmica deverá ser repetida até que todos tenham se apresentado. 

Dinâmicas para motivar e engajar

De acordo com estudos, entre todos os trabalhadores do mundo, apenas 13% estão comprometidos com o seu trabalho. Isso significa que 87% da força de trabalho do planeta está propensa a ter baixa produtividade, mudanças constantes de emprego ou estar em uma empresa todos os dias que não o motiva o suficiente.

Existem vários fatores que influenciam uma pessoa a se envolver totalmente com a empresa que o contratou. No entanto, as organizações que alcançam esse envolvimento, obtém alto desempenho e lealdade de seus membros.

Algumas dinâmicas de RH podem ser utilizadas para impulsionar o interesse e o engajamento dos colaboradores. Entre elas, estão:

9 – Brainstorming

Trata-se de expressar livremente ideias sem que ninguém faça julgamentos, e em um curto espaço de tempo, porque o imediatismo é muito criativo. É válido decidir o design de um livro, ou pensar o nome de uma nova gama de produtos. É uma técnica muito versátil.

As ideias que surgem são anotadas e posteriormente analisadas para considerar a viabilidade de sua aplicação.

10 – O comunicador

Dinâmica para melhorar a comunicação. Uma pessoa designada pelo mediador deve desenhar um objeto ou paisagem, usando figuras geométricas, linhas, letras e tantos elementos quanto desejar.

Todos os membros da equipe também têm sua folha de papel e lápis, e o artista, cujo desenho está oculto dos outros, fornece apenas dicas e os membros devem conseguir reproduzir o desenho originalmente feito.

A partilha nos permite perceber que as diferenças também são criatividade e também a importância da clareza em nossas comunicações.

11 – Philips 6/6

O grupo é dividido em mini grupos de seis pessoas que durante 6 minutos devem conversar para encontrar uma solução relacionada a qualquer problema da organização ou desenvolver uma proposta.

Cada grupo tem um porta-voz, e ideias concretas e consensuais são fornecidas, que serão posteriormente compartilhadas. O papel do mediador é anotar todas as conclusões e encorajar o intercâmbio entre os grupos.

12 – Balão de ar quente

Nesta dinâmica, uma situação é proposta: um meteorito cai no oceano criando uma onda gigante que submerge todos os continentes do planeta.

Cinco pessoas da organização ou sua equipe são salvas porque estavam voando em um balão. Depois de algumas horas, o balão começa a perder ar, mas avistam uma ilha e a única maneira de o balão chegar à ilha é dispensar um dos ocupantes.

Um debate deve ser estabelecido para decidir quem deixará o mundo. Cada um dos participantes tem uma função atribuída: um padre, um jornalista, uma enfermeira, um assessor político, um professor da escola primária e um cientista.

A decisão deve ser tomada por unanimidade. Nenhum dos participantes pode deixar o mundo voluntariamente e todos devem apresentar seus argumentos. Esta é uma das dinâmicas de RH mais divertida e polêmica que existe.

13 – Caso de êxito

Essa técnica propõe uma atividade que é o estudo de um caso de sucesso que tenha ocorrido em qualquer setor de atividade da empresa. Trata-se de analisar os elementos que levaram ao sucesso e aprender com essa situação.

14 – O cliente insatisfeito

A equipe terá que se colocar no lugar de um cliente insatisfeito e irritado. O objetivo será convencer o cliente, representado por uma pessoa da equipe, a sair realizado.

Inteligência emocional será fundamental para saber como compensar o cliente com produtos ou serviços da empresa. Além disso, neste teste soluções criativas podem surgir para serem aplicadas na realidade.

15 – Quem sou eu

Cada membro da equipe representa um animal por meio do mimetismo. O restante deve adivinhar qual animal está sendo representado. Em seguida, são discutidas as possíveis melhorias de se expressar.

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