Carta de Apresentação: Modelos Prontos para Utilizar

Enviar uma carta de apresentação com seu currículo pode permitir que os gerentes de contratação obtenham informações mais detalhadas sobre você, suas realizações e como você pode beneficiar a empresa deles.

Os empregadores costumam usar cartas de apresentação para selecionar candidatos a empregos antes de avançar no processo de contratação.

Aprender o propósito de uma carta de apresentação e como discutir sua experiência profissional utilizando esse formato pode ajudá-lo a ter uma busca de emprego bem-sucedida.

Neste artigo, você saberá o que é uma carta de apresentação, por que ela é importante e o que incluir na sua com modelos prontos para utilizar.

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O que é uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação é um documento de uma página que você envia com seu currículo e que fornece informações adicionais sobre habilidades e experiências relacionadas ao trabalho que você está buscando.

Normalmente inclui três a quatro parágrafos curtos.

Uma carta de apresentação é importante porque serve como a primeira oportunidade para o recrutador ver as qualificações que o tornam uma boa opção para o cargo.

Nem todo formulário de emprego exige uma carta de apresentação, mas é uma boa ideia enviá-la.

O esforço extra não apenas mostra ao empregador que você leva o trabalho a sério, mas a carta o diferencia de outros candidatos.

Tipos de cartas de apresentação

Existem quatro categorias gerais de cartas de apresentação:

Carta de apresentação de inscrição

Este é o tipo mais comum de carta de apresentação que os candidatos usam para se candidatar a um emprego.

Esse estilo tradicional inclui detalhes sobre sua experiência profissional que são relevantes para os requisitos do cargo.

É também uma oportunidade para explicar detalhes que não estão em seu currículo, como lacuna de emprego, mudança de carreira e o motivo pelo qual você está motivado para trabalhar em uma empresa específica.

Carta de apresentação de referência

Uma carta de apresentação de referência ou indicação também é útil para se candidatar a um emprego, mas menciona o nome de um colaborador atual que o indicou para a vaga em aberto.

Uma referência pode ajudá-lo a se diferenciar durante o processo de contratação.

Considere enviar uma cópia de sua carta de apresentação de indicação e currículo para a pessoa que o indicou para mantê-la atualizada sobre seu processo de inscrição.

Carta de interesse

Uma carta de interesse é uma carta de apresentação que pergunta sobre vagas de emprego na empresa onde você deseja trabalhar.

Uma empresa pode não ter publicado anúncios de emprego, mas ainda assim pode estar à procura de indivíduos qualificados.

Este tipo de carta de apresentação toma a iniciativa de informar ao gerente de contratação o seu interesse em trabalhar com ele.

Algumas semanas após o envio da carta de interesse, considere entrar em contato com o recrutador ou gerente de contratação para dar seguimento à sua consulta.

Um telefonema ou e-mail pode ajudá-los a se lembrar de você, ao mesmo tempo que demonstra seu entusiasmo em trabalhar para a empresa.

Carta de proposta de valor

Esse modelo de carta de apresentação é um resumo que explica o que o torna único, como suas habilidades, realizações e o valor que você pode agregar a uma empresa.

Geralmente curta, é usada como um resumo do currículo ou como uma resposta à  pergunta da entrevista do tipo “fale-me sobre você”.

O que incluir em uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação pode incluir as experiências e habilidades mais interessantes e relativas que você possui para a posição aberta.

Aqui estão detalhes importantes para incluir em sua carta de apresentação.

Como você atende aos requisitos do trabalho

Forneça detalhes sobre sua experiência atual e passada e como isso afeta diretamente sua capacidade de ter sucesso na nova posição.

Preste muita atenção à descrição do trabalho e escolha aspectos específicos que você possa comparar com seu conhecimento.

Inclua números ou porcentagens para especificar suas qualificações.

Por exemplo, se estiver se candidatando a um emprego de marketing que exija um  conhecimento profundo de SEO, você pode descrever como trabalhou em várias campanhas bem-sucedidas em sua última posição e treinou novos associados de marketing nas melhores práticas de SEO durante seus anos de emprego.

Por que você quer trabalhar na empresa

Os empregadores querem saber sua motivação para trabalhar com eles.

Buscam contratar alguém que expresse interesse sincero nas funções do cargo e entusiasmo pela empresa.

Explique como trabalhar lá pode cumprir seus objetivos de carreira.

É importante ser sincero.

Discuta a reputação e o crescimento de uma empresa para mostrar que você realizou pesquisas sobre o empregador e está genuinamente interessado em contribuir para seu sucesso.

Por que incluir uma carta de apresentação?

Incluir uma carta de apresentação em seu formulário de emprego é essencial em diversas situações. Por exemplo, você deve sempre escrever uma carta de apresentação se:

  • o anúncio de emprego solicita;
  • alguém na empresa sugeriu que você o incluísse em sua carta de apresentação como referência;
  • o emprego para o qual você está se candidatando requer habilidades de escrita.

No entanto, mesmo que o trabalho que você deseja não exija uma carta de apresentação, é aconselhável que você envie.

Incluir uma carta de apresentação bem escrita em sua candidatura ajuda você a se destacar dos outros candidatos.

Pode até convencer um empregador de que você é a pessoa certa para o trabalho, mesmo que seu currículo não seja exatamente o que ele procura.

Finalmente, a sua carta de apresentação é a oportunidade perfeita para explicar a sua situação e qualificações únicas.

Esse contexto tão necessário é algo que seu currículo simplesmente não consegue comunicar por si só.

O que NÃO deve ser incluído em uma carta de apresentação?

Fique atento para não cometer erros, como:

Expectativas salariais

Sua carta de apresentação não é o local apropriado para discutir salário. Em vez disso, fale sobre isso assim que lhe for oferecido o emprego.

Dados pessoais inadequados

Informações sobre sua sexualidade, raça ou religião não pertencem à sua carta de apresentação e colocam você em risco de discriminação na contratação.

Erros ortográficos ou gramaticais

Os erros fazem você parecer desleixado e são um sinal de alerta imediato.

Mentiras ou exageros

Se os empregadores descobrirem que você não está sendo honesto, eles não vão querer contratá-lo.

Muita informação

Sua carta de apresentação deve ser concisa e destacar apenas suas qualificações mais relevantes.

Comentários negativos sobre empregadores anteriores

Todas as informações em sua carta de apresentação devem ser educadas e profissionais, concentrando-se no que você pode fazer pelos possíveis empregadores.

Os itens acima são considerados sinais de alerta e podem prejudicar sua chance de conseguir um emprego.

Quem lê as cartas de apresentação?

As cartas de apresentação são lidas por gerentes de contratação ou empregadores.

Se um anúncio de emprego lista uma carta de apresentação como requisito e sua candidatura está sendo seriamente considerada, então alguém definitivamente irá ler a sua carta.

Por isso é importante garantir que sua carta seja bem escrita e comunique efetivamente seu valor como funcionário.

O que incluir em uma carta de apresentação?

Aqui está o que deve ser incluído em uma carta de apresentação para um emprego.

Informações de contato

Liste seu nome e detalhes de contato no cabeçalho da carta de apresentação, seguidos do nome e detalhes de contato do gerente de contratação.

Saudação

Cumprimente o gerente de contratação, de preferência com um título honorífico (Sr. / Sra. / Sra. / Dr. / etc.) e o nome da pessoa.

Não consegue encontrar o nome da pessoa? “Prezado Gerente de Contratação” é aceitável.

Parágrafo de abertura

No primeiro parágrafo da sua carta de apresentação, cumprimente formalmente o gerente de contratação.

Apresente-se e explique como você encontrou o anúncio de emprego.

Parágrafos do corpo

Forneça informações sobre sua experiência de trabalho anterior e como ela é relevante para o trabalho.

Use também este espaço para listar detalhes sobre suas realizações e habilidades profissionais.

Parágrafo de encerramento

Em seu parágrafo de encerramento, reafirme seu interesse no cargo e agradeça ao gerente de contratação pelo tempo dispensado.

Assinatura

Termine sua carta de apresentação com uma assinatura como “Atenciosamente” e assine seu nome abaixo.

Como uma carta de apresentação deve ser formatada?

Assim como um currículo, não existe um formato único quando se trata de escrever uma carta de apresentação.

No entanto, o layout dirá muito sobre sua abordagem e sua atenção geral aos detalhes. Por esse motivo, definitivamente não é algo que deva ser subestimado.

Para ter certeza de que o que você escreve é ​​lógico, direto ao ponto e fácil de ler, aqui estão algumas regras importantes a serem seguidas em sua carta de apresentação:

  • seja claro e conciso;
  • mantenha os parágrafos curtos e diretos;
  • faça backup de todas as declarações que você fizer com fatos e números;
  • escolha uma fonte profissional;
  • verifique a ortografia e a gramática;
  • use um modelo.

Como escrever uma carta de apresentação

Mesmo que você saiba tudo sobre a carta de apresentação perfeita, elaborá-la pode parecer uma provação estressante.

Você não precisa apenas pensar no conteúdo, mas também na estrutura e na formatação que farão com que ela se destaque.

Considere seguir as seguintes etapas:

Comece a carta de apresentação com um cabeçalho

Tal como acontece com um currículo, é importante começar sua carta de apresentação com uma seção de informações de contato.

Aqui você deve incluir todas as informações essenciais, como:

  • nome completo;
  • número de telefone;
  • e-mail;
  • data;
  • nome do gerente de contratação / título profissional;
  • nome da empresa para a qual você está se candidatando.

Em certos casos, você também pode considerar adicionar:

Perfis de mídia social

Qualquer tipo de perfil relevante para sua área.

Perfis sociais em sites como LinkedIn, GitHub, para desenvolvedores, Medium, para escritores, etc.

Site pessoal

Se você possui um site pessoal que de alguma forma agrega valor à sua candidatura, pode mencioná-lo.

Digamos que você seja um escritor profissional. Nesse caso, você deve criar um link para o seu blog.

E aqui está o que você NÃO deve mencionar no seu cabeçalho:

  • seu endereço completo;
  • e-mail não profissional: certifique-se de que seu e-mail esteja apresentável. Sempre que se candidatar a empregos, siga o formato “[nome] + [sobrenome] @ provedor de e-mail.com”.

Cumprimente o gerente de contratação

Depois de listar corretamente suas informações de contato, você precisa começar a escrever o conteúdo da carta de apresentação.

A primeira coisa a fazer aqui é endereçar a carta de apresentação ao gerente de contratação.

Não utilize o popular “Prezado Senhor ou Senhora”.

Você deve mostrar ao seu futuro chefe que fez sua pesquisa e está realmente interessado em trabalhar com a equipe dele.

Escreva uma introdução que chame a atenção

As primeiras impressões são importantes, especialmente quando se trata de procura de emprego.

Os recrutadores recebem centenas, às vezes até milhares, de inscrições. Provavelmente, eles não lerão todas as cartas de apresentação de ponta a ponta.

Portanto, é fundamental chamar a atenção deles desde o primeiro parágrafo.

A questão é que a maioria dos parágrafos de abertura são extremamente genéricos. A maioria deles se parece com isto:

Exemplo errado

“Meu nome é Carlos e gostaria de trabalhar como gerente de vendas na (empresa que está se candidatando).

Trabalho como gerente de vendas na (empresa atual) há mais de 5 anos, então acredito que seria uma boa opção para a posição.”

Este parágrafo inicial não diz praticamente nada , exceto o fato de que o candidato já trabalhou nesse cargo antes.

Você conhece quem mais tem experiência de trabalho semelhante? Todos os outros candidatos com quem você está competindo.

Em vez disso, comece com duas a três de suas principais conquistas para realmente chamar a atenção do leitor.

De preferência, as conquistas devem ser tão relevantes quanto possível para o cargo.

Exemplo correto

“Prezado Roberto,

Meu nome é Carlos e gostaria de ajudar a (empresa) a atingir e superar suas metas como Gerente de Vendas.

Trabalho com a Empresa X, uma empresa de tecnologia financeira, há mais de 3 anos.

Como Representante de Vendas, gerei uma média de mais de R$ 30.000,00 em vendas por mês, superando os KPIs em cerca de 40%.

Acredito que minha experiência anterior no setor, bem como a excelência em vendas, me tornam o candidato certo para o cargo.”

Percebeu a diferença? Se você fosse gerente de contratação, qual dos dois candidatos contrataria?

Explique por que você é a pessoa perfeita para o trabalho

Esta parte representa o corpo da carta.

É aqui que você mostra suas habilidades profissionais e convence o gerente de RH de que você é mais adequado para o cargo do que todos os outros candidatos.

Mas, primeiro o mais importante: antes mesmo de escrever qualquer coisa, você precisa saber quais são os requisitos mais relevantes para a função.

Portanto, leia o anúncio com atenção e identifique quais das responsabilidades são mais críticas.

Para fins de exemplo, digamos que você esteja se candidatando ao cargo de anunciante do Facebook.

Você analisa o anúncio de emprego e vê que os principais requisitos são:

  • experiência no gerenciamento de um orçamento de publicidade no Facebook de mais de R$ 10.000/mês;
  • algumas habilidades em publicidade em outras plataformas (Pesquisa Google + Twitter);
  • excelentes habilidades de redação.

Um bom exemplo seria:

“Em minha função anterior como especialista em marketing do Facebook na (nome da empresa), lidei com a aquisição de clientes por meio de anúncios, gerenciando um orçamento mensal de anúncios no Facebook de mais de R$ 15.000,00.

Como único profissional de marketing digital da empresa, gerenciei o processo de anúncios de ponta a ponta.

Ou seja, criei o texto, as imagens, escolhi a segmentação, executei testes de otimização e assim por diante.

Além da publicidade no Facebook, também investiguei outros canais PPC online, incluindo: (liste os outros canais que você costuma utilizar).”

Explique por que você é adequado para a empresa

Depois de escrever o último parágrafo, você pode estar pensando: sou a escolha certa para o trabalho!

O que mais preciso escrever? Vou apenas encerrar a carta de apresentação e clicar no botão ENVIAR .

Bem… Você ainda não chegou lá.

O gerente de RH não analisa apenas se você será bom no trabalho ou não. Ele procura alguém que também se adapte à cultura da empresa.

Afinal, os funcionários que não se enquadram provavelmente pedirão demissão, mais cedo ou mais tarde.

Isso acaba custando muito dinheiro à empresa, até 50% do salário anual do funcionário.

Ou seja, você também precisa convencer o gerente de RH de que realmente gosta de trabalhar com ele.

E como você faz isso? Você deve fazer algumas pesquisas sobre a empresa para saber coisas, como:

  • qual é o modelo de negócios da empresa?
  • qual é o produto ou serviço da empresa? Você já usou?
  • como é a cultura? Alguém microgerenciará seu trabalho ou você terá autonomia sobre como fazer as coisas?

Então, vá para o Google. Provavelmente, você encontrará todas as informações de que precisa no site da empresa ou em algum lugar da web.

Você precisa descobrir o que gostou na empresa e transformar isso em texto.

Conclua com uma frase de ação

Finalmente, é hora de terminar sua carta de apresentação e escrever a conclusão.

No parágrafo final, faça um resumo de todos os pontos que você não conseguiu abordar nos parágrafos anteriores.

Você tem mais alguma coisa a dizer? Alguma outra informação que possa ajudar o gerente de contratação a tomar sua decisão? Mencione isso aqui.

Agradeça ao gerente de contratação pelo seu tempo.

Nunca é demais ser cortês, contanto que você não pareça muito carente.

Termine a carta de apresentação com um apelo à ação. Por exemplo: “Seria um prazer discutir em detalhes como minha experiência prévia na (nome da empresa em que trabalha ou trabalhou) pode contribuir para alcançar seus objetivos de marketing no Facebook.”

Use o fechamento formal correto

Quando terminar o parágrafo final, tudo o que você precisa fazer é escrever um “até logo” formal e pronto.

Sinta-se à vontade para usar uma das conclusões mais populares para uma carta de apresentação:

  • Atenciosamente,
  • Sinceramente,
  • Obrigado,

Antes de enviar a carta de apresentação, certifique-se de revisá-la ou peça para outra pessoa fazer isso por você.

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