Como manter sua equipe unida no trabalho

É possível manter uma equipe unida no trabalho?

Dentro de sua empresa, algumas equipes têm um desempenho excepcionalmente bom e outras equipes provavelmente têm um desempenho abaixo de suas expectativas.

Com certeza você gostaria que todas as suas equipes tivessem um desempenho no nível de sua melhor equipe.

Embora muitos fatores influenciem no desempenho, um dos mais óbvios e fáceis de gerenciar é quem está em qual equipe e quão bem essas pessoas trabalham juntas.

Quando se trata de estrutura e gerenciamento de equipes, existem duas escolas de pensamento predominantes sobre como criar equipes mais eficazes.

Uma diz que é sábio manter as equipes juntas a longo prazo e elas se tornarão mais confortáveis e terão um desempenho melhor.

A outra abordagem se concentra em fazer mudanças, gerar novas ideias e novas conexões, reconfigurando as equipes regularmente.

Um estudo da Universidade de Oxford, baseado em mais de 1.000 projetos de desenvolvimento de software, descobriu que equipes com 50% mais familiaridade desenvolveram produtos com 19% menos defeitos e ultrapassaram o orçamento com 30% menos frequência.

Esse resultado foi medido em uma escala móvel com base no número de projetos feitos anteriormente.

Não é um acaso. Manter as equipes unidas gera melhores resultados nas métricas mais importantes. E há algumas explicações científicas para isso.

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Dicas de como manter sua equipe unida no trabalho

Para manter sua equipe unida, engajada e com alta produtividade, considere essas sugestões:

Envolva os líderes na comunicação corporativa

A liderança é um fator crucial para o trabalho em equipe. Para que as equipes trabalhem de forma eficaz, os objetivos precisam ser claramente definidos.

Projetos e responsabilidades concorrentes puxam a maioria dos membros da equipe em direções contrárias.

Cabe aos líderes definir o quadro geral para que possam determinar prioridades.

Certifique-se de que a liderança esteja envolvida no planejamento de comunicação interna para que os funcionários em todos os níveis possam entender o objetivo geral da empresa.

Escolha bem seus exercícios de formação

Pesquise no Google “como melhorar o trabalho em equipe” e você inevitavelmente encontrará experiências estranhas de formação de equipe.

Exercícios extremos ou eventos formais e obrigatórios não estão mais na moda.

Então, construa o espírito de equipe por meio de eventos sociais voluntários em espaços informais de baixa pressão.

Os vínculos que os funcionários formam durante um almoço ou um passeio, por exemplo, serão transferidos para o local de trabalho.

Você pode usar um aplicativo de funcionários para coordenar esses tipos de atividades com mais facilidade.

Crie programas de reconhecimento de trabalho em equipe

Recompensar a colaboração bem-sucedida cria um incentivo para que as pessoas o façam com mais frequência.

A colaboração é importante para funcionários sem mesa e da linha de frente que podem não se sentir parte da equipe.

Encontre maneiras de reconhecer publicamente o trabalho árduo de equipes eficazes, seja dando-lhes um prêmio na frente de seus colegas ou compartilhando suas vitórias em um artigo.

As equipes que vencem juntas continuarão a trabalhar bem juntas.

Esclareça a propriedade desde o início

O trabalho em equipe é desafiador quando as pessoas não têm certeza de quais são seus papéis. A ambiguidade pode levar a ressentimentos, discussões ou até projetos atrasados.

Portanto, documente claramente a prioridade de cada função desde o início.

E certifique-se de que a documentação seja acessível a todos, para que, quando surgirem dúvidas, elas sejam fáceis de responder.

Faça da comunicação uma via de mão dupla

O trabalho em equipe só funciona quando os membros sentem que podem falar abertamente, compartilhar ideias sem serem criticados, fazer sugestões e expressar suas opiniões.

Certifique-se de que a comunicação não esteja fluindo apenas para baixo, mas também para cima e entre os membros da equipe.

A comunicação multidirecional é o objetivo. O uso de uma ferramenta de comunicação corporativa que arquiva conversas evita que qualquer informação relevante se perca.

Saiba quem faz o quê

Delinear funções claras não é suficiente para manter as equipes funcionando sem problemas. O próximo passo é descobrir quem é responsável por qual trabalho e em quais prazos.

Reúna a equipe para delinear conjuntos de habilidades e criar fluxos de trabalho de projeto e gráficos de prazos.

Garanta que todos estejam presentes quando a discussão acontecer. Dessa forma, os membros da equipe podem chamar a atenção para possíveis expectativas irreais.

Tenha um objetivo organizacional claro

Cada membro de uma equipe deve ter clareza sobre quais são os objetivos de longo prazo da empresa.
Isso garante que os projetos sejam orientados por propósitos, tenham objetivos claramente definidos e mensuráveis e que todos na equipe se movam na mesma direção.

Identifique problemas de comunicação

Faça uma avaliação da comunicação interna, pois uma colaboração eficaz não pode acontecer sem uma comunicação eficaz.

Abordar os pontos problemáticos da comunicação e as fontes de conflito em sua organização de forma proativa facilitará a colaboração de todos os seus funcionários no futuro.

Os pontos críticos geralmente são falha no cumprimento de prazos, falta de respostas e problemas interpessoais.

Pare de microgerenciar

As equipes devem se sentir como unidades autônomas, mesmo que contribuam para seus objetivos organizacionais maiores.

Se você não der algum grau de autonomia as suas equipes, elas não funcionarão como um coletivo, porque sempre estarão esperando que as orientações venham de cima.

Tanto quanto possível, permita que as equipes definam seus prazos, desenvolvam seus fluxos de trabalho e resolvam seus problemas.

Fale menos, ouça mais

Sempre haverá dar e receber em equipes, mas é necessário haver equilíbrio, ou o ressentimento irá se acumular e a produtividade irá cair.

Garanta que a cultura da sua empresa recompense os ouvintes tanto quanto os palestrantes e seja você mesmo um bom exemplo.

Permita métodos diferentes de comunicação

Pessoas diferentes se comunicam de maneiras diferentes. Alguns dominarão uma reunião. Outros preferem falar individualmente, enquanto outros se sentem mais à vontade em uma sala de bate-papo ou mensagens de texto.

Funcionários sem mesa e da linha de frente podem ser mais eficientes ao usar um aplicativos ou ferramentas de comunicação semelhante.

De qualquer forma, permitir que as equipes usem as formas de comunicação que preferirem é outra maneira de garantir que todos possam dar sua opinião.

Mediar disputas

Algumas empresas abordam a resolução de conflitos com um “vamos esperar para ver”, mas isso não funciona bem para disputas entre membros da equipe.

Elas podem se transformar rapidamente em problemas sérios que interferem nos projetos. É necessário que as divergências sejam tratadas de forma proativa.

Assegure-se de que os conflitos interpessoais sejam documentados e traga mediadores conforme necessário para resolver problemas entre colegas.

Permita o trabalho flexível

Introvertidos, madrugadores, notívagos e cuidadores podem ser membros valiosos da equipe, portanto, não os ignore quando estiver pensando em formas de manter sua equipe unida.

Oferecer a sua equipe opções de trabalho flexíveis certamente irá garantir maior produtividade e engajamento.

Use ferramentas de colaboração

Ferramentas integradas incentivam o trabalho em equipe eficaz, porque colocam em um só lugar todos os recursos que os funcionários precisam para colaborar.

Existem ferramentas de gerenciamento de informações, compartilhamento, agendamento, gerenciamento de projetos e administrativas em sistemas únicos, para que as equipes não percam muito tempo alternando entre plataformas.

Peça feedback aos membros da equipe

Se você quer saber em que ponto está sua força de trabalho pergunte a eles! Solicitar feedback não precisa ser complicado ou demorado.

Você pode criar uma pesquisa anônima em um aplicativo de funcionários ou fazer entrevistas curtas com membros da equipe para ver o status de um projeto.

Além disso, faça com que sua equipe se sinta à vontade para dar feedback em relação a sua atuação como líder. Apenas certifique-se de estar comprometido em levar o feedback a sério.

Contrate com sabedoria

É mais fácil preencher vagas em aberto tendo em mente apenas as melhores qualificações. Mas não desconsidere a importância da personalidade de um candidato.

Quando você souber que um novo contratado fará parte de sua equipe, considere envolvê-la no processo de contratação.

Você pode saber que tipo de habilidades e experiências um novo contratado deve ter, mas sua equipe terá mais informações sobre o melhor encaixe em relação aos membros já existentes.

Crie um programa de mentoria

Os membros da equipe trabalharão juntos com mais eficiência quando se sentirem conectados.

Criar um programa de mentores que combine membros recém chegados com colaboradores mais experientes irá promover uma integração suave e o sentimento de satisfação pelo acolhimento.

Reúna-se em locais diferentes

Você pode reduzir o número de reuniões que as equipes precisam participar fazendo mais de sua comunicação em um aplicativo de funcionários.

Mas quando você tiver que se reunir, sempre que possível, faça reuniões em locais fora do escritório.

Isso pode aumentar a produtividade, inspirar a comunicação e unir ainda mais os membros da equipe.

Crie tradições de equipe

Quando as equipes têm suas próprias tradições, elas naturalmente sentem uma sensação de unidade.

Essa solidariedade impactará positivamente o trabalho que realizam, seja no escritório ou fora dele.

Incentive as equipes a almoçar ou tomar um café juntas, realizar um jogo de equipe contra equipe ou outro tipo de competição.

Misture tudo

As equipes que trabalham juntas há muito tempo trabalham melhor e podem ser mais produtivas devido à confiança e à familiaridade acumuladas ao longo do tempo.

Equipes recém-formadas, por outro lado, geralmente são melhores em apresentar novas ideias e dar grandes saltos.

Não tenha medo de mudar as pessoas ou formar novas equipes.

Você não pode forçar o trabalho em equipe. A colaboração é algo que acontece naturalmente quando as condições são adequadas.

Mostre gratidão

Quanta gratidão você demonstra? Uma pesquisa com 2.000 pessoas descobriu que as pessoas são menos propensas a expressar gratidão no trabalho do que em qualquer outro lugar.

É bastante surpreendente, então, descobrir que as pessoas querem ser agradecidas. 70% das pessoas pesquisadas se sentiriam melhor consigo mesmas se seus líderes demonstrassem mais gratidão e 81% disseram que trabalhariam mais.

A gratidão é realmente comprovada para levar a um aumento do senso de auto-estima e confiança no local de trabalho.

Então, comece a dizer as palavras mágicas! Seja grato pelas coisas grandes e pequenas que sua equipe realiza.

Mas não exagere. É importante ser oportuno e genuíno, tendo em mente a qualidade, não a quantidade.
Coloque em prática

Com todo o foco na criação de ideias, não se esqueça do passo mais importante: a prática.

Nada matará o desejo dos funcionários de criar novas ideias mais rapidamente do que uma falha na implementação das propostas existentes.

Escolher quais ideias seguir pode ser difícil, principalmente em organizações menores. Votação e classificação são métodos populares de seleção entre projetos concorrentes.

Existem ferramentas que oferecem maneiras simples de coletar os votos e acompanhar o progresso dos projetos escolhidos.

Isso irá mostrar aos membros da equipe que suas ideias são importantes e fornece a motivação para continuarem participando.

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Importância do trabalho em equipe

A colaboração é um dos fatores de base para o sucesso de uma organização.

Na economia moderna, a produtividade geralmente envolve trabalhar com pessoas de diferentes origens, habilidades e setores.

Uma mente sozinha não pode gerar soluções para todos os tipos de problemas com os quais as empresas lidam diariamente.

As organizações mais bem-sucedidas pensam regularmente em como melhorar o trabalho em equipe porque sabem que terão um retorno do investimento.

Elas trabalham ativamente para criar condições que promovam a colaboração, pois acreditam nos seguintes resultados:

Colaboração gera inovação

Quando as equipes trabalham unidas, aproveitam o poder da diversidade e podem apresentar ideias que um indivíduo pode ter dificuldades para realizar sozinho.

O trabalho em equipe é mais rápido

As equipes que trabalham juntas também tendem a trabalhar mais rápido porque podem recorrer a uma ampla gama de opiniões, habilidades e experiências, seja tomando decisões ou elaborando planos.

Mais cérebros = mais produtividade

Quando uma equipe inteira está trabalhando em um projeto, esse projeto passará da fase de design para a fase de implementação com mais eficiência, mesmo com poucos recursos.

Trabalho em equipe resolve problemas

Quando as equipes fazem brainstorming, é mais provável que encontrem soluções criativas para os problemas existentes e antecipem os problemas futuros.

Os membros da equipe se sentem apoiados

Uma pessoa que se sente valorizada estará mais disposta a compartilhar suas ideias e assumir riscos calculados.

Se errar, sabe que não será julgada e terá apoio para encontrar o melhor caminho de volta.

O trabalho em equipe gera oportunidades de aprendizado

Trabalhar de forma colaborativa dá a todos os membros da equipe a oportunidade de aprender as experiências dos outros.

Eles obtêm insights de novas perspectivas e aprendem novas maneiras de fazer as coisas.

Colaboração gera confiança

As pessoas que trabalham em equipes eficazes se sentem apreciadas, porque o grupo reconhece que elas têm algo especial a oferecer.

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