Como um CRM de vendas pode aumentar a produtividade da sua equipe

Para elevar os resultados da sua empresa, independente do nicho em que ela atua, é fundamental aumentar a produtividade da sua equipe. Essa tarefa não é fácil, mas um CRM de vendas é essencial para otimizar os seus resultados. Ele funciona como uma linha de metrô que permite que a empresa se desloque do ponto A ao B, evitando engarrafamentos, em direção ao seu crescimento.

O CRM de vendas é capaz de analisar os dados colhidos e oferecer um diagnóstico sobre seus clientes e suas vendas. Com isso, é possível melhorar e aprimorar os pontos certos para aumentar o desempenho em todas as etapas de uma venda. 

Inclusive, não fazer uso de software assim pode ser o principal fator que está te impedindo de atingir os resultados almejados e as metas estabelecidas.

Descubra agora o que é um CRM de vendas e como ele pode aumentar a produtividade da sua equipe.

O que é um CRM de vendas?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um sistema que permite registrar e organizar todos os contatos que um cliente ou possível cliente venha a ter com a sua empresa. Porém, a sua definição vai mais além.

Estamos na era da transformação digital, das novas tecnologias, e também na era do cliente. Atualmente, existe um foco muito grande na experiência do cliente, que é um conceito de extrema importância e que foi construído a partir da evolução do relacionamento entre o cliente e as marcas.

Diante dessa realidade, o CRM tem a proposta de ser uma ferramenta tecnológica, um processo e uma estratégia centrada no cliente

Essas plataformas se encontram entre as tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras que podemos encontrar para empresas, já que usam informações dos clientes para gerenciar leads, contas e oportunidades de vendas. E tudo isso no mesmo lugar.

Como um CRM de vendas funciona?

Mas como essa ferramenta funciona na prática? Quando um vendedor entra em contato com um possível cliente, ele armazena dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e faz uma descrição de cada interação que ele venha a ter com essa mesma pessoa. Dessa forma, todos esses dados ficam reunidos em um mesmo lugar.

Porém, o CRM não é apenas uma lista de contatos. Com todas essas informações armazenadas, essa plataforma é capaz de fazer integração com outras ferramentas de gestão e gerar relatórios. 

Um CRM também permite automatizar uma série de tarefas repetitivas e manuais, e permite monitorar e analisar os resultados dos principais indicadores de desempenho. 

Com isso, ele permite que a sua empresa possa construir um relacionamento duradouro com os seus clientes, e que também ofereça a melhor experiência para o seu consumidor durante a sua jornada de compra.

Ou seja, o CRM ajuda a organizar a rotina no trabalho e também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Isso porque o vendedor sempre terá à disposição o histórico de tudo o que foi trocado durante os contatos anteriores com cada cliente. E o melhor, é uma plataforma super acessível para todas as empresas.

Um CRM pode operar no próprio computador ou na nuvem. Na primeira opção é necessário a compra de servidores e uma equipe de TI no local para fazer a manutenção. 

A segunda opção é mais prática e moderna. A nuvem pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, fazendo com que o vendedor acompanhe seus contatos em todos os lugares.

Impacto do CRM na produtividade da sua equipe

Uma empresa consegue melhorar o seu desempenho, em muitos aspectos, através do avanço das tecnologias. As startups são empresas que já nascem voltadas para a utilização de diversas tecnologias capazes de aumentar a sua produtividade e oferecer uma infra-estrutura que se compara a de uma grande empresa.

Os empreendimentos que ignoram o uso dessas ferramentas e recursos que alavancam o seu negócio, perdem oportunidades incríveis de aprimorar os seus processos. O CRM é uma dessas ferramentas que otimizam os seus resultados. Sua função é gerenciar o relacionamento entre a empresa e os clientes.

Através das suas funcionalidades, o CRM ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe. Quanto mais uma empresa cresce, mais fica difícil de controlar o relacionamento com os seus clientes usando apenas agendas e planilhas. 

Mesmo pequenas empresas que utilizam esses métodos acabam perdendo oportunidades de negócios.

Por isso, a utilização de um CRM causa um grande impacto na produtividade da sua equipe. Conheça agora as principais vantagens que essa ferramenta oferece para uma empresa.

Valoriza os leads qualificados

Qualificar leads é segmentar os seus prospects para entender quais deles são os seus clientes em potencial, ou seja, quais estão mais propensos a adquirir o seu produto ou serviço. Fazer essa qualificação de forma manual, utilizando agendas e planilhas, não é a forma mais eficaz de conseguir alcançar os melhores resultados.

Uma plataforma de CRM é capaz de organizar melhor esse fluxo e acelerar esse processo. Além disso, depois de qualificar os leads, é preciso aproveitá-los ao máximo. 

Saber exatamente em que fase da sua jornada de compra cada prospect está e quais estratégias devem ser colocadas em prática para fazer com que ele avance para a próxima etapa.

Em um processo manual, é comum que alguns prospects acabem sendo esquecidos pelo caminho. Às vezes, o vendedor pode perder o “time” do momento certo para entrar com alguma estratégia específica, e esse possível cliente pode acabar esfriando. 

Uma plataforma de CRM evita que esses erros sejam cometidos, o que otimiza o tempo da sua equipe de vendas e valoriza cada lead qualificado.

Integração com canais de atendimento

Integração de canais nada mais é do que integrar todos os canais utilizados para fazer a comunicação na sua empresa. Assim, é possível gerenciar todas as formas de comunicação, feitas em lugares diferentes, através de uma mesma plataforma. Essa ação permite um atendimento diferenciado, personalizado e mais eficaz.

Com a integração de canais o cliente resolve todas as suas necessidades, tira dúvidas e até mesmo realiza novas compras por canais variados, onde ele se sentir mais à vontade. Uma plataforma de atendimento, além de todas as suas vantagens, ainda pode fazer integração com os seus canais de atendimento.

Assim, a empresa pode sincronizar todos os dados e informações relevantes em relação aos seus prospects, desde que eles fizeram o primeiro contato com o empreendimento. Ter todo esse controle através de uma plataforma de CRM afeta diretamente, de forma positiva, a produtividade da sua equipe.

Melhor acompanhamento do funil de vendas

Um funil de vendas é um modelo estratégico onde a jornada do cliente é representada. Lá, você acompanha desde o primeiro contato do prospect com a sua marca, até o momento em que o negócio é fechado. 

É preciso aliar áreas de Marketing e Vendas ao seu funil, além de criar um conjunto de etapas e gatilhos que dão suporte à jornada de compra da persona.

As etapas do funil de vendas são três. O topo do funil, que é a parte mais superior e mais ampla. Nessa fase o prospect desperta para uma necessidade ou problema a ser resolvido. 

O meio do funil, como o próprio nome já diz, está no meio e é um pouco mais estreito que o topo. Nessa fase o lead já sabe que tem um problema e está em busca de uma solução. Nesse momento o lead deve ser instruído e um vínculo deve ser criado.

A terceira etapa é o fundo do funil, que é a área mais inferior e mais estreita. Nessa etapa, os leads qualificados já enxergam a sua marca como referência na solução do seu problema e se tornam oportunidades. 

Eles já estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas da empresa. O funil finaliza quando o prospect faz a compra e se torna um cliente.

Um CRM de vendas permite um acompanhamento direto desse funil, facilitando o seu gerenciamento e aumentando a produtividade da sua equipe.

Atividades em equipe mais bem gerenciadas

Os funcionários de uma empresa fazem atividades em equipe o tempo todo e essas atividades precisam ser gerenciadas. Uma plataforma de CRM permite gerenciar facilmente esses processos através de pipelines de vendas. Pipelines são mapas que mostram todas as etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa.

O CRM fornece dados visuais que permitem que essas atividades sejam bem gerenciadas. Ele também garante uma melhor comunicação entre membros da equipe e entre departamentos. 

Com toda a organização proporcionada, os funcionários se sentem mais satisfeitos, o que interfere diretamente na produtividade da sua equipe.

Processo de vendas mais organizado

Uma plataforma de CRM possibilita inúmeras ações. Com ela você pode definir as etapas do processo de vendas da sua empresa. Pode também registrar as informações do seu prospect e agendar atividades para cada etapa. 

Também é possível acompanhar a evolução do prospect em seu funil de vendas e registrar informações de conversas e contatos realizados.

O CRM também permite definir vendas fechadas ou perdidas e emite relatórios de todo o processo. Tudo isso faz com que a sua equipe se mantenha focada. Sendo assim, essa ferramenta permite criar e colocar em prática um processo de vendas mais organizado, o que impacta positivamente na produtividade da sua equipe.

Geração de relatórios importantes

As plataformas de CRM são capazes de emitir relatórios importantes que informam a sua equipe sobre as necessidades dos seus clientes através de visões e insights. 

Esses dados são utilizados em processos importantes de tomada de decisão na empresa. Sem o conhecimento desses dados, as estratégias traçadas não possuem embasamento e diminuem as suas chances de funcionar.

Muitos relatórios podem ser emitidos através de um CRM, e eles podem ser resumidos em três tipos. Os primeiros são os relatórios de vendas, e a sua função é ajudar a fazer análises sobre o desempenho do funil. 

Os segundos são os relatórios de marketing, que ajudam na análise das estratégias voltadas para campanhas de marketing.

Os terceiros são os relatórios de dados de clientes. Esses fornecem insights em relação a clientes lucrativos. Todos esses relatórios gerados pelo CRM são importantes e precisam ser bem utilizados, assim, eles ajudam no aumento da produtividade da sua equipe.

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma ferramenta utilizada pelos melhores profissionais para demonstrar clareza nos seus argumentos e informações. Esse tipo de comunicação traz diversos benefícios, como por exemplo, a melhora da capacidade de expressão e da imagem do gestor e da empresa.

Além disso, ela aumenta o respeito dos colaboradores, do mercado e da concorrência. Também auxilia na resolução de conflitos e ajuda na capacidade de negociação. Sem contar que reduz o estresse que ocorre devido a situações criadas por ruídos de comunicação.

Um CRM também é capaz de ajudar na comunicação assertiva com os seus clientes. Afinal, ele proporciona aos seus vendedores o acesso a todas as informações que são fundamentais para criar os seus roteiros de vendas. Por isso, também ajudam a aumentar a produtividade da sua equipe.

Mais escala para o negócio

A escalabilidade não ocorre apenas quando você cria produtos ou serviços mais atrativos para o seu cliente. 

Ela acontece de fato quando você cria formas de atrair esses clientes, estabelece um relacionamento com eles, e faz com que eles tenham confiança na sua marca. Um CRM é a ferramenta ideal para te ajudar a trazer mais escala para o seu negócio.

Isso porque essa plataforma oferece todas as ferramentas necessárias para analisar cada ponto do seu processo de vendas. E com isso, você pode atuar da melhor forma para conseguir mais escala para o seu negócio, e assim, aumentar a produtividade da sua equipe.

Evita desperdícios e diminui o custo das vendas

Em muitos momentos, principalmente em períodos de crise, uma empresa precisa evitar desperdícios e diminuir o custo das suas vendas. Porém, criar estratégias que realmente funcionem, sem prejudicar o seu negócio, requer análises profundas da dinâmica de vendas do empreendimento e do comportamento dos seus clientes.

Uma plataforma de CRM, além de trazer agilidade, também proporciona redução de custos para o seu negócio. Isso porque ela permite automatizar processos, gerenciar clientes e fazer o acompanhamento de vendas em tempo real, o que aumenta a produtividade da sua equipe.

Mais experiência e retenção de clientes

As empresas sempre se empenham em atrair e conquistar clientes, porém, nem sempre elas se dedicam à fidelização deles. Essa ação é muito importante porque garante receita recorrente com menos custo e esforço. 

Sem contar que esse cliente acaba se tornando um porta-voz da sua marca ao recomendá-la para conhecidos.

Um CRM permite que os empreendimentos simplifiquem as suas ações e consiga criar um processo automatizado de comunicação contínua com os seus prospects e clientes. Essa atividade ajuda com a retenção de clientes e ainda aumenta a produtividade da sua equipe.

Diante de todo o impacto que uma plataforma de CRM é capaz de causar na produtividade de uma equipe, é importante que todas as empresas incorporem essa ferramenta.

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