O Segredo Para Criação de Descrições de Cargos Eficientes

As descrições de cargos incluem dados básicos relacionados ao trabalho, úteis para anunciar uma vaga específica e atrair um conjunto de talentos.

Inclui informações como cargo, local do trabalho, relatórios para e dos colaboradores, resumo do trabalho, natureza e objetivos de um trabalho, tarefas e deveres a serem executados, condições de trabalho, máquinas, ferramentas e equipamentos a serem utilizados por um candidato a emprego e riscos envolvidos nele.

As descrições de cargos servem para articular os perfis dos candidatos nos processos de seleção na consecução dos objetivos da organização, o que significa que eles devem fazer parte da estratégia da mesma.

Essas descrições definem funções, permitem uma divisão bem-sucedida do trabalho e atribuem responsabilidades dentro da organização.

Para qualquer vaga de emprego é necessário definir os cargos com precisão, a fim de encaixar a pessoa certa no lugar certo. Isso ajuda o empregador e o colaborador a entender exatamente o que precisa ser entregue e como.

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Objetivo Das Descrições De Cargos

O principal objetivo é coletar dados relacionados a uma atividade mais específica, utilizados principalmente no caso de recrutamento e seleção. Ajuda a atrair, direcionar, recrutar e selecionar o candidato certo para o emprego certo. Além disso:

  • Ajuda os candidatos a analisar se são elegíveis para se candidatar a uma vaga específica ou não;
  • Ajuda a equipe de recrutamento de uma organização a entender qual nível de qualificações, qualidades e conjunto de características devem estar presentes em um candidato para torná-lo elegível para a vaga.
  • Fornece informações detalhadas sobre qualquer trabalho, incluindo responsabilidades, habilidades técnicas e físicas desejadas, capacidade de conversação, etc.;
  • Ajuda na seleção do candidato mais apropriado para um trabalho específico;
  • Definem um trabalho totalmente e orientam o empregador e o candidato sobre como proceder em todo o processo de recrutamento e seleção.

 

As descrições de cargos são extremamente relevantes para criar um ajuste correto entre trabalho e talento, avaliar o desempenho e analisar as necessidades de treinamento e medir o valor de um trabalho específico.

Como Elaborar As Descrições De Cargos

Para fazer as descrições de cargos, devemos observar os seguintes aspectos:

Objetivos

Os objetivos dessa posição na empresa e o papel que ela desempenha devem ser detalhados.

Disponibilidade para viajar ou mudança de domicílio

Existem cargos que exigem muita disponibilidade para viajar. Alguns podem até exigir que o trabalhador se mude para um local que não é sua residência habitual.

É muito importante que isso seja detalhado, porque nem todos estão dispostos a fazer isso, por isso é preferível saber antes da entrevista de emprego.

Relacionamento com outros departamentos

Por exemplo: "Você interagirá com o CEO da empresa para discutir a agenda da reunião. Também com o departamento de contabilidade para ajudar no faturamento".

Conhecimentos e habilidades

Nas descrições de cargos é necessário definir os requisitos propriamente ditos para a execução das tarefas, como:

  • Bacharel em Administração de Empresas;
  • Conhecimentos básicos de contabilidade;
  • Pelo menos um ano de experiência profissional em posições semelhantes;
  • Experiência em gerenciamento de estoque e armazém.

 

Outras observações e requisitos

  • Veículo próprio;
  • Horário;
  • Faixa salarial;

 

Algumas ofertas também incluem requisitos de idade.

Formulário De Descrições De Cargos

Um formulário de descrição geralmente é feito no formato de tabelas, com  alguns gráficos, podendo conter as seguintes informações:

  • Organograma: é desenhado um pequeno organograma da empresa onde está localizada a posição descrita;
  • Missão: é como o objetivo da posição. É uma frase que detalha em geral o que é desejado alcançar com essa posição;
  • Responsabilidades e funções: as atividades que deverão ser exercidas;
  • Ferramentas: todas as máquinas, ferramentas e equipamentos que o trabalhador deverá saber usar são nomeadas aqui;
  • Conhecimento e experiência: requisitos exigidos para o cargo.

 

Competências

Nas descrições de cargos é possível mencionar as competências exigidas ou desejáveis para a posição, como por exemplo:

  • Espírito comercial;
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Compromisso;
  • Resolução de conflitos;
  • Empatia;
  • Proatividade;
  • Assertividade;
  • Persuasão;
  • Trabalho em equipe.

 

Benefícios De Elaborar Descrições De Cargos

As contribuições fornecidas por essa prática se traduzem em benefícios para a empresa e o colaborador. Aqui, compartilhamos os que consideramos mais relevantes:

  • Serve de guia para o recrutamento e seleção de pessoal de maneira mais eficaz;
  • É uma referência para a alocação de remuneração, conhecendo as responsabilidades e a carga de trabalho de cada posição;
  • Dá clareza ao colaborador no desempenho de suas funções, conhecendo as expectativas de seu trabalho;
  • Funciona como base para medir o desempenho dos colaboradores de maneira objetiva e transparente;
  • Identifica os requisitos de treinamento e aprendizado que a posição pode exigir;
  • Ajuda a ter uma estrutura organizacional clara e definida, evitando assim sobreposições entre diferentes cargos, ou seja, concentra os esforços de maneira eficaz;
  • É uma ferramenta muito importante para complementar a implementação dos planos de sucessão da empresa;
  • Serve como base para o desenho de planos de remuneração e incentivo para os colaboradores.

 

As descrições de cargos são essenciais para o gerenciamento adequado do talento humano, pois ajudam a maximizar seu potencial e produtividade.

Uma definição correta das tarefas e responsabilidades, bem como as competências que cada um de seus colaboradores deve apresentar de acordo com o cargo, é essencial para ter a equipe de trabalho apropriada e de acordo com as necessidades da empresa.

Dessa forma, eles podem agregar valor e contribuir para a consecução dos objetivos de negócios.

Erros A Serem Evitados Nas Descrições De Cargos

As descrições de cargos geralmente são elaboradas pelo departamento de Recursos Humanos, com a participação de lideranças e executivos.

No caso de empresas que não possuem esse departamento, os próprios empregadores podem elaborar o documento. De qualquer forma, é importante estar atento para evitar alguns erros comuns ao criarem as descrições de cargos, como:

Usar terminologia interna

Seu banco de dados pode ser conhecido em toda a sua empresa, mas exigir este domínio na descrição da vaga não fará sentido para candidatos externos. Atenha-se aos requisitos amplamente reconhecidos para atrair o maior público possível.

Não envolver todas as partes interessadas

As especificações mais exatas são produzidas com a participação de várias áreas diferentes da empresa. Quando você definir ou melhorar o que um papel implica, faça-o com a contribuição de Recursos Humanos, gerenciamento de linha e colaboradores com uma função semelhante.

Ser irreal

A descrição do trabalho deve ser uma representação precisa dos antecedentes necessários para desempenhar a função, não uma lista de desejos impossíveis de todas as habilidades que você gostaria que os candidatos tivessem.

Usar linguagem discriminatória

Embora quase sempre involuntário, o uso de certas palavras e frases em uma descrição de cargo pode ser interpretado como discriminatório e limitar o grupo diversificado de candidatos que procuram empresas.

Não fazer análises frequentes

As empresas estão em constante evolução. Para que a descrição do trabalho reflita essas mudanças nos requisitos, idealmente, ela deve ser revisada todos os anos e corrigida quando apropriado.

Reservar um tempo para preparar uma descrição exata do trabalho pode ser essencial para atrair, contratar e reter colaboradores de forma contínua.

Exemplos De Descrições De Cargos - Melhores Práticas

Todo recrutador conhece o valor de uma descrição de cargo eficaz e bem formulada. Muitas vezes, as descrições de cargos serão o primeiro contato real dos candidatos com sua empresa.

Eles tomarão a decisão de se candidatar à sua vaga ou sairão em busca de melhores oportunidades.

Os modelos podem ser uma ferramenta poderosa para qualquer recrutador, por isso, tenha pelo menos alguns exemplos prontos para compartilhar com sua equipe.

Isso pode ajudar a fornecer uma linha de base das informações exigidas por um candidato, estruturar sua divulgação inicial por meio de quadros de empregos e acelerar seu processo de promoção.

Conheça alguns exemplos mais populares de descrições de cargos, utilizados na divulgação de vagas.

 

Cargo: Gerente estratégico

Descrição do trabalho

Estamos à procura de um experiente líder de estratégia. Você trabalhará diretamente com equipes de nível executivo para garantir que os objetivos, relatórios e métricas diários estejam alinhados diretamente com os objetivos da empresa. Além disso, você deverá:

  • Avaliar novos modelos de negócios e relacionamentos corporativos;
  • Negociar modelos de negócios complexos, parcerias, transações e outros acordos comerciais;
  • Identificar e direcionar oportunidades alcançáveis ​​no mercado;
  • Definir claramente estratégias de longo prazo para alcançar os objetivos da empresa;
  • Examinar a lucratividade de cada produto e linha de negócios para redirecionar recursos;
  • Utilizar habilidades em gerenciamento de projetos para liderar grandes equipes nos processos de mudanças;
  • Desenvolver métodos para motivar e inspirar as partes interessadas;
  • Alavancar redes profissionais para obter recursos críticos;
  • Fornecer materiais de treinamento para proprietários de processos que precisam de suporte.

 

Benefícios do trabalho

  • Salário compatível;
  • Licença por doença, pessoal e parental;
  • Cuidado de crianças e idosos;
  • Plano de saúde;
  • Planos de aposentadoria;
  • Desenvolvimento profissional.

 

Requisitos do trabalho

  • Experiência em planejamento estratégico e análise de negócios;
  • Capacidade de liderar, inspirar e motivar equipes;
  • Fortes habilidades de apresentação e negociação;
  • Excelente comunicação verbal e escrita;
  • Diploma em Administração de Empresas ou campos relevantes.

 

Cargo: Consultor de desenvolvimento de negócios

Descrição do trabalho

Estamos à procura de um consultor de desenvolvimento de negócios, conhecedor e experiente. Você deverá busca novos negócios para diferentes clientes. Além disso, você deverá:

  • Desenvolver negócios com as contas atribuídas;
  • Criar planos de desenvolvimento estratégico, incluindo pipeline de vendas ativo e implementação, para criar novos negócios lucrativos;
  • Acompanhar e relatar o progresso com a implementação do plano estratégico, orçamentos de clientes e previsões contínuas;
  • Treinar a equipe de desenvolvimento de negócios em diferentes fases do ciclo de vendas e atender às metas dos projetos;
  • Realizar análises para determinar oportunidades no mercado;
  • Avaliar a lucratividade dos produtos e ofertas de serviços existentes;
  • Melhorar os negócios existentes, aumentando a lucratividade e a satisfação do cliente;
  • Gerenciar negócios desde a negociação até o fechamento;
  • Monitorar a implementação de contratos, desde o desempenho, condições de pagamento do cliente até as condições de entrega;
  • Criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes.

 

Benefícios do trabalho

  • Salário compatível;
  • Licença por doença, pessoal e parental;
  • Cuidado de crianças e idosos;
  • Plano de saúde
  • Planos de aposentadoria;
  • Desenvolvimento profissional.

 

Requisitos do trabalho

  • Capacidade de trabalhar de forma independente, com pouca ou nenhuma supervisão;
  • Dedicação ao desenvolvimento dos negócios dos clientes;
  • Derivar a energia de enfrentar desafios e fornecer soluções acionáveis;
  • Ter excelente comunicação verbal e escrita;
  • Ter, no mínimo, 3 anos de experiência em gerenciamento de negócios ou funções relacionadas;
  • Apresentar histórico comprovado de sucesso no desenvolvimento de negócios;
  • Ter diploma em Administração de Empresas ou outros campos relevantes.

 

Cargo: Gerente de recrutamento

Descrição do trabalho

Estamos à procura de um líder de recrutamento criativo. Você deverá ter uma ética de trabalho forte e usar uma abordagem entusiasta para encontrar candidatos qualificados para as empresas. Além disso, deverá:

  • Desenvolver e implementar estratégias, táticas e procedimentos de recrutamento;
  • Comunicar metas e objetivos de recrutamento com os recrutadores;
  • Treinar os recrutadores para realizar pesquisas de currículo em bancos de dados externos;
  • Manter o banco de dados interno de candidatos, por exemplo, atualizar informações de contato, localizações geográficas dos candidatos e disponibilidade para novos trabalhos;
  • Comunicar-se com a equipe para determinar a eficácia dos planos de recrutamento;
  • Pesquisar e recomendar novas fontes para o recrutamento de candidatos ativos e passivos;
  • Criar redes para encontrar candidatos qualificados;
  • Revisar os candidatos para avaliar suas qualificações e se eles atendem aos requisitos da posição;
  • Preparar relatórios semanais para os clientes mostrando as tarefas em andamento, o número de candidatos pesquisados ​​e o número de candidatos qualificados encontrados;
  • Revisar as descrições dos trabalhos e outros materiais relacionados.

 

Benefícios do trabalho

  • Salário compatível;
  • Licença por doença, pessoal e parental;
  • Cuidado de crianças e idosos;
  • Plano de saúde
  • Planos de aposentadoria;
  • Desenvolvimento profissional.

 

Requisitos do trabalho

  • Excelentes habilidades organizacionais e atenção aos detalhes;
  • Um histórico comprovado de gerenciamento de recrutadores para vários clientes;
  • Forte conhecimento de práticas, métricas e diretrizes de recrutamento;
  • Excelentes habilidades de liderança e gerenciamento de projetos;
  • Excelente comunicação verbal e escrita;
  • Diploma em Recursos Humanos ou áreas relevantes.

 

Casrgo: Consultor de gerenciamento

Descrição do trabalho

Estamos à procura de um consultor de gestão altamente motivado. Você deverá pensar em problemas complexos e oferecer soluções diversas que sejam viáveis. Além disso, deverá:

  • Usar diferentes metodologias de gerenciamento de projetos para concluir os projetos;
  • Realizar avaliações para identificar as necessidades do cliente;
  • Usar métricas de desempenho para medir o escopo do problema;
  • Determinar possíveis soluções para o problema do cliente;
  • Testar a solução em um pequeno grupo para avaliar a eficácia antes da implementação em larga escala;
  • Implementar a solução em toda a organização;
  • Avaliar a eficácia da solução após um determinado período de tempo;
  • Trabalhar com consultores internos e externos e outros especialistas;
  • Organizar workshops e outros eventos para desenvolver a adesão em toda a organização;
  • Enviar os relatórios e as conclusões do projeto para a equipe de gerenciamento.

 

Benefícios do trabalho

  • Salário compatível;
  • Licença por doença, pessoal e parental;
  • Cuidado de crianças e idosos;
  • Plano de saúde
  • Planos de aposentadoria;
  • Desenvolvimento profissional.

 

Requisitos do trabalho

  • Ter 5 anos de experiência como consultor de gestão ou funções relevantes em consultoria e gerenciamento operacional;
  • Forte conhecimento em metodologias de gerenciamento de projetos e gerenciamento de mudanças;
  • Excelentes habilidades de resolução de problemas e treinamento;
  • Forte pensamento conceitual e analítico;
  • Boa perspicácia social;
  • Excelente comunicação verbal e escrita;
  • Diploma em Administração de Empresas ou campos relevantes.

 

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