Aplicação Do Pensamento Crítico No Local De Trabalho

Quando você estava em busca de trabalho, deve ter examinado muitas descrições de funções, e é provável que você tenha encontrado pelo menos uma que indicasse “pensamento crítico” como uma qualificação.

Pensar criticamente significa simplesmente usar processos mentais lógicos ou racionais para conectar problemas e soluções ou trabalhar com fatos e opiniões para chegar a uma conclusão. Entender a aplicação do pensamento crítico em várias situações de trabalho pode ajudá-lo a decidir se você tem habilidades nessa área.

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Por que os empregadores valorizam habilidades de raciocínio crítico?

Os empregadores querem candidatos que possam avaliar uma situação usando pensamento lógico e encontrar a melhor solução. Alguém com habilidades de pensamento crítico pode ser confiável para tomar decisões por conta própria e não precisa de apoio constante.

Não é surpresa que o pensamento crítico seja uma das habilidades mais procuradas em quase todos os setores e locais de trabalho. As circunstâncias que exigem um pensamento crítico variam de setor para setor. Alguns exemplos incluem:

  • Uma enfermeira de triagem analisa os casos em mãos e decide a ordem pela qual os pacientes devem ser atendidos;
  • Um encanador avalia os materiais que melhor se adequam a um trabalho específico;
  • Um advogado analisa evidências e elabora uma estratégia para ganhar um caso;
  • Um líder analisa os formulários de feedback do cliente e usa essas informações para desenvolver uma sessão de treinamento de atendimento ao cliente para os colaboradores.

 

Existem várias habilidades de pensamento crítico que você pode desenvolver e utilizar no seu local de trabalho. Aqui estão alguns exemplos:

Observação

Habilidades de observação são o ponto de partida para o pensamento crítico. Os colaboradores que são observadores podem perceber e identificar um novo problema rapidamente.

Os especialistas em observação também são capazes de entender por que algo pode ser um problema e podem até prever quando um problema pode ocorrer, antes de acontecer, com base em sua experiência.

Análise

Uma vez que um problema tenha sido identificado, as habilidades de análise tornam-se essenciais. A capacidade de analisar a situação inclui saber quais fatos, dados ou informações sobre o problema são importantes para a sua resolução.

Parte do pensamento crítico é a capacidade de examinar cuidadosamente algo, seja um problema, um conjunto de dados ou um texto. Pessoas com habilidades analíticas podem examinar informações e, em seguida, entender o que isso significa e o que elas representam. Para tanto é necessário:

  • Fazer perguntas pensativas
  • Analisar dados
  • Buscar informações
  • Interpretar
  • Julgar
  • Realizar provas de questionamento
  • Reconhecer diferenças e semelhanças
  • Suspeitar

 

Inferência

A inferência é uma habilidade que envolve tirar conclusões sobre as informações coletadas e exige que você possua conhecimento ou experiência técnica ou específica do setor. Quando você infere informações sobre uma situação, isso significa que você está desenvolvendo respostas com base em informações limitadas.

Por exemplo, um mecânico de automóveis pode precisar utilizar habilidades de inferência para determinar o que está causando a parada do motor de um carro em momentos aparentemente aleatórios.

Comunicação

 

Muitas vezes, você precisará compartilhar suas conclusões com sua liderança ou com um grupo de colegas. Você precisa ser capaz de se comunicar com outras pessoas para compartilhar suas ideias de maneira eficaz.

Você também pode precisar se envolver em pensamento crítico com um grupo. Nesse caso, você precisará trabalhar com os outros e se comunicar de forma eficaz para descobrir soluções para problemas complexos. Então, você deverá:

  • Fazer perguntas importantes
  • Avaliar
  • Colaborar
  • Explicar
  • Expressar opiniões e ideias
  • Apresentar
  • Trabalhar em equipe
  • Utilizar comunicação verbal e escrita

 

Resolução de problemas

Depois de identificar um problema, analisá-lo e discutir possíveis soluções, a etapa final é executar a solução. A resolução de problemas geralmente requer um pensamento crítico para implementar a melhor solução e entender se a solução está ou não funcionando no que se refere à meta pretendida.

Os empregadores não querem apenas colaboradores que possam pensar criticamente sobre as informações. Eles também precisam ser capazes de encontrar soluções práticas. Para isso você precisa:

  • Identificar e aplicar padrões
  • Ter atenção aos detalhes
  • Colaborar
  • Avaliar
  • Inovar
  • Tomar uma decisão

 

Criatividade

O pensamento crítico envolve frequentemente algum nível de criatividade. Você pode precisar identificar padrões nas informações que está vendo ou encontrar uma solução que ninguém tenha pensado antes. Tudo isso envolve um olho criativo. A criatividade envolve:

  • Flexibilidade cognitiva
  • Conceituação
  • Curiosidade
  • Imaginação
  • Fazer conexões abstratas
  • Fazer inferências
  • Prever
  • Sintetizar
  • Ser visionário

 

De mente aberta

Para pensar criticamente, você precisa ser capaz de deixar de lado quaisquer suposições ou julgamentos e apenas analisar as informações que recebe. Você precisa ser objetivo e avaliar ideias sem preconceitos. Abra sua mente:

  • Abraçando diferentes perspectivas culturais
  • Sendo justo
  • Sendo humilde
  • Sendo inclusivo
  • Sendo objetivo
  • Sendo observador
  • Sendo reflexivo

 

Solução de problemas da equipe

A capacidade de pensar criticamente é especialmente útil em grupos de trabalho ou equipes. De fato, um dos principais motivos pelos quais uma empresa usa uma estrutura de equipe de trabalho é incorporar o elemento do pensamento crítico na tomada de decisões.

Indivíduos muitas vezes podem agir pela emoção e impulso. Em uma equipe, um pensador crítico pode encorajar todos a recuar, analisar os fatos de uma situação, remover emoções e reconhecer as implicações de longo prazo de uma decisão.

Resolução de conflitos

Você também pode aplicar habilidades de pensamento crítico ao trabalhar com conflitos pessoais ou profissionais com outras pessoas. Ao construir uma carreira, é muito provável que você encontre colegas de trabalho com quem tenha confrontos pessoais.

Com habilidades de pensamento crítico, você pode se afastar da emoção pessoal de tais conflitos e logicamente determinar os prós e contras de expressar seus sentimentos.

Ao fazer isso, você pode racionalizar que afastar-se ou ficar desapegado emocionalmente é a sua melhor alternativa. Outras vezes, você pode compartilhar sentimentos e o pensamento crítico permite fazê-lo com calma, racionalidade e eficácia.

Embora você já possua muitas das habilidades acima é possível melhorar essas habilidades por meio de práticas e oportunidades educacionais ampliadas.

Para melhorar suas habilidades de pensamento crítico, considere seguir alguns dos seguintes passos:

  • Expanda suas habilidades técnicas ou específicas do seu setor para ajudá-lo a identificar problemas com mais facilidade;
  • Faça cursos adicionais que exigem pensamento crítico e análise;
  • Seja voluntário para resolver problemas no seu trabalho atual;
  • Procure orientação de profissionais da sua área;
  • Jogue jogos individuais e cooperativos que exigem habilidades de pensamento crítico, como análise e inferência.

 

Pedir a um amigo ou colega para avaliar seu conjunto de habilidades atual também pode ajudar a fornecer uma visão objetiva de seus pontos fortes. Você pode achar necessário praticar suas habilidades de pensamento crítico para melhorar seu desempenho e ajudar no avanço da sua carreira.

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