Como fazer uma integração de colaboradores de forma eficiente

A integração de colaboradores eficaz é uma extensão vital do processo de recrutamento. O que acontece depois que você conclui a árdua e demorada tarefa de recrutar, entrevistar e contratar oficialmente um novo funcionário?

Contratar um candidato qualificado é apenas metade da batalha. O próximo desafio é garantir que eles se sintam bem-vindos e se integrem facilmente à sua equipe.

Enquanto o novo contratado tem dúvidas sobre se adaptar ao novo ambiente, você está procurando a garantia de que contratou a pessoa certa e que ela se integrará perfeitamente e, por fim, se tornará membro efetivo e de longo prazo de sua equipe.

Não é segredo que a integração dos funcionários é um problema que afeta muitas empresas no momento.

O que as empresas enfrentam na integração dos funcionários? É sobre o desempenho do novo funcionário ou seu envolvimento?

É possível para uma organização criar a estratégia perfeita de integração de novos funcionários e executar o processo de forma assertiva a cada nova contratação?

Existem algumas estratégias para a integração dos funcionários que podem aumentar a velocidade de desempenho e o engajamento.

Por que focar na integração dos colaboradores?

Simplesmente recrutar não é suficiente. Hoje, a integração e o onboarding efetivo são essenciais para que os colaboradores desejem permanecer na empresa.

Otimizar a integração de novos funcionários não só melhora os primeiros dias e o bem-estar na empresa, como também garante a lealdade a longo prazo, desenvolvendo uma imagem positiva e motivadora da empresa que os fará querer comprometer-se.

Além de economizar o grande valor que a saída prematura do novo funcionário custaria à empresa se a integração não fosse bem-sucedida, otimizar a integração dos novos funcionários gera benefícios de muitas outras maneiras.

Esses benefícios incluem aumento de produtividade, melhor comprometimento e envolvimento dos funcionários, bem como uma imagem de marca empregadora aprimorada.

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Integração de colaboradores na prática

Não importa o setor em que você esteja, as táticas de engajamento dos funcionários são essenciais para realizar um excelente trabalho e fortalecer a cultura da empresa.

Abaixo estão algumas maneiras pelas quais as organizações podem incutir uma cultura empresarial focada no envolvimento dos colaboradores.

Compreenda a “hierarquia das necessidades dos colaboradores”

Antes que as organizações possam começar a planejar estratégias e programas de engajamento de funcionários, elas primeiro precisam entender quais são as suas necessidades.

Como a famosa hierarquia de necessidades de Maslow, os colaboradores devem ter certas áreas atendidas antes que possam continuar a crescer.

As organizações podem ajudar a dominar os níveis mais baixos – sobrevivência e segurança – desde o início, criando uma cultura empresarial acolhedora e um processo de integração impactante.

Isso pode dar mais tempo para se concentrarem nos níveis mais elevados: pertencimento, importância e autorrealização, o que, em última análise, ajuda a crescer e disseminar o engajamento.

Como uma organização, comece conduzindo pesquisas para entender melhor seus níveis de engajamento atuais e onde os funcionários gostariam de ver melhorias.

Um plano abrangente para integração de colaboradores

Embora seja óbvio que você precisará de um plano para recrutar novos contratados, geralmente há uma desconexão entre um processo de integração de funcionários e o que os novos contratados realmente desejam.

No estudo de caso “Por Dentro da Mente do Candidato de Hoje” do LinkedIn, 14.000 profissionais em todo o mundo foram entrevistados para descobrir quais técnicas de integração eles preferiam.

A pesquisa mostrou que 72% dos entrevistados consideram o contato individual com seu gerente direto como o requisito de integração mais importante.

Uma introdução à cultura e aos valores da empresa é algo que 53% desejam e é classificado como o quarto elemento mais importante que os novos contratados valorizam.

Os elementos que você tradicionalmente esperaria de um processo de integração, como treinamento e acompanhamento, têm uma classificação bem mais baixa na lista.

Isso provavelmente se deve ao fato de a integração tradicional significar apenas mostrar a um novo funcionário as rotinas da empresa durante a orientação, enquanto a integração é um processo de mais longo prazo que combina desempenho no trabalho e engajamento do colaborador.

Ao criar seu plano para integrar novos funcionários, certifique-se de focar na criação de um equilíbrio.

Além das atividades práticas no trabalho, como encontros individuais programados com gerentes diretos, exposição à equipe de liderança, orientação e treinamento delineando metas de desempenho e as métricas que os influenciam, devem estar presentes também as atividades de imersão cultural, como encontros de equipe, onde seus funcionários poderão conviver com seus novos colegas.

Uma compreensão de que as pessoas são diferentes

Há mais de uma década, uma nova geração de funcionários entrou no mercado de trabalho e começou a causar agitação.

A geração do milênio é uma geração ambiciosa e focada que deseja aprender mais e ser melhor.

Agora a Geração Z entrou no mercado de trabalho. Há muita especulação sobre as melhores maneiras de integrar a Geração Z e se eles são tão ambiciosos quanto seus antecessores.

Uma coisa é certa: a maioria das organizações emprega uma combinação de Baby Boomers, Millennials e Gen Zs.

A questão é: como você lida com as diferentes gerações e suas aspirações e garante que seu plano de integração de funcionários seja eficaz no engajamento?

A integração dos funcionários deve sempre seguir uma estrutura definida, e a estrutura do seu programa deve ser algo que os novos contratados entendam.

Quando se trata de receber novos colaboradores, independentemente de sua idade ou experiência, a coisa mais importante que você pode fazer é deixá-los totalmente imersos na cultura da sua empresa durante todo o processo de integração.

Mostre a eles os melhores exemplos de trabalho em equipe, responsabilidade e prestação de contas e torne mais fácil para eles conectar os pontos entre onde estão como novos funcionários e como eles podem se encaixar em sua equipe.

Em seguida, eles podem se integrar à cultura da sua organização de uma forma que atenda às suas experiências, personalidade e histórico únicos.

Oportunidades para novos funcionários fazerem conexões

Ingressar em uma organização como um novo colaborador é como começar em uma nova escola.

Você não conhece ninguém, não tem amigos e o intervalo pode ser uma experiência dolorosamente solitária.

É difícil passar os primeiros 90 dias caminhando até as pessoas ao acaso e se apresentando, ou tentando forçar conversas estranhas em um bebedouro.

Como profissional de RH, você pode ajudar a fazer com que seus novos colaboradores se sintam em casa desde o primeiro dia, descobrindo como eles gostariam de conhecer seus colegas e facilitando o processo.

Espaço para crescer

“Saí porque não havia espaço para crescimento” é uma das afirmações mais comuns quando os colaboradores pedem demissão.

É claro que nem todos podem ou desejam ser gerentes, mas a maioria dos funcionários ainda deseja ter a chance de desenvolver novas habilidades e progredir na carreira.

E no competitivo mercado de trabalho de hoje, a tecnologia está tornando mais simples para seus maiores talentos encontrar novas maneiras de crescer e novos lugares para fazê-lo.

Mentoria e Coaching

A introdução imediata de novos colaboradores em um programa de mentoria pode dar a eles a oportunidade de definir suas próprias metas de carreira.

Trabalhar em direção às metas irá acelerar a rapidez com que elas agregam valor à organização.

Também lhes dá a oportunidade de construir relações de outros funcionários com um membro da equipe que está na organização há mais tempo.

Além disso, o treinamento eficaz dos gerentes com os colaboradores ajuda muito a integrar os funcionários.

Isso lhes dará a oportunidade de indicar treinamentos que auxiliam no desenvolvimento de sua equipe.

Além disso, são um primeiro ponto de contato para a cultura da empresa.

Eles também podem informar os novos contratados sobre os reconhecimentos, recompensas e benefícios que são exclusivos da organização.

Pesquisas de engajamento de funcionários

Altas taxas de evasão precoce são o tipo de rotatividade de pessoal que acarreta a maioria dos custos.

Portanto, iniciar as pesquisas com a equipe mais cedo pode ajudar a evitar essa resultado.

As pesquisas de engajamento dos colaboradores são úteis porque mostram tendências específicas da força de trabalho de uma organização.

Com as informações quantitativas sobre por que as pessoas deixam uma organização, fica mais fácil buscar soluções.

Ao eliminar todas as distorções iniciais, os novos colaboradores podem começar em uma posição melhor, o que define o tom para o resto de seu tempo no emprego.

Discuta as metas de engajamento e torne-as realistas

Ao definir metas e expectativas, não tenha medo de incluir os colaboradores nas conversas de engajamento.

Eles podem ajudar durante o processo de brainstorming e são ótimos insights sobre o que funcionará ou não.

Além disso, os empregadores devem tornar as metas de engajamento significativas para as experiências do dia a dia dos funcionários.

Quando você relaciona as metas de engajamento organizacional com as tarefas diárias, os colaboradores se sentem mais conectados e motivados com o trabalho atual.

Compartilhe o valor que seu novo funcionário agrega à prática

É importante para sua equipe saber por que você escolheu essa pessoa em particular entre todos os candidatos.

Reserve um tempo para apresentar e credenciar seu novo colaborador na próxima reunião de equipe ou em um e-mail de grupo.

Forneça alguns antecedentes relevantes, incluindo quantos anos de experiência ele tem, diplomas e certificações profissionais, talentos especiais, hobbies pessoais e, claro, qual será seu papel na prática.

Torne-o ainda mais especial incluindo uma breve declaração pessoal de porque você está confiante de que ele é a pessoa certa para o trabalho e para a equipe.

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Aprenda a linguagem única de seu local de trabalho

As pessoas expressam e recebem reconhecimento de maneiras diferentes.

Se você tentar expressar apreciação de maneiras que não sejam significativas para seus colaboradores ou colegas de trabalho, eles podem não se sentir totalmente valorizados.

Isso pode resultar em falta de lealdade e motivação. É importante aprender a “linguagem de apreciação” que cada um de seus funcionários fala.

Essa dica se aplica a todos em sua equipe, não apenas a um novo funcionário.

Usa ferramentas de avaliação pode ajudá-lo a identificar melhor a linguagem de apreciação preferida por seu novo colaborador e todos os outros).

A avaliação abrange tópicos como palavras de afirmação, tempo de qualidade, recebimento de recompensas, entre outros.

Se sua organização não possui um programa de integração de colaboradores, agora é a hora de iniciar um.

Quando as táticas de engajamento dos funcionários estão em vigor e são vistas em sua organização, um ótimo trabalho acontece.

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