Brincadeiras Corporativas: Como aplicar na sua empresa

As brincadeiras corporativas são dinâmicas em grupo realizadas dentro da empresa e que tem como objetivo desenvolver os colaboradores e melhorar o clima organizacional, de modo que o ambiente de trabalho se torne mais tranquilo e produtivo.

Essas práticas geralmente são aplicadas pela equipe de RH que devem gerenciar a atividade levando em conta o espaço físico, objetos utilizados, regras, metas além de eleger a pessoa mais adequada para comandar a brincadeira.

Se você tem dúvidas de como funciona essa prática e como aplicá-la na sua empresa saiba que aqui vamos mostrar informações interessantes que irão tirar suas dúvidas e ajudar você a incorporar as brincadeiras corporativas em sua organização.

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O que são brincadeiras corporativas?

São atividades divertidas que motivam os funcionários a aprenderem, mudar seu comportamento e otimizar as relações dentro da organização. Elas são realizadas por meio da união da estratégia de desenvolvimento de pessoas com brincadeiras.

Nesta prática são realizadas simulações de situações pelas quais os colaboradores passam na rotina da empresa, assim permitindo que eles atuem da mesma maneira que costumam fazer habitualmente. Assim por meio das brincadeiras corporativas o RH pode identificar atitudes dos funcionários que necessitam ser mudadas.

Por que as brincadeiras corporativas são realizadas?

O principal objetivo dessas atividades é avaliar os colaboradores e analisar quais condutas precisam ser mudadas para que seja melhorada a performance da equipe.

Além disso, por meio dessas brincadeiras é possível desenvolver cada funcionário tanto de forma pessoal como profissional.

Quais os tipos de brincadeiras corporativas que podem ser aplicadas na empresa?

Podem ser incorporados dois tipos delas, entre eles:

  • brincadeiras colaborativas: nessa opção o principal objetivo é incentivar o trabalho em equipe, sendo que todos devem colaborar para alcançar uma meta. Assim auxilia a melhorar o relacionamento dos funcionários, mostrando que todos são importantes para que a empresa tenha bons resultados;
  • brincadeiras competitivas: este tipo já tem um objetivo diferente, pois os funcionários são divididos em pequenas equipes ou devem atuar sozinhos para cumprir uma missão. Dessa forma é possível que cada colaborador analise seu próprio desempenho e o que podem fazer para atingir a meta estipulada.

 

É importante que seja estimulada a competição esportiva e que ela sirva apenas para a melhora da performance profissional, para que assim não haja rivalidade entre funcionários, o que pode prejudicar a equipe e consequentemente seu trabalho.

Quando utilizar as brincadeiras corporativas em sua empresa?

Essas atividades não devem ser realizadas sem um bom planejamento, pois elas são necessárias em determinadas situações em que é importante melhorar a relação dos funcionários, desenvolver alguma habilidade específica ou motivá-los em um projeto significativo.
Entre as situações que as empresas mais utilizam as brincadeiras corporativas estão:

  • apresentar novos funcionários à equipe;
  • durante o processo seletivo;
  • auxiliar na melhora do relacionamento entre os membros de um grupo;
  • mostrar os valores respeitados pela empresa;
  • informar uma nova regra da organização;
  • identificar características que devem ser melhoradas;
  • obter sugestões para otimizações;
  • desenvolver líderes;
  • promover competições saudáveis entre funcionários;
  • incentivar colaboradores e o trabalho em equipe;
  • proporcionar a troca de ideias e conhecimentos.

 

Quais os benefícios das brincadeiras corporativas para sua empresa?

Essa prática quando aplicada de forma correta pode trazer muitos benefícios para sua organização. Vamos conhecê-los.

Desenvolvimento pessoal dos funcionários

As brincadeiras corporativas ajudarão os colaboradores a incorporar em si mesmos não só condutas mais positivas como contribuirão para seu crescimento profissional. Dessa forma eles serão capazes de se desenvolver em sua organização, o que consequentemente trará bons resultados.

Estímulo aos colaboradores

Essa prática também estará estimulando os colaboradores, uma vez que fará com que eles se sintam mais valorizados dentro da organização. Além disso, as brincadeiras corporativas ajudarão o ambiente de trabalho a ficar mais leve, assim renovando o ânimo dos profissionais.

Melhora do clima organizacional

Geralmente no ambiente de trabalho os funcionários vivem em um cotidiano corrido, cheio de pressão, o que dificulta com que todos tenham um bom relacionamento. No entanto por meio de brincadeiras lúdicas e que fortaleçam o trabalho em equipe pode ajudá-los a interagirem melhor entre si e a se valorizar como um time.

Aumento do comprometimento e produtividade

Com um ambiente de trabalho mais amistoso e o incentivo ao desenvolvimento profissional os funcionários se sentirão mais satisfeitos com o trabalho e assim poderão aumentar seu comprometimento e produtividade.

Mais facilidade em recrutar novos talentos

Ao realizar essa prática os profissionais de RH e gestores poderão identificar mais facilmente as características que almejam encontrar em seus funcionários, o que facilita na hora de contratar novos talentos, uma vez que saberão exatamente o que estão buscando.

Diminuição da rotatividade

Funcionários mais satisfeitos dificilmente desejam deixar a empresa em que trabalham, o que ajuda a diminuir a rotatividade na empresa, resultando em menos gastos com processos de demissão e contratação de novos funcionários.

Funcionários mais capacitados

Por meio das brincadeiras corporativas é possível ajudar os funcionários, independente do cargo que tiverem, se desenvolverem e assim se tornarem mais habilidosos em suas funções, o que melhorará sua performance e consequentemente os resultados que trarão para a empresa.

Como funcionam as brincadeiras corporativas?

Geralmente essa prática é aplicada por equipe, sendo que deve ser analisada qual habilidade é preciso desenvolver nela. As brincadeiras corporativas podem ajudar no desenvolvimento de capacidade de liderança, planejamento, trabalho em equipe, comunicação ou negociação.

Por isso o RH deve determinar qual a meta principal da atividade e avaliar o que será necessário para realizá-la, levando em conta o espaço físico, material usado, regras e objetivos. Além disso, deve ser escolhida a pessoa que ficará incumbida de administrar a tarefa.

As brincadeiras corporativas podem ser aplicadas em equipes de diferentes tamanhos e em situações distintas, o que importa é utilizar estratégias para obter a atenção dos colaboradores e estimular sua participação.

Como aplicar as brincadeiras corporativas em sua empresa?

Para incorporar essa prática em sua empresa você deve seguir alguns passos. Vamos conferi-los.

Passo 1 – Realize um bom planejamento

A primeira coisa que você deve fazer é planejar como será realizada a brincadeira corporativa. Pense sobre o motivo pelo qual é necessário aplicá-la, pesquise exemplos de atividades que podem ser dadas em grupo e estabeleça quais as etapas que será preciso para incorporar essa atividade.

Passo 2 – Defina um objetivo

O segundo passo é definir um objetivo para a brincadeira corporativa que você pretende aplicar. Você deve pensar o que deseja que a equipe aprenda ou desenvolva.

Dessa forma poderá direcionar melhor qual a atividade ideal e aplicar o esforço e capital necessário para que ela seja realizada. Os objetivos devem ser relevantes de acordo com a situação atual do grupo, possíveis de alcançar e estarem relacionados aos resultados da atividade.

Passo 3 – Realize atividades que motivem a criatividade

É importante que as brincadeiras corporativas estimulem a criatividade dos funcionários, optando por atividades que desenvolvam neles novos conhecimentos, ideias e habilidades que consigam gerar reflexões interessantes.

Passo 4 – Faça toda a preparação

Feito todo o planejamento chegou o momento de preparar tudo para a realização da brincadeira corporativa. Para isso você deve verificar quantas pessoas vão participar, quais serão os objetos utilizados, tempo de duração e o lugar onde ela será realizada.

Você deve organizar todo o espaço em que acontecerá a atividade, assim como os materiais. Em seguida deve dar toda a informação aos colaborares sobre como será realizada a brincadeira.

Passo 5 – Solicite feedback

O quinto e último passo é pedir a opinião dos funcionários para que eles digam o que acharam das brincadeiras corporativas e se elas contribuíram para seu crescimento como profissionais e também para a melhora do ambiente corporativo.

Dessa forma é possível saber se as atividades estão cumprindo seu objetivo e o que pode ser melhorado. É legal também que você permita que os colaboradores sugiram brincadeiras para fazer, assim é possível obter mais ideias.

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Agora é com você!

Como você viu as brincadeiras corporativas são práticas que envolvem dinâmicas em grupo e que devem ser aplicadas pelo setor de RH de sua empresa. Essas atividades trazem muitos benefícios como:

  • desenvolvimento pessoal dos funcionários;
  • estímulo aos colaboradores;
  • melhora do clima organizacional;
  • aumento do comprometimento e produtividade
  • mais facilidade em recrutar novos talentos;
  • diminuição da rotatividade;
  • funcionários mais capacitados.

 

A aplicação das brincadeiras corporativas funciona da seguinte forma: o setor de RH deve estabelecer a meta da atividade e avaliar todos os itens necessários para realizá-la, como o espaço físico, material, regras, objetivos, além de eleger a pessoa que coordenará a tarefa.

É importante que tudo seja bem planejado e que os funcionários sejam informados sobre a realização da atividade, dessa forma é possível realizar toda a organização. Além disso, é indicado que o setor de RH peça um feedback para os funcionários para saber se a brincadeira cumpriu seu objetivo e se foi do agrado de todos.

Dessa forma não só é possível saber o que está bom e o que precisa melhorar como também coletar ideias para próximas atividades e assim realizar uma prática mais acertada e que gere bons resultados.

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